TRATAMENTOS MÉDICOS PARA ACNE:
DICAS DE DERMATOLOGISTA 

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

Dependendo da severidade da acne, o dermatologista pode receitar tratamentos para a acne como:

 

• Retinóides de aplicação tópica (por ex.: adapaleno) para desobstruir os poros
• Peróxido de benzoíla tópico para matar as bactérias e reduzir a inflamação
• Comprimidos antibióticos como doxiciclina
• Isotretinoína (Accutane) em comprimido para reduzir a produção de sebo

 

Todos os tratamentos médicos para a acne podem apresentar efeitos colaterais. Os tratamentos tópicos podem causar irritação e descamamento da pele. Os antibióticos orais podem causar sensibilidade à luz solar. A isotretinoína deixa a pele e os lábios extremamente ressecados, além de provocar sensibilidade à luz e possíveis sangramentos nasais. Continue lendo para saber o que fazer em caso de efeitos colaterais.

Infelizmente, nenhum tratamento para a acne funciona da noite para o dia. Manter a consistência no tratamento é o segredo para o sucesso.

QUAIS TRATAMENTOS PARA ACNE
REALMENTE FUNCIONAM?

Existem tantas “curas para a acne” comercializadas no mercado. Estamos aqui para ajudar você nessa tarefa.


Quando se trata de tratamentos para a acne, os médicos contam com um arsenal de tratamentos, dermocosméticos ou remédios controlados eficazes, que precisam ser adaptados de acordo com a severidade da acne. Continue lendo para ficar por dentro do que Dr. Philippe Beaulieu, nosso dermatologista colaborador, tem a dizer sobre soluções para acne leve, moderada e severa (cística)E seus efeitos colaterais.

Tratamento para acne leve (alguns cravos e pequenas espinhas que afetam menos de 50% do rosto)

Para acne leve, recomendo o uso de soluções tópicas como um dermocosmético adequado disponível em farmácia, como um produto com peróxido de benzoíla ou um produto que contenha um retinoide como adapaleno para ajudar a desobstruir os poros. O peróxido de benzoíla mata a P. acnes, a bactéria responsável pelo surgimento das espinhas, além de reduzir a vermelhidão e esfoliar as células mortas. Os retinóides são um grupo de derivados da vitamina A que apresentam resultados excelentes contra a acne. Eles ajudam a eliminar as células da superfície que obstruem os poros.

  • Efeitos colaterais do peróxido de benzoíla e retinóides tópicos

Esses tratamentos podem deixar a pele vermelha, irritada e com uma sensação de repuxada, com descamamento visível na superfície. Você também podem notar sensações de ardência e queimação.

  • Como lidar com os efeitos colaterais de tratamentos tópicos para a acne

Não se assuste se no início você notar descamamento, a pele deve se acostumar com o tratamento. Se as coisas não melhorarem, experimente trocar para uma fórmula de menor concentração, diluir o produto com um hidratante sem óleo ou espaçar as aplicações.

Soluções para acne moderada a severa (poros obstruídos, espinhas e às vezes nódulos, que afetam mais da metade do rosto

Para acne moderada a severa, combino os mesmos tratamentos tópicos com um antibiótico oral, como doxiciclina, para matar as bactérias que causam espinhas. Na maioria dos casos, isso pode curar as espinhas.

Efeitos colaterais de antibióticos orais como doxiciclina

Remédios de uso oral como a doxiciclina deixam a pele muito sensível à luz solar. Isso significa que até mesmo a menor exposição ao sol pode deixar você com uma cor de camarão nada lisonjeira! Outro problema com o uso de antibióticos é que as bactérias podem desenvolver resistência ao longo do tempo, diminuindo a eficácia do tratamento.

  • Como lidar com os efeitos colaterais de antibióticos orais para acne

Certifique-se de proteger a pele com um FPS alto adequado (30-50) durante o dia. Os principais tratamentos encontrados em farmácia como Effaclar Duo(+) FPS30 combinam ingredientes ativos  para pele com tendência à acne com um filtro solar potente. Independentemente do produto que escolher, busque por fórmulas leves, sem óleo e não comedogênicas. O médico limitará a duração do tratamento com antibiótico para evitar que a bactéria crie resistência.

  • Tratamento para a acne severa ou cística (o rosto inteiro é afetado, com a presença de cistos/nódulos)

Para casos de acne severa ou cística, receito um tratamento poderoso chamado isotretinoína (Accutane). Ele trata a produção de excesso de óleo diretamente na raiz do problema e pode inclusive curar a acne cística. Mas esse medicamento é forte e pode causar efeitos colaterais severos. Ele deve ser receitado com muito cuidado.

  • Efeitos colaterais da isotretinoína (Accutane)

Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades! Essa solução é utilizada somente em último caso, e os pacientes precisam fazer exames de sangue regularmente para monitorar a resposta do corpo ao tratamento. Os efeitos colaterais incluem ressecamento severo da pele e dos lábios ou descamamento, sensação de pele repuxada e sangramento na região do nariz. Para piorar ainda mais, o remédio provoca sensibilidade à luz, deixando a pele mais vulnerável quando exposta ao sol.

  • Como lidar com os efeitos colaterais da isotretinoína (Accutane)

Se você está fazendo tratamento com isotretinoína, é preciso manter a pele hidratada com texturas nutritivas e densas, além de usar um FPS alto (30-50).

A CURA MILAGROSA PARA A ACNE?
É SER CONSISTENTE NO SEU TRATAMENTO!

Quais são as soluções mais rápidas para tratar as espinhas?

Muitos pacientes chegam na clínica atrás de uma cura da noite para o dia, e eu realmente entendo por que eles querem uma solução rápida. Falando de forma realista, é preciso semanas e não horas para ver os resultados e a consistência é fundamental para limpar a pele. Mas somente 30 a 50% dos pacientes se dedicam à rotina de tratamento: Eles começam com a melhor das intenções e depois perdem o ânimo quando as coisas não mudam imediatamente. E é assim que a acne se mantém no controle.

Que soluções tópicas para acne posso comprar na farmácia?

Sempre recomendo que os pacientes combinem tratamentos controlados com escolhas inteligentes de produtos dermocosméticos. Prefira sabonetes sem sabão e de pH balanceado e hidratantes sem óleo. No quesito maquiagem, procure por fórmulas "não comedogênicas" que não deixarão os poros obstruídos. Também existem cremes para a pele com tendência à acne disponíveis na farmácia com ingredientes como ácido salicílico. Não tenha dúvidas - o tratamento médico adequado pode realmente ser intensificado com os produtos de cuidado apropriados.

VERDADEIRO
OU FALSO

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

EFFACLAR é uma linha completa de soluções anti-imperfeições para todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo alta eficácia e perfeita tolerância. 

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

VEJA TODOS OS ARTIGOS
SOBRE PELE COM TENDÊNCIA À ACNE

placeholder COMO SE LIVRAR DOS CRAVOS:
AS SOLUÇÕES CONFIÁVEIS E AS CILADAS PARA EVITAR
LEIA MAIS
placeholder COMO SE LIVRAR DAS
ESPINHAS
LEIA MAIS