Vermelhidão no rosto, rubor na pele, eritrose e rosácea: as causas e soluções da vermelhidão na pele

Article Read Duration 7 minuto(s) de leitura

A vermelhidão da pele pode causar angústia. O rubor da pele causado pelos vasos sanguíneos dilatados pode ficar mais visível e se espalha com o tempo. Tome medidas para acalmar a vermelhidão da pele:

• Evite temperaturas extremas.

• Evite comidas condimentadas e estimulantes.

• Evite o consumo de álcool.

• Pare de fumar.

• Limpe suavemente a pele com um produto de limpeza sem enxágue, seguido de uma borrifada de Água Termal.

• Use protetor solar todos os dias (um CC ou BB cream com FPS é ideal).

• Se estes passos não forem suficientes, considere consultar um dermatologista para perguntar sobre tratamentos a laser.

Como é a
vermelhidão na pele

O rubor na pele e a vermelhidão da pele começam geralmente como vermelhidão leve no nariz e nas maçãs do rosto, mas podem piorar com o tempo se não forem devidamente cuidadas. Anos de danos causados pelo sol podem deixar a pele delicada, clara e sensível com vermelhidão permanente e vasos sanguíneos visíveis, particularmente nas laterais do nariz.

A vermelhidão tem um impacto significativo na qualidade e nas características da pele. A pele não fica só com um tom não uniforme, sua textura também pode ficar mais áspera. A vermelhidão da pele é frequentemente associada a sinais de pele sensíveis e desagradáveis, como comichão, ardor e sensações de picadas. Muitas mulheres com pele sensível com tendência à vermelhidão estão vulneráveis ao rubor facial em momentos de stress e emoção intensa.

Causas do rubor da pele
e vermelhidão da pele

A vermelhidão na pele tem várias causas. Em muitas mulheres, especialmente aquelas com pele sensível, clara ou fina, a vermelhidão é um sinal de envelhecimento por causa dos anos de exposição solar. O sol está, de fato, envolvido em 27% de todos os casos de vermelhidão. A fim de evitar o aparecimento de novas vermelhidões ou o agravamento de alterações de cor já visíveis, é essencial uma proteção solar eficaz.

Além do sol, o rubor da pele ou vermelhidão da pele pode ser causada por vários outros fatores desencadeantes que causam a dilatação dos vasos sanguíneos faciais:

  • Stress ou emoções fortes (geralmente se manifestando como ondas de calor).
  • Mudanças repentinas de temperatura ou umidade (pense em chuveiros quentes em manhãs geladas, ou mergulhos em uma piscina fria depois de um vapor).
  • As alterações hormonais podem causar vermelhidão na pele durante a gravidez ou menopausa.
  • Comidas condimentadas e estimulantes, como café.
  • Álcool (mas ter rosácea não significa que você é alcoólatra!).
  • Cigarro.
  • Poluição.
  • A pele vasorreativa pode ser hereditária.
  • Envelhecimento – a partir dos 25 anos, a pele fica mais suscetível à vermelhidão.

Quem tem rubor da pele ou
vermelhidão na pele e coceira?

Apenas 11% da vermelhidão é resultante de uma doença subjacente. Mais comumente, a vermelhidão da pele é vista em pessoas com uma pele clara e sensível. Essa pele tem uma barreira superficial particularmente delicada, deixando-a vulnerável à radiação UV, irritantes e fatores ambientais.

Quando a pele sensível identifica um evento ou substância como um ataque, são emitidos sinais de alerta sob a forma de mediadores inflamatórios, como citocinas e histamina. Isso desencadeia uma reação em cadeia que leva à vasodilatação, ou seja, o inchaço da rede de vasos sanguíneos da pele. Isso, por sua vez, pode causar ondas de calor, vermelhidão na pele e coceira.

A vermelhidão
na minha pele é permanente?

O rubor da pele e a vermelhidão da pele começam geralmente como temporárias e difusas. Quando os vasos sanguíneos da sua pele se dilatam rapidamente, a vermelhidão aparece na superfície do seu rosto: isto é um rubor. Os vasos então voltam ao normal. Mas se a pele não receber os cuidados adequados, os vasos sanguíneos podem ficar mais dilatados ao longo do tempo e sua pele pode desenvolver uma vermelhidão permanente ou uma doença como a rosácea.
A progressão da vermelhidão pode acontecer mais ou menos assim:

  • Vermelhidão temporária ou "rubores".
  • Vermelhidão dispersa, mas permanente. Isso é chamado de eritrose, aparece com mais frequência nas bochechas.
  • A piora de eritrose, com pequenas veias visíveis, também conhecida como rosácea.
  • Espinhas vermelhas (às vezes com pontos brancos), que podem se tornar rosácea inflamatória.

