PELE SENSÍVEL:
CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS

Article Read Duration 8 minuto(s) de leitura

A pele sensível à reativa é definida por sensações desagradáveis - formigamento, tensionamento, coceira ou sensação de queimação - às vezes associadas à secura e vermelhidão. Isso se deve a uma deficiência na função de barreira da pele (sua camada mais externa) e a uma hipersensibilidade das terminações nervosas, que começam a disparar sinais de dor em resposta a estímulos inofensivos. Ainda não se sabe exatamente por que isso acontece; o que já sabemos é que esses sintomas podem ser desencadeados por vários fatores internos e externos.


Causas externas:

• Mudanças de temperatura e vento
• Poluição
• Sol
• Aditivos em cosméticos inadequados
• Sabão em pó
• Cirurgia

Causas internas:

• Comidas apimentadas
• Álcool
• Intolerância ao glúten
• Alterações hormonais
• Estresse ou emoções intensas


É possível controlar a sensibilidade da pele reduzindo ao máximo esses fatores (continue a ler para descobrir como) e seguindo uma rotina de cuidados adequada para pele sensível com produtos da linha TOLERIANE.

O QUE É
PELE SENSÍVEL?

A pele sensível à reativa é definida por sensações desagradáveis - formigamento, tensionamento, coceira ou sensação de queimação - às vezes associadas à secura e vermelhidão. Qualquer tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista, pode ficar sensível. Os sintomas típicos da pele sensível podem se manifestar a todo momento ou podem ser causados por fatores internos e externos específicos.

QUAIS AS CAUSAS DA
PELE SENSÍVEL?

Acredita-se que a pele sensível se deve por conta de uma hipersensibilidade das terminações nervosas na pele, que começam a disparar sinais de dor em resposta a estímulos inofensivos. Ainda não se sabe exatamente por que isso acontece; o que já sabemos é que esses sintomas podem ser desencadeados por vários fatores internos e externos. Continue a leitura para ficar por dentro das principais causas da pele sensível e, mais importante ainda, para saber como evitá-las.

FATORES EXTERNOS QUE DESENCADEIAM
PARA AS PELES SENSÍVEIS

Os sintomas da pele sensível podem ser causados por fatores internos e externos. Vamos começar analisando os fatores externos.

 

Mudanças de temperatura e vento

Os fatores externos que podem desencadear a sensibilidade da pele são calor, frio e vento. Isso acontece porque esses fatores causam mudanças bruscas de temperatura que desencadeiam a liberação da molécula da coceira, a histamina na pele. Isso gera sensações de formigamento ou coceira e dilata os vasos sanguíneos, causando vermelhidão.

O que você pode fazer: Você não pode mudar o clima, mas pode evitar tomar banho com água muito quente e tentar diminuir a potência do aquecimento central no inverno e do ar-condicionado no verão. Para reforçar os mecanismos de defesa da sua pele, cuide dela com um produto minimalista e calmante.

 

Poluição

A poluição é uma grande inimiga da pele sensível. Partículas minúsculas conhecidas como MP 2,5 (que nada mais é que fuligem) aderem à superfície da pele, onde desencadeiam uma reação em cadeia de estresse oxidativo, causando irritação na pele. Isso deteriora sua barreira protetora superficial, causando secura e aumentando ainda mais a sensibilidade da pele aos irritantes externos.

O que você pode fazer: As soluções dermocosméticas mais avançadas agora vêm em texturas antipoluição que impedem a adesão da poeira irritante na pele e suas consequentes reações. Consulte seu farmacêutico sobre cremes antipoluição.

 

Sol

A radiação ultravioleta dos raios solares desencadeia estresse oxidativo e inflamação na pele, que podem levar a sintomas incômodos associados com a pele sensível. O sol também é um grande “vilão da beleza” sendo, em geral, uma das principais causas do envelhecimento da pele e até da acne

O que você pode fazer: Incluir um produto de proteção solar com FPS 30-50 especificamente formulado para pele sensível na sua rotina de cuidados diários.

