A melhor maquiagem para pele sensível

Article Read Duration 10 minuto(s) de leitura

A pele sensível é muitas vezes vulnerável a reações visíveis como vermelhidão, descoloração ou manchas. As mulheres costumam procurar soluções para minimizar ou cobrir essas imperfeições, mas como a pele sensível pode ser imprevisível ou reativa, muitos produtos de maquiagem acabam piorando os problemas. Descubra como escolher e aplicar a maquiagem certa que deixará sua pele ou olhos sensíveis inabaláveis na zona de conforto.

 

Os básicos:

  • Confira se a maquiagem é hipoalergênica, dermatologicamente testada e tem o selo "níquel controlado".
  • Teste a maquiagem no pescoço para ver se a pele não terá reações.
  • Escolha produtos com ingredientes ativos hidratantes, anti-inflamatórios e antioxidantes para acalmar a pele, além de proteção contra raios UV e poluição.
  • Evite contaminação ao sempre lavar as mãos antes de aplicar a maquiagem e lavar os pincéis regularmente. Guarde os produtos em lugares secos e frescos.

 

A rotina:

  • Deixe a pele preparada para a maquiagem ao limpá-la duas vezes ao dia sistematicamente e hidratá-la antes de aplicar a maquiagem.
  • Use canetas de correção de tom para corrigir imperfeições e um BB cream hipoalergênico para uniformizar a pele em dias que você não quer parecer estar de maquiagem.
  • Assente a base com um pó matificante não irritante.
  • Dê contorno ao rosto com um blush adequado aos tipos de pele sensível.
  • Finalize a maquiagem com uma borrifada de água termal naturalmente calmante e antioxidante.
  • Remova a maquiagem religiosamente toda noite com um demaquilante adaptado para peles e olhos sensíveis.

Maquiagem para pele sensível:
Os básicos

Como escolher, usar e cuidar dos produtos de maquiagem

A melhor maquiagem para pele sensível disfarça imperfeições e fica incrível na pele, mas ela também protege e acalma a pele sensível ao longo do dia. Produtos de maquiagem específicos formulados especialmente para os tipos de pele sensível podem realmente impedir o surgimento da vermelhidão, melhorar o aspecto das reações da pele e proteger a superfície de agressores externos.

Antes de conhecer a sua rotina de maquiagem de 10 passos, vamos dar uma olhada nas 5 etapas básicas que ajudarão você a escolher, usar e cuidar dos produtos de maquiagem para pele sensível.

1. Confira no rótulo se não há alérgenos

Ao escolher maquiagem para pele sensível, uma ferramenta muito importante é a lista de ingredientes na embalagem. Certifique-se que o produto atende a todos os critérios de segurança para pele sensível: Confira se ele é hipoalergênico e testado dermatologicamente. O níquel é um poderoso alérgeno, então prefira produtos que tenham sido testados para níquel e com o selo níquel controlado.

2. Teste antes de aplicar

A pele sensível reage a fatores que costumam ser tolerados pela pele “normal”. Por isso, é importante testar o produto no pescoço antes de aceitá-lo no seu banheiro. Se não sentir desconforto ou não tiver reações em até 48 horas depois de aplicá-lo, é uma boa notícia – você encontrou o produto certo para você.

3. Escolha maquiagens que façam mais pela sua pele sensível

A sua pele sensível tem inimigos, mas também tem muitos amigos! Aposte em fórmulas de maquiagem hipoalergênicas, não oleosas e não comedogênicas que também incluem ingredientes hidratantes, anti-inflamatórios e antioxidantes. Procure também produtos que proporcionam uma proteção UV adicional contra o sol, poluição e outros agressores externos.

4. Higiene é fundamental

Para evitar espalhar alérgenos e bactérias, lave sempre as mãos antes de tocar no rosto. Limpe pincéis e esponjas de maquiagem regularmente com um limpador adequado. Isso reduzirá o risco de contaminação e fará com que seus produtos durem por mais tempo.

5. Cuide da sua maquiagem e ela cuidará de você

Os cosméticos cuidam da sua pele. Mas você cuida dos seus cosméticos? Para garantir que eles continuem eficazes e agradáveis de usar, guarde-os em um lugar seco e fresco (então talvez o banheiro não seja uma boa ideia). Jamais deixe os produtos abertos e expostos ao contato com o ar. Lembre-se também das datas de vencimento de diferentes tipos de produto. Confira nosso guia rápido sobre por quanto tempo você deve manter os seus queridinhos de maquiagem depois de abertos:

  • Máscara de cílios - 2 a 3 meses
  • Base - 6 meses
  • Sombra - 1 ano
  • Corretivo - 6 meses
  • Blush - 1 ano

Os especialistas em maquiagem
para pele sensível

Na La Roche-Posay, acreditamos que toda mulher pode se aventurar no mundo da maquiagem

Já em 1994, na tentativa de ajudar pessoas com condições de pele visíveis como vitiligo ou queimaduras a se sentirem mais confiantes no seu dia a dia, o Laboratório Dermatológico La Roche-Posay criou cursos de maquiagem corretiva no Centro Termal La Roche-Posay. Desde então, a iniciativa foi reproduzida em hospitais no mundo inteiro.

