EU ACEITO
MEU CORPO E MINHA PELE

O seu tratamento está prestes a começar. Sua pele, seu cabelo e suas unhas poderão sofrer alterações. Pode ser que sua antiga rotina de cuidados com a pele tenha que mudar. Este é um momento importante para cuidar de si mesmo, tanto físico quanto mentalmente.

Há muitas maneiras proativas de proteger e cuidar de sua pele durante o tratamento. Os produtos aprovados por dermatologistas e testados por pacientes oncológicos existem e estão disponíveis para cuidar de seu corpo e rosto diaramente.

HIDRATANDO
A PELE DO CORPO

Como sua pele vai mudar durante a terapia do câncer, agora é o momento certo para cuidar de si mesmo e hidratar sua pele. Uma rotina diária de cuidados com a pele ajudará a melhorar sua pele durante o tratamento. 

Na La Roche-Posay, temos temos focado nossos estudos em desenvolver soluções dermatológicas aprovadas por dermatologistas e testadas por pacientes oncológicos.

PALAVRA DO
ESPECIALISTA

"As toxicidades da pele são tão graves para alguns pacientes que podem levar à interrupção temporária ou permanente do tratamento de câncer. Entretanto, muitas soluções dermocosméticas podem ajudar a melhorar o cconforto da pele e qualidade de vida".

Pr. Ivan Krakowski
Oncologista e presidente da AFSOS, a associação francófona de apoio ao cuidado em oncologia.

DICAS DE DERMATOLOGISTAS
E ONCOLOGISTAS

Alguns tratamentos de câncer, dependendo do tipo de câncer, tornam a pele mais sensível e frágil. A forma como a pele reage pode variar dependendo do tipo de pele, da natureza do tratamento ou de sua duração. Durante a terapia, os pacientes com câncer precisam saber como melhor cuidar da reação da sua pele.

Para ajudar a gerenciar as toxicidades da pele, a La Roche-Posay reuniu reuniu um grupo de trabalho composto por dermatologistas e oncologistas especializados em condições dermatológicas associadas à terapia do câncer.

Em 2012, a marca iniciou um grupo de trabalho europeu - o European SKIn Management in Oncology (ESKIMO) - composto por dermatologistas e um oncologista especializados no tratamento do câncer e nas questões dermatológicas a ele associadas. Após revisar dados científicos atualizados, o grupo se baseou em sua experiência clínica para desenvolver recomendações sobre como manejar toxicidade cutânea com soluções dermocosméticas adequadas e, portanto, melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante seus tratamentos de câncer.

Estas mesmas recomendações foram então publicadas em renomadas revistas científicas. Posteriormente, foi criado o FRESKIMO (FRench SKIn Management in Oncology), um grupo de trabalho francês composto por dermatologistas e oncologistas. 

ME CONECTANDO
COMIGO MESMO

Como parte das terapias de suporte, a atividade física, o relaxamento e as terapias em grupo podem ajudar a se reconectar com seu eu interno e encontrar forças enquanto se submete ao tratamento do câncer.  

Você pode tentar exercícios dinâmicos de relaxamento como a Sofrologia, ou atividades físicas mais adaptadas como o Pilates, onde ambos conseguem contribuir para uma melhoria em sua forma física e mental.  

Você pode contar com o apoio de médicos e outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, durante este período. Os grupos de apoio ao câncer e as associações de pacientes também são essenciais para que você se relacione com outros pacientes com câncer. Um grande apoio emocional pode ser encontrado discutindo sua situação com outras pessoas que entendam o problema.