 

Aditivos em cosméticos

Por serem fabricados sem pensar na pele sensível, muitos cosméticos vêm com todo o tipo de componentes prejudiciais - corantes, fragrâncias, álcool, lanolina… - que podem desencadear sintomas da pele sensível. Além dos aditivos, alguns produtos contêm ingredientesanti-idade muito agressivos, como concentrações exageradas de alfa-hidroxiácidos (AHAs), que também podem deixar a pele ainda mais sensível.

O que você pode fazer: Procure por produtos especialmente formulados para acalmar e proteger a pele sensível, que sejam hipoalergênicos, livres dos principais componentes prejudiciais mencionados acima e testados em peles sensíveis a reativas.

 

Sabão em pó e pele sensível

Loções e cremes não são os únicos produtos que entram em contato com a sua pele sensível: as roupas também, o que significa que a sua pele também entra em contato com traços de sabão em pó ou detergentes.  Os detergentes biológicos para limpeza contêm enzimas que podem irritar a pele, enquanto outros simplesmente têm uma alta concentração de irritantes, como o laurilsulfato de sódio, que removem os mecanismos de defesa da pele.

 

O que você pode fazer: Se você tem pele sensível, dê preferência ao sabão em pó não biológico. Use apenas a quantidade necessária de sabão em pó ou detergente com base no volume de roupas para lavar e no quanto elas estão sujas. Por fim, acrescente um ciclo de enxágue extra antes da secagem, para eliminar qualquer traço de detergente. Se a sua pele é seca e sofre de coceiras, proteja-a com um emoliente calmante e nutritivo, que vai ajudar a reforçar seus mecanismos de defesa. 

 

Pele sensível após cirurgia

Depois de uma operação, é provável que a sua pele fique ferida. Durante o processo de cicatrização, sua pele ficará muito sensível ao toque e até uma leve pressão sobre a região pode causar forte desconforto. Após uma cirurgia, a pele fica sensível a qualquer coisa, menos aos produtos mais suaves.

O que você pode fazer: Mantenha a lesão limpa com um sabão leve feito especialmente para cicatrizar feridas. Peça recomendações de produto ao farmacêutico. Para ajudar a diminuir a sensibilidade pós-cirúrgica da pele dia após dia, use um creme cicatrizante apropriado, aplicado várias vezes ao dia com uma massagem. Isso vai otimizar o processo de cura da sua cicatriz. Peça recomendações de gel ou creme para cicatrizes ao farmacêutico.

CAUSAS INTERNAS
DA PELE SENSÍVEL

Agora vamos analisar os fatores internos que podem causar sintomas da pele sensível.

 

Comidas apimentadas

Já reparou que pratos particularmente picantes também deixam a sua pele mais quente? Isso não é coincidência: uma substância chamada capsaicina encontrada em alimentos apimentados pode ativar receptores de irritação na pele, causando todos aqueles conhecidos sintomas da pele sensível. Muitas pessoas também relatam que a pele fica ruborizada e avermelhada depois que consomem esse tipo de comida.

O que você pode fazer: Embora saborosos, pessoas com pele sensível à reativa devem evitar pratos superpicantes. Vai comer em um restaurante indiano? Que tal pedir um korma leve?

 

Álcool

O álcool é uma das principais causas da pele sensível por dois efeitos relevantes: Primeiro: ele dilata os vasos sanguíneos da pele, causando rubor e vermelhidão; segundo: ele age como um diurético (uma substância que remove a água do seu organismo), secando a pele e deixando-a mais vulnerável a ataques externos.

O que você pode fazer: O segredo está na moderação! Você não precisa abraçar a abstinência, mas é aconselhável limitar o seu consumo de álcool em aproximadamente uma taça de vinho média por dia (cerca de 2 unidades de álcool).

 

Sintomas cutâneos da intolerância ao glúten

A intolerância ao glúten pode prejudicar a sua pele. Em casos extremos, ela é associada a uma erupção cutânea generalizada chamada dermatite herpetiforme. Outras doenças da pele, como a psoríase, também mostram uma melhora com uma dieta sem glúten. O glúten não é uma causa comum da pele sensível, mas vale a pena considerar se os seus sintomas surgem depois que você come pão, macarrão ou outros alimentos que contenham glúten.