Levando esse comprometimento ainda mais além, nós da La Roche-Posay continuamos a desenvolver linhas de maquiagem de alta tolerância seguindo uma tabela de formulação minimalista que exclui todos os alérgenos conhecidos. Formulados sem conservantes, parabenos ou fragrância, nossos produtos são extremamente suaves e adequados até para as peles mais sensíveis e frágeis.

A rotina de maquiagem
perfeita para a pele sensível

O plano de 10 passos

Na La Roche-Posay, acreditamos que toda mulher pode se aventurar no mundo da maquiagem. Para garantir que você está fazendo tudo para manter sua pele sensível na zona de conforto, continue rolando a página para conhecer nosso plano de rotina de maquiagem de 10 passos:

 

1) Comece sempre limpando a pele

Como esperar um acabamento perfeito da maquiagem se a tela que vai recebê-la não está limpa? Poeira, sujeira e partículas finas na pele podem causar irritação e impedir que a pele consiga respirar e segurar a maquiagem por horas. Use um produto para limpeza formulado para a pele sensível pela manhã e à noite todos os dias. No máximo uma vez por semana, use um sabonete esfoliante suave para purificar e suavizar a pele.

 

2) Hidrate antes de aplicar a maquiagem

Uma maquiagem de acabamento bonito começa com uma boa preparação de pele, ou seja, limpar e hidratar! Por quê? Com uma pele adequadamente hidratada, a base ficará mais uniforme e luminosa. Certifique-se de usar um hidratante adaptado especialmente para as necessidades da pele sensível:

  • No topo da lista para pele sensível propensa a sensações de tensionamento, formigamento, ressecamento, desconforto e vermelhidão está o TOLERIANE Sensitive. Além de reparar a barreira protetora da pele: Ele também repara a barreira invisível feita de bactérias boas da pele, graças aos ingredientes prebióticos ativos. Com as duas barreiras restauradas, a pele fica intensamente acalmada, com a sensibilidade ficando menor dia após dia.
  • A pele com tendência a sensibilidade também aproveitará os benefícios das propriedades calmantes e protetoras do TOLERIANE Ultra 8. Formulado para as peles mais sensíveis ou alérgicas, ele fortalece a pele, deixando-a à prova de alérgenos e poluição. Com o TOLERIANE Ultra 8, a pele com tendência a sensibilidade está pronta para dominar o mundo!
  • Para acalmar e resfriar a pele com tendência à vermelhidão, experimente os hidratantes TOLERIANE  da La Roche-Posay.
  • Para as peles sensíveis oleosas e com tendência à acne, a linha EFFACLAR da La Roche-Posay é formulada para reter a hidratação enquanto trata as espinhas e reduz o aspecto de poros dilatados e a oleosidade da pele.
  • Para as peles sensíveis secas, a linha LIPIKAR da La Roche-Posay proporciona o máximo de hidratação e conforto.
  • Para soluções anti-idade adaptadas à pele sensível, aposte sem medo nos hidratantes REDERMIC e HYALU B5, que proporcionam hidratação duradoura enquanto combatem as rugas e outros sinais visíveis de envelhecimento.

 

3) Corrija com um corretivo

Agora que a base está pronta, vamos dar uma olhada em corretivos coloridos que ajudam a disfarçar imperfeições na pele. O verde neutraliza o tom vermelho da rosácea, de cicatrizes recentes, veias visíveis e vermelhidão após tratamento a laser. O amarelo anula o tom azulado de olheiras e hematomas pós-cirúrgicos. Os corretivos de tom bege ajudam a cobrir áreas danificadas pelo sol e outras imperfeições. Um BB Cream é uma ótima opção para cobrir pequenas imperfeições e uniformizar o tom da pele, mesmo em dias que você não quer parecer estar de maquiagem.

Como sempre, confira se as suas opções de maquiagem são adaptadas para a pele sensível:

  • Corretivo: Antes ou depois da base? Bem, depende. Se você está usando uma base líquida, aplique-a primeiro e depois passe o corretivo sobre ela, para que o corretivo fique no lugar. Se está usando uma base compacta, é melhor aplicar o corretivo primeiro, pois o pó da base é o que fixará o corretivo.
  • EFFACLAR BB BLUR oferece hidratação e proteção com FPS, que deixa a pele macia e uniformiza pequenas variações de tom. Sua fórmula é hipoalergênica, não comedogênica, adequada para todos os tipos de pele sensível.

 

4) Uniformize a pele com uma base desenvolvida para pele sensível

Comece aplicando a base com cinco batidinhas: na testa, nas bochechas, no alto do nariz e no queixo. Espalhe delicadamente com movimentos para fora para criar um acabamento impecável. A técnica de aplicação será a mesma independentemente do tipo de base que você escolher: em creme, líquida ou em pó. Aplique com um pincel e espalhe delicadamente com uma esponja ou os dedos para um visual natural.

 

5) Fixe a maquiagem com pó matificante

Assente a pele com algumas pitadas de pó para fixar o corretivo e a base e matificar as áreas que ficam mais oleosas ao longo do dia, como testa, queixo e laterais do nariz.

