PELE MUITO SECA: TRATAMENTOS E PREVENÇÃO

Article Read Duration 6 minuto(s) de leitura

A pele muito seca é uma condição causada pela falta de lipídios protetores (óleos) na superfície da pele. Ela fica mais sensível e vulnerável a agressores externos, ficando irritada, avermelhada, tensionada e desconfortável.


Descubra como cuidar de sua pele, para ajudá-la a ficar mais suave e parecer visivelmente mais bonita:
• Prefira tomar banho com água morna e sabonetes sem sabão
• Hidrate a pele regularmente com hidratantes formulados para pele seca e sensível
• Use roupas feitas com fibras naturais e evite detergentes abrasivos
• Dê um fim na poeira, ácaros e irritantes ambientais
• Umidifique o ar da sua casa
• Tenha uma dieta rica em ácidos graxos essenciais e antioxidantes

O que é a pele seca?

A pele seca irritada é provocada por uma deficiência de água e lipídios na superfície da pele

A pele seca (termo médico: xerose) é caracterizada pela falta de água e lipídios na camada externa da pele, a epiderme. Se houver uma deficiência de lipídios na superfície, sua pele perde a capacidade de reter água – e literalmente seca, ficando seca e irritada.

Como a camada externa protetora da pele (também chamada de barreira da pele) não pode mais desempenhar sua função com a mesma eficácia, os irritantes externos (poluição, partículas de alérgenos, etc.) também podem penetrar mais profundamente na pele. Assim, a pele torna-se vulnerável e reativa, ficando irritada com mais rapidez e intensidade. Essa irritação aguda também pode provocar vermelhidão na pele seca.

Qual o resultado? Sua pele seca pode começar a manifestar alguns sintomas desconfortáveis que, se não forem controlados, podem afetar sua qualidade de vida diária:

  • Aspereza ao toque
  • Menor elasticidade
  • Sensação de tensionamento
  • Coceira
  • Descamação
  • Linhas finas ou rachaduras

A pele seca é mais comum na parte inferior das pernas, nos braços, mãos e rosto. Ela não é uma condição séria, mas pode ser desconfortável e - vamos admitir - ninguém sonha em ter uma pele de crocodilo!

Além disso, existem algumas desvantagens reais – se não tratada, sua pele seca poderá ficar pior e desencadear complicações, incluindo descoloração da pele, eczema ou até celulite (uma infecção do tecido sob a pele). Os danos causados por rachaduras ou pelo excesso de arranhões também podem deixar sua pele exposta a infecções secundárias.

Quais são os fatores que desencadeiam a pele muito seca?

A maioria dos fatores que deixam a pele seca e irritada é externa, mas alguns fatores também são internos

Qualquer pessoa pode desenvolver pele seca, mas existem vários fatores do cotidianoque podem agravar a pele seca:

  • Tempo frio: quando o ar está frio e seco, muitas pessoas sofrem de pele escamosa e o que é conhecido como "coceira de inverno". A pele seca e irritada causada por clima frio e seco também pode provocar vermelhidão na pele.
  • Ar seco: se você mora em zonas desérticas ou apenas tem aquecimento central em casa, a baixa umidade secará a sua pele. Muitos escritórios têm baixa umidade por causa do ar condicionado e o ar nos aviões é notoriamente seco.
  • Água: parece doideira, não é? Como assim? A água seca a pele? Bem, não é a água em si, mas o excesso dela. O contato prolongado com a água remove os óleos naturais que lubrificam e protegem a sua pele. Banhos longos, nadar regularmente em piscinas com cloro e lavar as mãos repetidamente (por exemplo, se você é cabeleireiro ou cuida de crianças pequenas, suas mãos ficam superexpostas à água), tudo isso pode ressecar a pele.
  • Desidratação: dias quentes durante os meses de verão, exercícios físicos intensos ou corridas de longa distância, problemas no estômago… todos esses fatores podem fazer com que seu corpo fique desidratado. E a desidratação afetará todos os órgãos do seu corpo, incluindo a pele. Se você estiver gravemente desidratado, procure orientação médica imediatamente.
  • Produtos para pele e sabonetes agressivos: o sabão é um emulsificante, ou seja, uma substância feita para dissolver óleos. Ele funciona muito bem se as suas mãos estiverem oleosas de comer asas de frango, mas não é tão vantajoso usá-lo se você estiver tentando manter o equilíbrio natural de lipídios (óleos) da sua pele. Da mesma forma, os produtos para pele que contêm álcool simplesmente deixam ela ressecada e em péssimo estado.
  • Medicamentos específicos: alguns medicamentos vão secar a sua pele. Exemplos comuns desses medicamentos: isotretinoína (Accutane), que é usada especificamente para secar a pele oleosa, diuréticos (“comprimidos de água”) e estatinas para controlar o colesterol. Ao perceber que isso está acontecendo com você por conta de medicamentos, converse com seu médico.
  • Idade: a má notícia é que a maioria de nós ficará com a pele mais seca conforme envelhecermos. A boa notícia é que existem produtos especializados para peles secas e sensíveis que vão ajudar a manter a sua pele muito seca e sensível hidratada, macia e confortável.

