SENSIBILIDADE  E
REAÇÕES AO SOL

Todo mundo precisa de proteção solar, mas algumas pessoas são especialmente sensíveis ou até mesmo alérgicas ao sol. 

SUAS PERGUNTAS
NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

Qual é o melhor protetor solar para pele sensível?

Alguns protetores solares podem causar sensações de ardor desagradáveis na pele sensível. Escolha um protetor com amplo espectro UVA-UVB, testado nas peles mais sensíveis, como a linha ANTHELIOS da marca especialista em peles sensíveis La Roche-Posay.

1 quote-marks

Como posso proteger minha pele do sol?

A exposição solar coloca você em risco de queimaduras solares e dos perigos futuros do envelhecimento precoce e câncer de pele. Para uma exposição ao sol segura, procure ficar na sombra entre 11h e 15h, use um chapéu, roupas protetoras e óculos de sol.

1 quote-marks

O que é o FPS do protetor solar?

FPS significa "fator de proteção solar". Ele está relacionado à capacidade do seu protetor solar de proteger a pele contra os raios UVB que causam as queimaduras. Quanto mais alto o número, maior será a proteção. Durante a exposição ao sol, recomenda-se que você aplique pelo menos FPS 30 a cada 2 horas.

1 quote-marks

Como posso proteger minha pele sem protetor solar?

Os dermatologistas recomendam o uso de chapéus, óculos escuros e roupas de proteção, além de ficar à sombra quando o sol estiver muito forte. Mas o protetor solar é o item essencial nas estratégias de proteção solar e não pode ficar fora de sua rotina.

VERDADEIRO
OU FALSO

O SOL PODE
ENVELHECER A PELE PREMATURAMENTE.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Os raios UVA rompem com as composições de suporte interno da pele, como fibras de colágeno e elastina. Com o tempo, a exposição ao sol provoca a perda de elasticidade e viçosidade da pele, além de causar o surgimento de rugas. Os raios UVB também estimulam a produção irregular e desigual de pigmentação, resultando em manchas escuras e uma pele amarelada. No mundo inteiro, essas alterações na pele são conhecidas como fotoenvelhecimento.

NÃO PRECISA USAR PROTETOR
SOLAR EM DIA NUBLADO.

FALSO verdadeiro ou falso

Mesmo em dias nublados e chuvosos, a pele continua sendo exposta a raios UV que causarão o surgimento gradual das manchas de fotoenvelhecimento. Para proteger completamente a pele, use um protetor solar diariamente e não só quando o dia amanhecer ensolarado e quente. 

QUANTO MAIS CEDO FOR DETECTADO O
CÂNCER DE PELE, MELHOR

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Se detectado cedo, 90% dos cânceres de pele podem ser curados. Por isso que fazer o exame é tão importante nas visitas ao dermatologista e ficar de olho nos seus sinais e nos sinais das pessoas que você ama. E, naturalmente, faça do protetor solar um passo indispensável da sua rotina diária para proteger os sinais e prevenir o câncer de pele.

SENSIBILIDADE AO SOL E REAÇÕES AO SOL
ALERGIAS AO SOL

Isso se chama fotossensibilidade e pode surgir por várias razões:

  • A alergia ao sol ou “erupção polimorfa à luz,” em que a pele reage na forma de saliências vermelhas e que coçam bem desagradáveis após a exposição ao sol;
  • Pessoas com um fototipo muito claro (tom da pele), em que a pele tem a tendência a se queimar mesmo com uma exposição leve ao sol (pessoas ruivas com sardas e olhos azuis estão bastante vulneráveis)
  •  Determinados ingredientes em produtos de cuidados com a pele como AHAs, retinol e peróxido de benzoíla podem fazer com que a pele fique ultrassensível aos raios UV, resultando em irritações após a exposição;
  • Alguns medicamentos orais, especialmente os antibióticos tetraciclina e o remédio para acne isotretinoína (Accutane), podem causar inchaço ou irritação súbita em resposta à exposição solar;
  • Peles que já sofrem com problemas como o eczema, acne ou rosácea podem ser agravados com o efeito de ressecamento do sol;
  • Alguns tratamentos de câncer fazem com que a pele fique mais sensível à luz do sol. A exposição à radiação ultravioleta (UV) deixa você vulnerável a queimaduras muito intensas, portanto é aconselhável evitar a exposição ao sol. Você precisa ter cuidado redobrado se estiver fazendo uma terapia de radiação, pois há um risco de surgir a radiodermatite. Em alguns casos ela pode aparecer mesmo após vários anos de tratamento.
  • Determinadas doenças preexistentes, como lúpus, podem deixar a pele fotossensível, com o aparecimento de irritações após a exposição aos raios UV.

ALERGIA AO SOL OU FOTOSSENSIBILIDADE?
A PREVENÇÃO É ESSENCIAL

Em todos os casos de alergia ao sol ou fotossensibilidade, independentemente da causa, a palavra da vez é prevenção e seguir algumas medidas simples pode fazer toda a diferença.

Principalmente na primavera e no verão, use roupas de proteção (chapéu, blusa de mangas compridas etc.). Sempre escolha um protetor solar de amplo espectro, idealmente com um FPS de 50+, e aplique-o em todas as áreas expostas ao sol. Evite a exposição quando o sol estiver mais forte, entre 10:00h e 16:00h.

Nesta subseção, você encontrará um guia completo sobre alergia ao sol, também conhecida como erupção polimorfa à luz ou erupção benigna da luz do sol, com dicas cruciais sobre como evitar essas irritações de verão com coceira desagradáveis.

Você também encontrará informações úteis sobre medicamentos de fotossensibilidade e como cuidar de sua pele se você tiver usando esses remédios.

Questões

VOCÊ
SABIA?

brand-site

A neve, água e areia refletem os raios UV*. Mesmo na sombra, as crianças precisam ser protegidas contra exposição indireta.

Saiba mais

*fonte: https://www.soleil.info/uv-meteo/soleil-terre-et-uv/altitude-et-reverberation-plus-duv.html

VEJA TODOS OS ARTIGOS SOBRE
COMO PROTEGER A PELE DOS RISCOS RELACIONADOS AO SOL?

placeholder POR QUE O PROTETOR SOLAR É IMPORTANTE?
Venha conferir
placeholder AS REGRAS DE OURO
DA PROTEÇÃO SOLAR
Venha conferir

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.

PREZADO(A)
LEITORES

As informações exibidas aqui destinam-se exclusivamente a fins educacionais gerais e não devem substituir o aconselhamento médico profissional. Você deve sempre procurar os conselhos de um profissional de saúde para qualquer questão médica.