ENTENDENDO OS EFEITOS NOCIVOS DA POLUIÇÃO
A poluição pode afetar a pele sensível e exige uma atenção especial. Por essa razão, é essencial usar os produtos de cuidado com a pele certos para limpar, tratar e proteger sua pele.
Ao longo do dia, a pele entra em contato com a poluição atmosférica, especificamente ozônio e MP 2,5, que são partículas finas microscópicas. Esses poluentes podem aderir à pele, e as menores partícula podem penetrar até as células da epiderme. Eles alteram a integridade da barreira cutânea e impedem que ela funcione normalmente. O resultado: pessoas de pele sensível que já sofrem com condições de pele inflamada se deparam com uma inflamação ainda maior.
Além disso, o impacto de poluentes na pele é intensificado por raios UV, sol e até mesmo calor. Sob o efeito combinado, a epiderme fica mais sensível e as partículas podem se grudar na pele com mais facilidade. Além de agravar as condições inflamadas da pele, os raios UV e a poluição também causam desidratação, oxidação, envelhecimento prematuro e o desenvolvimento de pigmentação desigual.
O QUE FAZER
PARA PROTEGER A PELE
DA POLUIÇÃO
Todos os dias, é preciso limpar, reparar e preservar a barreira cutânea e proteger a pele para que ela consiga se defender contra esses ataques diários:
1. Diariamente pela manhã e à noite, utilizar um creme de limpeza hidratante para remover a maquiagem e eliminar os poluentes dos poros, sem irritar a pele.
2. Utilizar um hidratante facial para fortalecer a barreira cutânea do rosto e impedir que as MP 2,5 se depositem nos poros.
3. Utilizar um filtro solar para proteger a pele contra os raios UV, principalmente dos raios UVA que são os mais perigosos, ao mesmo tempo em que impedem que as partículas finas - incluindo as MP 2,5, as menores partículas finas– se grudem na pele. Assim como o rosto, o pescoço e a região do decote são algumas das áreas que ficam mais expostas aos efeitos nocivos da poluição atmosférica: use qualquer produto de proteção solar com FPS50 para protegê-la dos poluentes.