Dicas da marca parceira dos dermatologistas para tratar a pele seca

Medidas práticas no estilo de vida para evitar a pele seca e irritada

Confira aqui as dicas da La Roche-Posay para manter sua pele seca macia e confortável:

 

Lave a pele, mas sem excessos

  • Prefira tomar uma chuveirada com água morna do que um banho de banheira
  • Mas se você não vive sem seu banho de banheira, cuidado com a água muito quente (menos de 37 °C é o ideal) e não fique de molho na banheira por mais de 10 minutos
  • Use um gel de limpeza suave ou um sabonete líquido enriquecido com lipídios para neutralizar a água calcária
  • Enxágue bem a pele e seque-a com batidinhas leves com uma toalha macia
  • Passe cremes e loções hidratantes enquanto a pele ainda estiver úmida 

Hidrate a pele seca de manhã, de tarde e à noite

A hidratação diária é fundamental para prevenir e reduzir a frequência e a intensidade da irritação ou vermelhidão provocadas pela pele seca. Leve um potinho de hidratante com você, para que você possa manter a sua pele hidratada ao longo do dia.

Certifique-se de usar um produto que seja:

  • Hipoalergênico e que atenda às necessidades da pele seca e sensível;
  • Conveniente e agradável de passar, para que seja fácil de usar diariamente;
  • Hidratante, restaurador de lipídios e calmante. 

Vista-se com conforto

Como suas roupas estão em contato direto com a pele ao longo do dia, elas desempenham um papel importante no bem-estar’ da pele:

  • As sedas e algodões macios e naturais são respiráveis e não irritam a pele
  • Os tecidos sintéticos podem fazer você suar mais, o que pode aumentar a coceira
  • Evite usar lã: ela costuma ser áspera ao toque e pode causar coceira
  • No inverno, use luvas e echarpes para proteger as áreas expostas do ar frio e seco
  • Sempre use luvas de borracha ao faxinar ou usar produtos de limpeza doméstica
  • Ao lavar suas roupas, use um detergente sem fosfato. Evite amaciantes e não se esqueça de enxaguar bem as roupas lavadas. 

Dicas para cuidar da casa e minimizar as chances de ficar com a pele seca

Minimize o risco de irritação da pele purificando o ambiente onde você vive:

  • Varra e aspire regularmente a casa para eliminar a poeira e os ácaros
  • Não superaqueça seu quarto (mantenha a temperatura abaixo de 19 °C)
  • Deixe os quartos arejando, tanto no inverno quanto no verão
  • Evite ambientes úmidos com mofo

Dê um reforço na umidade

Principalmente quando o aquecimento estiver ligado no inverno, distribua um ou dois umidificadores simples pela casa para aumentar o teor de umidade do ar e evitar ficar com a pele seca e irritada.

 

Mantenha a sua pele nutrida

Trate bem a sua pele extremamente seca e sensível com uma dieta saudável e rica emácidos graxos essenciais e vitaminas A, C e E, particularmente conhecidas por sua ação antioxidante. Certifique-se de consumir uma quantidade suficiente desses nutrientes, seguindo a regra das “cinco porções de frutas e legumes por dia ” e incluindo peixes oleosos ou oleaginosas na sua dieta.

VERDADEIRO
OU FALSO

OS SURTOS DA DERMATITE ATÓPICA PODEM
SER DESENCADEADOS PELO STRESS.

VERDADEIRO

Não sabemos explicar exatamente o porquê, mas os especialistas descobriram que as emoções, o choque e o estresse podem contribuir de forma significativa para a deflagração de surtos de dermatite atópica. No entanto, a dermatite atópica também é conhecida por ser uma doença genética. Se o stress for um fator desencadeante para você, busque técnicas de gerenciamento de stress, como mindfulness.

A DIETA PODE
AGRAVAR A DERMATITE ATÓPICA?

VERDADEIRO

Determinados alimentos podem agir como desencadeadores da dermatite atópica e causar surtos. Se você acha que a alimentação pode estar agravando a dermatite atópica em você ou nos seus filhos, consulte um médico. Ele poderá realizar exames de sangue e testes cutâneos para verificar se você tem alergia a diferentes alimentos (os principais suspeitos de sempre são amendoim, leite, soja, trigo, peixe e ovo).

DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE COM O TEMPO.

VERDADEIRO e FALSO

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar entre alguns meses ou anos. Metade das crianças com eczema atópico quando bebês ficam curadas aos cinco anos de idade. Em alguns casos, a dermatite atópica continua na idade adulta, mas isso é impossível prever. Não existe cura definitiva para o eczema, mas ele pode ser controlado com o tratamento certo.

DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO

A dermatite atópica ou eczema é uma doença genética e não é contagiosa. O tratamento para os sintomas da dermatite atópica é baseado em substitutos do sabão, emolientes e corticosteróides tópicos.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

PRODUTOS TESTADOS
EM TODOS OS TIPOS DE PELES

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES 
SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.