O que você pode fazer: Se o glúten dispara a sua pele sensível, seguir uma dieta sem glúten é uma boa ideia. Você terá que adquirir o hábito de conferir os rótulos de produtos para ver se há glúten na composição, mas a principal mudança será eliminar grãos da sua dieta, como trigo, cevada e centeio.

 

Alterações hormonais

Muitas mulheres acreditam que os sintomas da pele sensível são causados pelas oscilações hormonais, como todo mês, no ciclo menstrual, ou durante o periodo perimenopausal. As alterações hormonais são particularmente propensas a piorar o rubor e a vermelhidão da pele.

O que você pode fazer: Se o rubor é uma questão para você, comece borrifando a pele com Água Termal, que é um calmante natural, anti-inflamatório e antioxidante. Certifique-se também de que a sua rotina de cuidados com a pele sensível seja prática.

 

Estresse ou emoções intensas

Para algumas pessoas, estresse e emoções intensas podem ser um gatilho para pele sensível. Quando você está preocupada com algum problema, as terminações nervosas na sua pele começam a emitir sinais de dor e os vasos sanguíneos no rosto e pescoço dilatam, causando um rubor visível, além de deixar o rosto e o pescoço quentes.

O que você pode fazer: Se a sua pele começar a incomodar ou ruborizar em situações altamente estressantes, a primeira coisa a se fazer é tentar controlar o estresse. Uma técnica útil e de eficácia comprovada é o mindfulness: mantenha o foco da sua mente no momento presente e observe seus pensamentos de forma distanciada e sem julgamentos.

É claro que praticar mindfulness no meio de uma reunião tensa ou enquanto você corre atrás do seu filho pequeno é um baita desafio! Por sorte, você pode tratar e reduzir a sensibilidade da pele dia após dia com os produtos certos, que contém lipídios que restauram a barreira física da pele e prebióticos que preservam as bactérias cutâneas saudáveis. O resultado? A sensibilidade da pele diminui gradualmente e a sua pele se torna mais resistente aos efeitos do estresse.

1A. Green et al. Evening light exposure to computer screens disrupts human sleep, biological rhythms, and attention abilities. Chronobiology International. Vol. 34, May 26, 2017, p. 855. doi: 10.1080/07420528.2017.1324878

VERDADEIRO
OU FALSO

COMIDAS CONDIMENTADAS PODEM
DESENCADEAR A SENSIBILIDADE NA PELE. .

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Se as paredes de seus vasos sanguíneos ficarem frágeis, determinados fatores externos, como a ingestão de comidas condimentadas, consumo de álcool, banhos quentes ou excesso de aquecimento central podem desencadear o rubor e a sensibilidade na pele.

REMÉDIOS CASEIROS NATURAIS SÃO
BONS TRATAMENTOS PARA A PELE SENSÍVEL.

FALSO verdadeiro ou falso

Embora sejam deliciosos, os itens de sua geladeira ou dispensa podem de fato ser um perigo para sua pele sensível. Remédios caseiros ou "naturais", como as máscaras de mel, aveia, abacate e chocolate, devem ser evitadas pois podem conter alérgenos e agentes irritantes em potencial. Em vez disso, busque soluções e produtos de cuidados com a pele especializados.

COMO EU ME SINTO 
PODE AFETAR MINHA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

O stress e emoções intensas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da pele, provocando rubor e sensações de desconforto. Muitas pessoas consideram mindfulness ou técnicas de relaxamento semelhantes um aliado valioso para manter a pele sensível tranquila. Esta abordagem funciona melhor quando combinada com cuidados de pele sensíveis como a linha TOLERIANE.

A PELE SENSÍVEL OBRIGATORIAMENTE
TEM UM ASPECTO DIFERENTE.

FALSO verdadeiro ou falso

Uma das piores coisas da pele sensível é que, por mais irritantes que sejam os sintomas, os médicos costumam dizer que a pele é "normal", já que ela não mostra nenhum sinal visível dessa condição. Mas os dermatologistas bem-informados vão reconhecer as características da pele sensível e recomendar tratamentos específicos para pele sensibilizada ou hipersensível.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.