Mas não se preocupe: Com as dicas para um estilo de vida e uma rotina de cuidados certos, você pode acalmar a vermelhidão da pele e impedir que ela piore.

Dicas de como acalmar
o rubor na pele e a vermelhidão no rosto

Ficar e se sentir com o rosto vermelho pode abalar a sua autoestima. A vermelhidão no rosto não é apenas uma imperfeição que precisa ser disfarçada. Ela é também um sintoma de pele sensível, que exige hábitos específicos de estilo de vida e cuidados.

  • Evite temperaturas extremas: Tome banho com água morna.
  • Evite alimentos apimentados e estimulantes como chá e café.
  • Consuma o mínimo de álcool possível.
  • Proteja a pele do sol todos os dias, mesmo no inverno.
  • Pare de fumar.
  • Simplifique a rotina de cuidados com a pele, evitando passar muitos produtos.
  • Use produtos específicos para rosácea ou um hidratante antivermelhidão. Continue lendo para saber mais sobre os tratamentos para vermelhidão no rosto.

O cuidado com a vermelhidão do rosto
começa com a rotina certa de cuidados com a pele

Os dermatologistas recomendam uma abordagem de tratamento específica para prevenir que a vermelhidão piore e se torne permanente, mas somente 1 a cada 10 mulheres com rubor e vermelhidão no rosto usa um produto de tratamento antivermelhidão ou para rosácea.
Continue descendo a página para conhecer nossas principais recomendações de procedimentos e cuidados para acalmar o rubor da pele e a vermelhidão do rosto.

 

Uma rotina simples, mas eficaz

Como a pele sensível com vermelhidão pode reagir a aditivos nos produtos de tratamento inadequados, você deve usar o mínimo de produtos na sua rotina. Passar 7 cremes e séruns diferentes um depois do outro é um jeito infalível de garantir uma pele em chamas! Continue lendo para descobrir quais produtos são adequados para rubor da pele e vermelhidão no rosto.

 

Limpe delicadamente para proteger a barreira natural da superfície da pele

Se a vermelhidão no rosto é um problema para você, sabão e água são a última coisa que você deve usar para limpar a pele. Essa dupla removerá os preciosos lipídios da superfície, deixando a pele completamente exposta a ataques ambientais e sujeita a ainda mais vermelhidão. Prefira produtos sem enxágue como as soluções micelares ou um creme de limpeza facial. Remova a sujeira e maquiagem dando batidinhas com um algodão macio, não esfregue ou deslize pela pele.

 

Alivie e acalme a pele com uma água termal antioxidante

Depois de limpar e antes de hidratar, fortifique e alivie a pele sensível com uma ÁGUA TERMAL rica em selênio e antioxidante. Suas propriedades prebióticas devolvem o equilíbrio ao microbioma da pele, fortalecendo a barreira natural.

Dica de ouro: Uma borrifada de spray de água termal é especialmente eficaz para aliviar a vermelhidão do rosto depois de uma depilação com cera ou o rubor da pele depois do banho.

 

Hidrate a pele com um hidratante antivermelhidão ou produto de tratamento para rosácea

Hidratar a pele é um passo essencial, mas muitos produtos contêm irritantes que podem causar reações e vermelhidões na pele. Portanto, consulte seu dermatologista para usar o produto ideal, sem agredir a sua pele. 

 

O BB e CC têm a resposta!

Quando falamos de pele sensível, menos é mais. Por isso que BB e CC creams são ótimos amigos da pele com tendência à vermelhidão: Eles combinam diversas funções em uma única fórmula, o que reduz a chance de irritação. Além disso, eles vêm em texturas leves e fáceis de espalhar para minimizar o atrito.

 

Use proteção solar específica para pele sensível todos os dias

A exposição à radiação UV é a principal causa de vermelhidão no rosto persistente. Não importa se é inverno ou verão, o rosto está exposto ao sol todos os dias do ano. Por isso, a proteção diária de amplo espectro é essencial para a pele com tendência à vermelhidão. Certifique-se de que o protetor solar ofereça proteção contra os raios UVB, UVA e UVA longos, que estão presentes mesmo no inverno.

