A verdade sobre curas "milagrosas" para acne

Article Read Duration 2 minuto(s) de leitura

Um depoimento sobre as supostas curas “milagrosas” e caseiras para acne.

 

 "Livre-se das espinhas da noite para o dia com este truque fantástico!" Há alguns anos, eu costumava explorar a Internet inteira atrás do grande salvador contra espinhas, alguma substância mágica que fosse capaz de sumir com a minha acne em segundos. A ideia de que essa cura milagrosa pudesse estar escondida nos armários da cozinha deixou tudo ainda mais interessante. E é claro que remédios caseiros naturais devem fazer bem para a pele... né? Meus excêntricos experimentos científicos na cozinha foram um fracasso total. Precisou eu me comprometer com um plano de cuidado e uma rotina de cuidados sensata indicados pelo dermatologista para que a minha pele voltasse a brilhar. Mas como é sempre divertido olhar para trás e dar risada, estas são as minhas cinco principais experiências de cuidados caseiros, além da opinião do Dr. Philippe Beaulieu, nosso dermatologista colaborador, sobre cada ingrediente "milagroso".

BICARBONATO DE SÓDIO

Barato, fácil de conseguir e nada muito assustador, esse ingrediente parecia um ótimo ponto de partida. Eu misturava com água para formar um esfoliante caseiro. O resultado? Minha pele ficou da cor de beterraba de tão vermelha e formigava muito.

Opinião do dermatologista

O bicarbonato de sódio é extremamente alcalino.

PASTA DE DENTE

Esta refrescante pasta de dente de hortelã deixa meus dentes reluzentes, mas o que ela poderia fazer pela minha pele? Não muito, na verdade. O efeito era muito agressivo e ressecante, e minha pele ficou vermelha e descamando.

Opinião do dermatologista

Assim como o bicarbonato de sódio, a pasta de dente é alcalina e afetará o equilíbrio natural da pele. Não recomendo que um paciente aplique pasta de dente no rosto, especialmente quando existem tantas soluções específicas disponíveis no mercado.

ÓLEO DE COCO

Experimentei esse no inverno quando minha pele estava um pouco mais seca. As YouTubers estão enlouquecendo com a sua capacidade de hidratação. Achei um pouco oleoso e depois li que ele é bastante comedogênico. Definitivamente não é uma cura para as espinhas.

Opinião do dermatologista

O óleo de coco é um bom emoliente para a pele seca, mas não é um tratamento para a acne.

ÓLEO DE MELALEUCA

Fóruns de discussão on-line só têm elogios a este antisséptico natural. Mas reconhecendo seu mérito, ele realmente ajudou com novas espinhas, só não foi uma solução completa o suficiente para controlar a acne no longo prazo.

Opinião do dermatologista

O óleo de melaleuca tem propriedades antissépticas comprovadas, então podia ser pior, mas ele não causa nenhum efeito nos dutos pilossebáceos obstruídos, responsáveis pelo surgimento das espinhas.

SUDOCREM

Encontrei esse em um fórum de discussão on-line sobre acne, e as pessoas falavam com entusiasmo sobre as propriedades calmantes em espinhas. Apliquei uma camada fina sobre as espinhas e deixei durante a noite. De manhã, elas estavam um pouquinho menos vermelhas, mas nada impressionante.

Opinião do dermatologista

Sudocrem é um eficaz creme barreira útil para cortes e arranhões, mas ele não serve para tratar as causas da acne - poros obstruídos infectados.

MINHA CONCLUSÃO SOBRE
AS SUPOSTAS CURAS "MILAGROSAS" PARA ACNE 

Como você pode perceber, a mensagem do dia é simples: Remédios caseiros, truques fantásticos e "curas milagrosas" podem muitas vezes piorar em vez de melhorar - e não substituem o que há de melhor em produtos dermatológicos. Bom senso e tratamentos específicos auxiliados por escolhas de produto inteligentes sempre superarão qualquer coisa que você encontra nos armários da cozinha dos seus pais!

VERDADEIRO
OU FALSO

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.