PROTETOR SOLAR INFANTIL: COMO PROTEGER AS CRIANÇAS
DOS PERIGOS DA EXPOSIÇÃO SOLAR

Article Read Duration 6 minuto(s) de leitura

Como bebês e crianças menores de 3 anos têm a pele mais vulnerável, eles não devem ser expostos diretamente ao sol. A proteção durante a infância e a adolescência é essencial. No curto prazo, o excesso de exposição ao sol pode causar desidratação, insolação e queimadura solar. No longo prazo, pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele. Mas esse risco pode ser reduzido drasticamente ao ensinar as crianças a ter hábitos de proteção solar inteligentes:

• Aplicar generosamente um protetor solar FPS 50+ UVA-UVB de amplo espectro a cada 2 horas.
• Escolher uma fórmula para “pele molhada” quando estiver na praia ou na piscina, que pode ser aplicada sem precisar secar a pele.
• Ficar na sombra entre 11h e 16h e levar um guarda-sol ou tenda quando for à praia.
• Não subestime a exposição solar “indireta”: A pele continua vulnerável em dias nublados, no carro, no avião etc., pois os raios UVA podem atravessar nuvens e vidro.
• Cubra a pele com chapéu, camisetas, cores escuras e roupa de banho com alto fator de proteção ultravioleta.
• Use tecnologias inteligentes como My UV Patch para monitorar a exposição solar.

AS CRIANÇAS PRECISAM SER
PROTEGIDAS DO SOL

A queimadura solar é o perigo mais óbvio e imediato, mas os efeitos podem surgir ao longo da vida

A pele das crianças é muito mais sensível do que a pele de adultos, principalmente quando falamos dos efeitos nocivos dos raios UV:

  • Como ela é mais fina, está vulnerável a danos celulares mais extremos.
  • Com um sistema de pigmentação ainda em desenvolvimento, a pele não tem o mecanismo de autodefesa que, nos adultos, ajuda a proteger a superfície contra os raios UV.

A pele jovem (principalmente a de bebê) é vulnerável a queimaduras solares e 50% a 80% dos danos relacionados ao sol ocorrem durante a infância e adolescência1. É por isso que é tão importante proteger as crianças do sol, e os bebês devem ficar longe da exposição solar completamente. Com o protetor solar para bebê certo e ficando sempre na sombra, as queimaduras do sol em bebês não devem acontecer.

ENTENDA OS PERIGOS
DA EXPOSIÇÃO AO SOL

A queimadura solar é o perigo mais óbvio e imediato, mas os efeitos podem surgir ao longo da vida

A proteção solar para crianças não serve apenas para as férias. As crianças estão expostas aos raios UV o ano inteiro durante atividades ao ar livre: piquenique no parque, brincadeiras no parquinho, praticando esportes etc. Os bebês são ainda mais vulneráveis à queimadura solar, mesmo com exposição indireta (acontece quando o bebê está na sombra, mas a luz do sol refletida ainda alcança a pele, o que faz da proteção algo essencial).

O dano causado pelo sol é progressivo e cumulativo: Pense nele como gastar usando um cartão de crédito solar. A cada “compra” (exposição ao sol) que você fizer, maior será a “conta da fatura” do cartão solar. Tudo contribui para o aumento dos riscos ao longo do tempo.

Quando as crianças pegam muito sol, há riscos óbvios em curto prazo:

  • Desidratação.
  • Insolação.
  • Queimaduras do sol dolorosas.

As crianças adoram brincar ao ar livre e nós queremos que elas se divirtam! Mas os pais precisam ficar alertas - Uma criança só vai expressar o desconforto da queimadura do sol quando o dano já tiver sido feito na pele. E os efeitos em longo prazo são ainda mais preocupantes. O excesso de exposição aos raios UV trazem sérios riscos para a pele, como:

  • Aceleração do envelhecimento da pele.
  • Câncer de pele, como o melanoma.

Fato assustador: Apenas cinco ocorrências de queimaduras de sol intensas até os 20 anos podem aumentar o risco de melanoma (câncer de pele) em 80%.2.

Mas não entre em pânico! Todos esses riscos podem ser reduzidos drasticamente ao ensinar as crianças a ter hábitos de proteção solar inteligentes. Continue a leitura de nosso guia prático para saber de tudo que você precisa.

COMO PROTEGER A
PELE DAS CRIANÇAS DO SOL

Ensine aos seus filhos a lidar com o sol de forma inteligente e se proteger durante toda a vida

Proteção não é só usar protetor solar. Ao ensinar aos seus filhos a ter comportamentos seguros ao sol, você estará cuidando ativamente para a saúde da pele deles no futuro. Um estudo feito na Alemanha, com crianças menores demonstrou que a educação em relação a proteção solar aumenta a adoção de bons hábitos de proteção em 500%. Aprender a lidar com o sol de forma inteligente ajudará seus filhos a ter segurança no sol.