 

Considere tratamentos a laser vasculares

Um dermatologista qualificado pode recomendar tratamentos adequados que ajudam a diminuir a vermelhidão. Quando o rosto apresenta poucos vasos sanguíneos, mas muito visíveis, a eletrocoagulação pode ser uma boa opção. Ela consiste na aplicação de uma corrente elétrica leve por meio de uma pequena sonda inserida na pele. Os lasers vasculares também oferecem ótimos resultados. O laser KTP pode melhorar significativamente a rosácea em 2 sessões, com um intervalo de 6 semanas entre cada uma. A luz intensa pulsada (LIP) tem bons resultados no tratamento para eritrose e rosácea. Esses tratamentos devem ser realizados em períodos que a pele não será exposta ao sol. A vermelhidão no rosto depois de um tratamento a laser costuma sumir em alguns dias.

Dica de ouro: Você pode acalmar a vermelhidão no rosto após um tratamento a laser com uma borrifada de Água Termal acompanhada de um creme reparador para a epiderme. 

E se a vermelhidão do rosto
for causada por alergias?

Irritações alérgicas na pele são uma das principais causas da vermelhidão

Como vimos anteriormente, a pele sensível pode ser provocada por uma série de fatores internos e externos. No caso da pele alérgica, as irritações vermelhas na pele são causadas por alérgenos específicos do ambiente, de cosméticos, alimentos e remédios. Se irritações que coçam da pele alérgica incomodam muito você, consulte um alergista para identificar precisamente os fatores desencadeantes. Produtos de tratamento específicos para pele alérgica também podem ajudar: Limpe delicadamente a pele alérgica com um produto seguro e sem enxágue para remover todos os alérgenos da superfície, depois borrife Água Termal naturalmente anti-inflamatória e finalize com um HIDRATENTE calmante instantâneo testado para pele alérgica. Pode ter certeza que isso acalmará rapidinho o rubor da pele e a vermelhidão no rosto provocados por alergia.

VERDADEIRO
OU FALSO

COMO EU ME SINTO 
PODE AFETAR MINHA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO

O stress e emoções intensas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da pele, provocando rubor e sensações de desconforto. Muitas pessoas consideram mindfulness ou técnicas de relaxamento semelhantes um aliado valioso para manter a pele sensível tranquila. Esta abordagem funciona melhor quando combinada com cuidados de pele sensíveis como a linha TOLERIANE.

OS PRODUTOS ORGÂNICOS SÃO
OS MELHORES PARA PELE SENSÍVEL.

FALSO

Só porque algo é natural não significa que não cause erupções cutâneas sensíveis. Na verdade, muitos extratos naturais de plantas podem causar sensações de picada, ardor e formigamento, que são bem conhecidos. E quando o assunto é alérgenos, a natureza está repleta deles!

A EXPOSIÇÃO AO SOL PODE
AUMENTAR A SENSIBILIDADE DA PELE.

VERDADEIRO

O sol pode realmente prejudicar as peles sensíveis. Isso porque os raios UV provocam stress oxidativo e inflamação da pele, causando vermelhidão e erupções cutâneas. Certifique-se de que a proteção UVA-UVB de amplo espectro e a proteção UVA longa, como a linha ANTHELIOS, façam parte da sua rotina diária de cuidados de pele.

UM BANHO QUENTE E DEMORADO
AJUDARÁ A ACALMAR A PELE SENSÍVEL.

FALSO

Isso pode aliviar os músculos depois de um dia atribulado, mas um longo banho de chuveiro ou de banheira quente não é uma boa opção para a pele sensível. A exposição da pele sensível às temperaturas quentes (e frias) estimula a libertação de histamina (a molécula da comichão), que pode desencadear a reação em cadeia de irritação. É melhor optar por banhos de chuveiro ou banheira curtos e mornos.

VOCÊ
SABIA?

brand-site

38% das pessoas ainda não se protegem regularmente contra os raios UV*. Os produtos ANTHELIOS simplificam a proteção solar diária.

*Fonte: Relatório global de prevenção do câncer de pele - IPSOS LRP - Fevereiro de 2015

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.