O relógio biológico da pele sensível

 

A singularidade da pele sensível está na sua evolução com o tempo: seja por uma hora, um dia, um ano ou uma vida inteira… fatores ambientais e hormonais podem transformar a pele sensível.

 

Por incrível que pareça, a pele sensível não é um tipo de pele considerando o verdadeiro sentido do termo. Na verdade, é uma condição que pode ocorrer em qualquer tipo de pele, da pele oleosa e com tendência à acne dos adolescentes até a pele seca e madura de adultos. Todas as peles sensíveis têm uma característica em comum: uma reação excessiva a estímulos inofensivos no ambiente ou em produtos para cuidados com a pele.

Um dia na vida
da pele sensível

A pele tem um relógio biológico de 24 horas, também conhecido como ritmo circadiano, que pode afetar sua sensibilidade. À noite, níveis mais baixos de cortisol (hormônio anti-inflamatório), combinados com um aumento da histamina (mediador químico que favorece a coceira), podem agravar a sensibilidade da pele. Qual o resultado? Uma pele tensionada, áspera e irritada. 

Mas esse é o só o começo do pesadelo. A verdade é que, embora a pele seja parcialmente controlada por mecanismos fisiológicos pré-programados, a rotina diária de uma mulher exerce um papel igualmente importante na saúde de sua pele. 

Você começa o seu dia com um banho quente demorado e sai de casa no ar poluído da rua. Toma um café rápido a caminho do escritório refrigerado por um ar condicionado potente. Mais tarde, você sai para almoçar com uma amiga e se farta com um prato apimentado no terraço ensolarado do restaurante. Depois de almoçar, corre para dar conta da agenda da tarde, abarrotada de reuniões. Ao sair do trabalho, você vai para a academia malhar pesado antes de ir encontrar suas amigas no seu bar favorito… Essa rotina lhe soa familiar? 

A verdade é que cada um desses momentos do seu dia – mudanças na temperatura e na umidade, poluição, cafeína, comidas apimentadas, sol, estresse, exercício físico, álcool – podem aumentar o desconforto da pele sensível.

 

A pele sensível
nas quatro estações

A pele sensível é fã da estabilidade e detesta mudanças. A primavera e o outono são as estações que ela mais teme, quando as condições climáticas podem ser um tanto quanto imprevisíveis. Com sua barreira frágil e terminações nervosas hipersensíveis, a pele não tem tempo para se acostumar rapidamente às oscilações nos níveis de umidade e temperatura, o que leva a um aumento de sua sensibilidade. 

A pele sensível 
através das gerações

Cada estação do ano também traz consigo altos níveis de pólen de diferentes espécies de planta. Na primavera, o pólen das árvores é predominante, enquanto o verão é a estação das gramíneas e o outono é associado ao pólen das ervas daninhas. Cada onda de pólen tem o potencial de desencadear manifestações alérgicas na pele. Para muitas pessoas, isso acarreta em um aumento e queda previsíveis na sensibilidade da pele ao longo do ano.

Com o ritmo circadiano e a mudança das estações, alterações fisiológicas de longo prazo podem influenciar intensamente o nível de sensibilidade da pele.

 

Como manter
o equilíbrio da pele

A pele sensível está em constante mudança, influenciada por diversos fatores externos e internos. Hoje, existem soluções especializadas de cuidados dermocosméticos para manter o equilíbrio da pele e reduzir progressivamente sua sensibilidade.

VERDADEIRO
OU FALSO

COMIDAS CONDIMENTADAS PODEM
DESENCADEAR A SENSIBILIDADE NA PELE. .

VERDADEIRO

Se as paredes de seus vasos sanguíneos ficarem frágeis, determinados fatores externos, como a ingestão de comidas condimentadas, consumo de álcool, banhos quentes ou excesso de aquecimento central podem desencadear o rubor e a sensibilidade na pele.

REMÉDIOS CASEIROS NATURAIS SÃO
BONS TRATAMENTOS PARA A PELE SENSÍVEL.

FALSO

Embora sejam deliciosos, os itens de sua geladeira ou dispensa podem de fato ser um perigo para sua pele sensível. Remédios caseiros ou "naturais", como as máscaras de mel, aveia, abacate e chocolate, devem ser evitadas pois podem conter alérgenos e agentes irritantes em potencial. Em vez disso, busque soluções e produtos de cuidados com a pele especializados.

COMO EU ME 
PODE AFETAR MINHA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO

O stress e emoções intensas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da pele, provocando rubor e sensações de desconforto. Muitas pessoas consideram mindfulness ou técnicas de relaxamento semelhantes um aliado valioso para manter a pele sensível tranquila. Esta abordagem funciona melhor quando combinada com cuidados de pele sensíveis como a linha TOLERIANE.

A PELE SENSÍVEL OBRIGATORIAMENTE
TEM UM ASPECTO DIFERENTE.

FALSO

Uma das piores coisas da pele sensível é que, por mais irritantes que sejam os sintomas, os médicos costumam dizer que a pele é "normal", já que ela não mostra nenhum sinal visível dessa condição. Mas os dermatologistas bem-informados vão reconhecer as características da pele sensível e recomendar tratamentos específicos para pele sensibilizada ou hipersensível.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

PRODUTOS TESTADOS
EM TODOS OS TIPOS DE PELE

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES 
SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.