Essas são algumas das formas inteligentes de proteger as crianças:

Medidas gerais para proteger as crianças do sol

  • Buscar sombra entre 11:00h e 16:00h. Incentive seus filhos a brincar na sombra ou tente colocá-los para tirar uma soneca.
  • Ensine as crianças a “ler suas sombras” e a sair do sol quando a sombra deles for menor do que eles.
  • Cubra-se com um chapéu de abas largas, óculos de sol anti-UV e roupas escuras (uma camiseta preta protege mais do que uma camiseta branca); na água, aumente a proteção com uma roupa de banho, maiôs e bermudas longas com alto fator de proteção ultravioleta..
  • Não subestime a exposição “indireta”: Os raios UVA podem passar pelas nuvens e vidro, assim sua pele ainda corre risco em um dia nublado, no carro ou em uma viagem de avião.
  • Leve um guarda-sol ou barraca.
  • Não esqueça de fazer com que seus filhos bebam água regularmente.

O melhor protetor solar para crianças? Essas são nossas principais dicas

  • Use um protetor solar de amplo espectro UVA-UVB FPS 50+ em toda a pele exposta.
  • Aplique o protetor solar frequentemente (pelo menos a cada duas horas) e da forma mais uniforme possível. Não deixe de passar em nenhuma área - o que pode acabar acontecendo se as crianças tiverem inquietas ou sentirem cócegas! E não esqueça de aplicar o produto em abundância: Como regra geral, uma quantidade de protetor solar do tamanho de uma bola de golf é necessária para proteger todo o corpo.
  • Preste atenção nas áreas esquecidas com mais frequência: orelhas, nariz, lábios, nuca, mãos e pés.
  • Reaplique o protetor solar imediatamente após nadar ou suar em excesso.
  • Para garantir uma proteção constante na praia ou na piscina, escolha um protetor solar específico para aplicação em pele molhada.
  • Mostre aos seus filhos como aplicar o protetor solar – como um super-herói!.
 

Usando a tecnologia para proteger seus filhos do sol

  • Deixe a proteção ao sol mais divertida com o adesivo de pele My UV Patch da La Roche-Posay inovador e sensível ao sol que se conecta a um aplicativo móvel – assim, as crianças podem acompanhar sua exposição ao sol, se proteger e ficar mais autônomas na proteção solar.

ANTHELIOS DERMO-PEDIATRICS FPS 60: PROTEÇÃO MUITO ALTA
ESPECIFICAMENTE DESENVOLVIDA PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

A linha ANTHELIOS Dermo-Pediatrics SPF 50+ da La Roche-Posay representa uma inovação na proteção solar para bebês e crianças pequenas, com mais de 6 meses. Esses protetores são muito seguros para a pele jovem, com o mínimo de ingredientes, mas oferecendo uma alta proteção, com UVA e UVB de amplo espectro (a proteção UVA é duas vezes mais rigorosa do que as normas europeias). Os protetores solares ANTHELIOS Dermo-Pediatrics SPF 50+ contêm água termal da La Roche-Posay, que acalma e é anti-oxidante
Todos os produtos são testados sob controle pediátrico e dermatológico.

  • O tempo pode ser imprevisível e rapidamente você pode “estar na rua” com tempo ensolarado e não ter uma proteção.

1 Robinson JK et al. Summertime sun protection used by adults for their children. J Am Acad Dermatol 2000

2 American Association for Cancer Research Press Release, May 29, 2014 http://www.aacr.org/Newsroom/Pages/News-Release-Detail.aspx?ItemID=553#.WKyFqxLhAvo

VERDADEIRO
OU FALSO

NÃO PRECISA USAR PROTETOR
SOLAR EM DIA NUBLADO.

FALSO

Mesmo em dias nublados e chuvosos, a pele continua sendo exposta a raios UV que causarão o surgimento gradual das manchas de fotoenvelhecimento. Para proteger completamente a pele, use um protetor solar diariamente e não só quando o dia amanhecer ensolarado e quente. 

O SOL PODE
ENVELHECER A PELE PREMATURAMENTE.

VERDADEIRO

Os raios UVA rompem com as composições de suporte interno da pele, como fibras de colágeno e elastina. Com o tempo, a exposição ao sol provoca a perda de elasticidade e viçosidade da pele, além de causar o surgimento de rugas. Os raios UVB também estimulam a produção irregular e desigual de pigmentação, resultando em manchas escuras e uma pele amarelada. No mundo inteiro, essas alterações na pele são conhecidas como fotoenvelhecimento.

ROUPAS ESCURAS SÃO
MAIS ADEQUADAS PARA O SOL.

VERDADEIRO

De fato, cores escuras e intensas como preto, azul-marinho, vermelho ou verde-esmeralda proporcionam mais proteção contra os raios UV do que os tons de branco e pastéis. Então não deixe de incluir na sua mala alguns itens de roupas escuras na próxima viagem de férias!

VOCÊ
SABIA?

brand-site

38% das pessoas ainda não se protegem regularmente contra os raios UV*. Os produtos ANTHELIOS simplificam a proteção solar diária.

*Fonte: Relatório global de prevenção do câncer de pele - IPSOS LRP - Fevereiro de 2015

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

ANTHELIOS é um produto pioneiro no segmento de cuidados com o sol. Sua alta proteção de amplo espectro é o resultado de mais de 25 anos de pesquisas clínicas avançadas na área de cuidados com o sol e sobre a pele sensível ao sol.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.