COMO SE LIVRAR DOS CRAVOS:
AS SOLUÇÕES CONFIÁVEIS E AS CILADAS PARA EVITAR

Article Read Duration 3 minuto(s) de leitura

Cravos ou “comedões abertos” são poros obstruídos parecidos com pequenas partículas de sujeira, mas que, na verdade, são poros obstruídos com uma mistura de sebo e células que escureceu em contato com o ar. Eles surgem com mais frequência no nariz e no centro do rosto. Para tratar os cravos:

• Procure produtos com ácido salicílico. Ele faz milagres no tratamento contra cravos
• Não é o suficiente? Jamais tente espremer um cravo sozinho, pois isso pode transformar um pequeno problema de cravo em um grande problema de espinha!
• Consulte um dermatologista que pode receitar retinóides ou realizar uma limpeza com extração mecânica
• Não use esfoliantes e adstringentes agressivos, pois eles somente irritarão a pele

• Evite adesivos removedores de cravo, principalmente se tiver pele sensível

O QUE SÃO CRAVOS?

Cravos: Um sintoma da acne

Os cravos de acne são fáceis de notar na pele. Eles têm uma coloração mais escura e são levemente mais salientes. Ao contrário de outras espinhas, eles não ficam inflamados e não doem quando tocados. Embora eles sejam um tipo moderado de acne, os cravos podem provocar muito mais estresse do que as outras espinhas, já que eles têm uma cor evidente e uma teimosia na hora de tratar! Os cravos estão localizados principalmente no centro do rosto, mas também podem surgir nas costas, no peito, no pescoço, nos braços e nos ombros.

QUAL A CAUSA DOS CRAVOS?

Cravo é outro nome dado aos poros obstruídos.

Os cravos são causados por folículos capilares obstruídos. Os folículos contêm cabelo e uma glândula sebácea, que produz sebo para ajudar a manter a pele macia. As células mortas da pele e o sebo se acumulam e formam uma ‘massa’, que, aooxidar em contato com o ar, fica com uma coloração preta, da mesma forma que a cor de pedaços cortados de fruta escurece quando deixados ao ar livre.

Os cravos se formam de um jeito diferente das espinhas - em vez de ser um resultado de ação bacteriana, eles são apenas um acúmulo de sebo. Assim, nossos corpos não dão a mínima para eles, pois não apresentam nenhuma ameaça ao corpo.

O seu corpo pode não ver os cravos como uma ameaça, mas você pode estar incomodado com esses pontinhos pretos na pele! Talvez eles estejam até afetando a sua confiança e autoestima

A boa notícia é que é completamente possível tratar os cravos, só pode demorar um pouco mais do que com as outras espinhas. A paciência é o segredo para uma pele livre de cravos!

COMO SE LIVRAR DOS CRAVOS

Tratamento e remoção de cravos

Quando se trata de remover os cravos, o ácido salicílico é o seu melhor amigo. Esse delicado ácido esfoliante desobstruirá os poros e tratará o acúmulo de células mortas ao promover uma regeneração de células saudáveis da pele. O ácido salicílico pode ser encontrado em diferentes tipos de produtos, como sabonetes faciais, cremes e géis. Lembre-se de sempre tratar a pele com delicadeza para evitar irritação e vermelhidão.

O que evitar no tratamento dos cravos

  • Alguns produtos que afirmam remover cravos contêm ingredientes como álcool, mentol e eucalipto. Esses ingredientes irritantes não resolverão o problema de cravos e podem estimular a produção em excesso de sebo (ou seja, a sua pele entenderá que está sendo atacada e reagirá com uma produção ainda maior de óleo!).
  • Embora sua pele possa estar com um aspecto “sujo”, não ataque-a com esfoliantes agressivos. Isso servirá apenas para causar irritação e vermelhidão… e pode deixar a pele ainda mais oleosa!
  • Muitas marcas de adesivos removedores de cravo afirmam desobstruir os poros. Mas o que eles fazem é remover apenas a parte mais superficial do poro obstruído e podem irritar a pele sensível.

ESTÁ DIFÍCIL SE LIVRAR DOS CRAVOS?
CONSULTE UM DERMATOLOGISTA

Se o seu nariz estiver cheio de cravinhos, pode ser uma boa ideia consultar um dermatologista que receitará produtos encontrados no mercado como tratamentos com ácido salicílico que você pode comprar em farmácia - ou tratamentos controlados como retinóides (adapaleno). Em casos extremos, o dermatologista pode realizar uma extração clínica usando instrumentos estéreis.

Mas deixe que o profissional faça, pois extrações feitas em casa podem transformar um pequeno problema de cravo em um grande problema de espinha!  

VERDADEIRO
OU FALSO

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

EFFACLAR é uma linha completa de soluções anti-imperfeições para todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo alta eficácia e perfeita tolerância.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.