COMO LIMPAR E TRATAR
A PELE OLEOSA COM TENDÊNCIA À ACNE

Article Read Duration 5 minuto(s) de leitura

Em algum momento da vida, a maioria de nós terá pele oleosa causada pela produção excessiva de sebo. É importante saber cuidar da pele oleosa para evitar o surgimento de cravos pretos e brancos e outros sinais de acne:

• Use produtos de limpeza adequados para pele oleosa
• Hidrate com um hidratante sem óleo com ingredientes ativos que regulam o sebo
• Prefira maquiagens não comedogênicas à base de água
• Sempre remova toda a maquiagem ao final do dia
• Tenha uma alimentação saudável e balanceada, com baixo consumo de carboidratos processados, açúcar e laticínios

O QUE É
A PELE OLEOSA?

A pele oleosa, ou seborreia, é um excesso de sebo que geralmente se apresenta como partes brilhantes nas áreas centrais do rosto, principalmente na testa e no nariz. Os poros da pele são mais dilatados e a pele é mais grossa. Nos casos mais severos, percebe-se uma camada de oleosidade ao tocar na pele. A seborreia também pode surgir no couro cabeludo, deixando o cabelo com aspecto oleoso e pegajoso.

A função do sebo é proteger a pele contra o ressecamento. Paradoxalmente, a pele oleosa costuma ficar escamosa na superfície, o que pode provocar dermatite seborreica no centro do rosto e/ou no couro cabeludo.

QUAIS AS CAUSAS DA PELE OLEOSA?

E a pele oleosa pode resultar em sinais de acne?

A pele oleosa é comum, principalmente no rosto e no couro cabeludo. Ela resulta de uma maior atividade das glândulas sebáceas da pele, que estimula a produção de mais sebo. A boa notícia é que pessoas com esse tipo de pele costumam ter menos rugas para se preocupar com o passar dos anos. A notícia ruim é que esse acúmulo de sebo pode criar as condições perfeitas para o surgimento de cravos pretos e brancos e outros sinais de acne.

CAUSAS COMUNS
DA PELE OLEOSA

Hormônios

Alterações hormonais podem estimular uma maior produção de sebo. Os hormônios oscilam durante a puberdade, antes da menstruação, durante a gravidez e no período da menopausa. Estresse ou doença também podem causar desequilíbrios hormonais, resultando em pele oleosa e acne.

Alimentação

O consumo excessivo de gorduras trans, carboidratos processados, açúcar e laticínios pode provocar espinhas. Ter uma alimentação balanceada de alimentos integrais faz bem não só para a pele,mas também para a sua saúde em geral.

Clima

Um clima quente e úmido pode estimular a produção de sebo, por isso sua pele pode ficar mais oleosa durante o verão.

Genética

Muitas pessoas simplesmente nascem com uma tendência a produzir mais sebo. O ruim é que sua pele fica oleosa. O bom é que a pele é mais grossa e menos predisposta a formar rugas!

Limpeza em excesso

Quanto mais você esfoliar e remover o sebo natural da pele, mais sebo ela acabará produzindo para tentar devolver o equilíbrio à superfície.

Cosméticos

Maquiagens à base de óleo obstruirão os poros, aumentarão o efeito brilhante na pele e podem causar acne. Produtos agressivos podem danificar a pele, provocando uma maior produção de sebo.

Remédios

Alguns medicamentos controlados podem causar desidratação. A pele tentará compensar reagindo com uma maior produção de óleo.

COMO CUIDAR
DA PELE OLEOSA

Limpe o rosto todos os dias pela manhã e à noite e também antes e depois de praticar exercícios

O excesso de óleo tem uma tendência a prender sujeira e bactérias nos poros, então é muito importante limpar a pele e remover a maquiagem todas as noites. O acúmulo de sebo também aumenta durante a noite, então limpe delicadamente o rosto ao acordar. Por fim, embora praticar exercícios faça bem para a pele, células mortas, bactérias e sujeiras podem se acumular no rosto enquanto estiver na academia, provocando "espinhas de treino". Remova a maquiagem antes de se exercitar, e limpe o rosto e o corpo depois.

Seja delicado com a pele

É muito tentador dar uma boa esfregada com sabão na pele oleosa. Mas não faça isso! Você sabia que quanto mais você fizer para remover o óleo, mais a pele produzirá sebo para compensar? Por isso, é importante usar produtos desenvolvidos para o seu tipo de pele oleosa e evitar usar fórmulas muito agressivas ou abrasivas. Para uma rotina de cuidados antiacne eficaz, opte por fórmulas de limpeza sem óleo ou álcool.

Os dermatologistas costumam recomendar águas micelares criadas especificamente para reduzir a produção de sebo, como a Água Micelar EFFACLAR. Géis de Limpeza com fórmula adequada para peles oleosas e acneicas também são recomendados para uma limpeza mais profunda, como o Gel de Limpeza Effaclar Concentrado. Depois de limpar, seque o rosto com uma toalha limpa e macia.

Hidrate (isso mesmo!) e matifique a pele

Usar hidratante só deixará a minha pele ainda mais oleosa, né? Muito pelo contrário. Aplicar um hidratante sem óleo ajudará a proteger e hidratar a pele. Uma pele hidratada não é a mesma coisa que uma pele oleosa. Qual a diferença? A pele hidratada tem uma maior concentração de água, enquanto a pele oleosa é coberta de óleo ou lipídios. O hidratante certo para a pele oleosa e com tendência à acne aumentará a concentração de água na pele, o que acaba reduzindo a quantidade de produção de sebo. Então não deixe de incluir um bom hidratante na sua rotina diária e lembre-se: o hidratante ideal para pele oleosa precisa ter um efeito matificante. Uma ótima opção para pele oleosa e com tendência à acne é um hidratante não comedogênico com ação sebo-reguladora.

Escolha cosméticos e produtos de tratamento adequados

É importante escolher sabonetes, hidratantes e filtros solares que sejam especialmente formulados para tratar os tipos de pele oleosa. Fique de olho em termos como "sem óleo" ou "não comedogênico". Isso quer dizer que os produtos não deixarão os poros obstruídos nem causarão espinhas. As mulheres com pele oleosa muitas vezes têm dificuldade na hora de comprar maquiagem. Algumas maquiagens podem ser muito pesadas, o que faz com que a pele produza ainda mais sebo, podendo provocar o surgimento de espinhas. Escolha maquiagens que tenham sido criadas pensando especificamente na pele oleosa e com tendência à acne.

Para um efeito de pele leve e uniformizada que cuida ao mesmo tempo da pele com tendência à acne, experimente o EFFACLAR BB Blur.

Surpreendentemente, alimentos gordurosos não causam a pele oleosa. Na verdade, consumir óleos de peixe pode ter um efeito bastante benéfico. No entanto, existem evidências que exagerar em alimentos como leite e queijo e de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca) pode provocar o surgimento de espinhas. Para uma pele saudável, tenha uma alimentação balanceada rica em frutas, vegetais e alimentos com bastante fibra.

This article is intended as general information only. You should talk to your dermatologist of GP for further information about acne treatments. 

VERDADEIRO
OU FALSO

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

CONHEÇA OS 
PRODUTOS

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.