 

6) Dê contorno ao rosto com blush

Aplique blush nas maçãs do rosto para deixar a pele corada e criar um rubor de saúde.

 

7) Exalte seus olhos com maquiagem para olhos sensíveis

As pálpebras são áreas frágeis e propensas a alergias. Por isso é muito importante usar maquiagem para área dos olhos que sejam testadas dermatologicamente e livres de alérgenos. Esses produtos são adequados não somente para quem tem pele sensível, mas também para quem usa lente de contato.

Dica: Para criar um efeito iluminado e de olhar aberto, aplique as cores claras no canto interno e inferior da pálpebra, continuando com tons mais escuros e intensos nos cantos externos dos olhos.

Algumas camadas de máscara sempre completam a maquiagem dos olhos 

 

8) Realce seu sorriso

Comece contornando a linha dos lábios com um lápis de contorno labial de tom parecido com a cor do batom. Por quê? Um lápis de contorno labial dá definição ao desenho’da boca, previne que o batom passe das linhas e também ajuda a aumentar a duração.
Depois, aplique o batom deslizando do centro dos lábios em direção ao canto externo.

 

9) Finalize sua maquiagem e proteja a pele com água termal

Depois de aplicar a maquiagem, borrife delicadamente o rosto com a ÁGUA TERMAL LA ROCHE-POSAY. Essa água exclusiva contém uma combinação de minerais e microelementos, incluindo o antioxidante selênio, que contribui para a saúde da pele sensível.

Você sabia? A água termal é um prebiótico natural que reequilibra as bactérias saudáveis da pele para ajudar a otimizar sua saúde como um todo. Ela amacia, hidrata e protege a sua pele– e faz sua maquiagem durar mais!

 

10) Remova a maquiagem com um demaquilante formulado especialmente para pele e olhos sensíveis

Sim, sabemos que você já sabe disso, mas nunca é demais lembrar: É fundamental limpar completamente o rosto todas as noites para eliminar sujeira, alérgenos e impurezas que podem irritar a pele e não deixam ela respirar.

Para garantir que todas as mulheres com pele sensível possam usar (e remover!) a maquiagem, o Laboratório Dermatológico da La Roche-Posay desenvolveu produtos formulados especialmente para atender às necessidades de pele e olhos sensíveis na hora de tirar a maquiagem.

  • Escolha opções sem enxágue adequadas para pele sensível como Solução Micelar ou TOLERIANE Caring Wash. Esses produtos removem todo o resquício de sujeira, maquiagem e poluição sem remover a camada protetora na superfície da pele.
  • Certifique-se de remover a maquiagem dos olhos com produtos formulados para oferecer um cuidado especial aos olhos sensíveis. Experimente este demaquilante sem parabenos, sem corantes, sem álcool e sem sabão que também respeita o pH lacrimal dos olhos. Você também pode usar um algodão molhado com Solução Micelar , que derreterá a maquiagem dos olhos sem precisar esfregar. Para olhos muito sensíveis, ou para deixar na necéssaire de viagem, prefira demaquilantes disponíveis em monodoses estéreis fáceis de usar, como

VERDADEIRO
OU FALSO

A EXPOSIÇÃO AO SOL PODE
AUMENTAR A SENSIBILIDADE DA PELE.

VERDADEIRO

O sol pode realmente prejudicar as peles sensíveis. Isso porque os raios UV provocam stress oxidativo e inflamação da pele, causando vermelhidão e erupções cutâneas. Certifique-se de que a proteção UVA-UVB de amplo espectro e a proteção UVA longa, como a linha ANTHELIOS, façam parte da sua rotina diária de cuidados de pele.

UM BANHO QUENTE E DEMORADO
AJUDARÁ A ACALMAR A PELE SENSÍVEL.

FALSO

Isso pode aliviar os músculos depois de um dia atribulado, mas um longo banho de chuveiro ou de banheira quente não é uma boa opção para a pele sensível. A exposição da pele sensível às temperaturas quentes (e frias) estimula a libertação de histamina (a molécula da comichão), que pode desencadear a reação em cadeia de irritação. É melhor optar por banhos de chuveiro ou banheira curtos e mornos.

A PELE SENSÍVEL OBRIGATORIAMENTE
TEM UM ASPECTO DIFERENTE.

FALSO

Uma das piores coisas da pele sensível é que, por mais irritantes que sejam os sintomas, os médicos costumam dizer que a pele é "normal", já que ela não mostra nenhum sinal visível dessa condição. Mas os dermatologistas bem-informados vão reconhecer as características da pele sensível e recomendar tratamentos específicos para pele sensibilizada ou hipersensível.

COMO EU ME SINTO EM MINHA PELE
PODE AFETAR MINHA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO

O stress e emoções intensas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da pele, provocando rubor e sensações de desconforto. Muitas pessoas consideram mindfulness ou técnicas de relaxamento semelhantes um aliado valioso para manter a pele sensível tranquila. Esta abordagem funciona melhor quando combinada com cuidados de pele sensíveis como a linha TOLERIANE.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.