A verdade sobre curas "milagrosas" para acne
Um depoimento sobre as supostas curas “milagrosas” e caseiras para acne.
"Livre-se das espinhas da noite para o dia com este truque fantástico!" Há alguns anos, eu costumava explorar a Internet inteira atrás do grande salvador contra espinhas, alguma substância mágica que fosse capaz de sumir com a minha acne em segundos. A ideia de que essa cura milagrosa pudesse estar escondida nos armários da cozinha deixou tudo ainda mais interessante. E é claro que remédios caseiros naturais devem fazer bem para a pele... né? Meus excêntricos experimentos científicos na cozinha foram um fracasso total. Precisou eu me comprometer com um plano de cuidado e uma rotina de cuidados sensata indicados pelo dermatologista para que a minha pele voltasse a brilhar. Mas como é sempre divertido olhar para trás e dar risada, estas são as minhas cinco principais experiências de cuidados caseiros, além da opinião do Dr. Philippe Beaulieu, nosso dermatologista colaborador, sobre cada ingrediente "milagroso".
BICARBONATO DE SÓDIO
Barato, fácil de conseguir e nada muito assustador, esse ingrediente parecia um ótimo ponto de partida. Eu misturava com água para formar um esfoliante caseiro. O resultado? Minha pele ficou da cor de beterraba de tão vermelha e formigava muito.
Opinião do dermatologista
O bicarbonato de sódio é extremamente alcalino.
PASTA DE DENTE
Esta refrescante pasta de dente de hortelã deixa meus dentes reluzentes, mas o que ela poderia fazer pela minha pele? Não muito, na verdade. O efeito era muito agressivo e ressecante, e minha pele ficou vermelha e descamando.
Opinião do dermatologista
Assim como o bicarbonato de sódio, a pasta de dente é alcalina e afetará o equilíbrio natural da pele. Não recomendo que um paciente aplique pasta de dente no rosto, especialmente quando existem tantas soluções específicas disponíveis no mercado.
ÓLEO DE COCO
Experimentei esse no inverno quando minha pele estava um pouco mais seca. As YouTubers estão enlouquecendo com a sua capacidade de hidratação. Achei um pouco oleoso e depois li que ele é bastante comedogênico. Definitivamente não é uma cura para as espinhas.
Opinião do dermatologista
O óleo de coco é um bom emoliente para a pele seca, mas não é um tratamento para a acne.
ÓLEO DE MELALEUCA
Fóruns de discussão on-line só têm elogios a este antisséptico natural. Mas reconhecendo seu mérito, ele realmente ajudou com novas espinhas, só não foi uma solução completa o suficiente para controlar a acne no longo prazo.
Opinião do dermatologista
O óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas comprovadas, então podia ser pior, mas ele não causa nenhum efeito nos dutos pilossebáceos obstruídos, responsáveis pelo surgimento das espinhas.
SUDOCREM
Encontrei esse em um fórum de discussão on-line sobre acne, e as pessoas falavam com entusiasmo sobre as propriedades calmantes em espinhas. Apliquei uma camada fina sobre as espinhas e deixei durante a noite. De manhã, elas estavam um pouquinho menos vermelhas, mas nada impressionante.
Opinião do dermatologista
Sudocrem é um eficaz creme barreira útil para cortes e arranhões, mas ele não serve para tratar as causas da acne - poros obstruídos infectados.
MINHA CONCLUSÃO SOBRE
AS SUPOSTAS CURAS "MILAGROSAS" PARA ACNE
Como você pode perceber, a mensagem do dia é simples: Remédios caseiros, truques fantásticos e "curas milagrosas" podem muitas vezes piorar em vez de melhorar - e não substituem o que há de melhor em produtos dermatológicos. Bom senso e tratamentos específicos auxiliados por escolhas de produto inteligentes sempre superarão qualquer coisa que você encontra nos armários da cozinha dos seus pais!