A POLUIÇÃO É UM GATILHO POUCO CONHECIDO
DA DERMATITE ATÓPICA

Article Read Duration 3 minuto(s) de leitura

Talvez você não saiba que a sua dermatite atópica é desencadeada pela poluição atmosférica. Quando os níveis de poluição estão altos, os surtos de eczema (ou dermatite atópica) são mais frequentes e mais fortes. Combinar uma rotina simples de cuidados com os produtos certos pode ajudar você a reduzir o impacto da poluição na sua pele.

O QUE É DERMATITE ATÓPICA?

E o que causa os surtos?

A dermatite atópica ou eczema atópico, é uma inflamação da pele caracterizada por uma secura da epiderme e uma deficiência na camada de lipídios (óleos) que protegem a superfície cutânea, também conhecida como a barreira da pele. Uma barreira da pele enfraquecida permite maior penetração de gatilhos ambientais e alérgenos que podem causar surtos de eczema. A dermatite atópica tem um componente genético e se manifesta em famílias, com uma tendência maior a acometer recém-nascidos e crianças com menos de 5 anos, embora possa persistir na idade adulta. 

DERMATITE ATÓPICA - 
O FATOR DE RISCO POLUIÇÃO

Como a poluição atmosférica desencadeia surtos de eczema?

A constituição da barreira da pele com tendência à dermatite atópica é enfraquecida, deixando-a vulnerável aos gatilhos da eczema, mas ela fica ainda mais sensível com a presença de poluentes, como o ozônio ou partículas finas. A menor dessas partículas, as MP 2,5 (que nada mais são que fuligem microscópica), pode até penetrar nas camadas mais profundas da pele.

A poluição desencadeia surtos de dermatite atópica ao aumentar consideravelmente os níveis de desconforto e sensibilidade da pele. Ela fica mais seca e a coceira se torna mais frequente.

COMO EVITAR
OS GATILHOS DA DERMATITE ATÓPICA

Há duas coisas que você pode fazer todos os dias para quebrar o círculo vicioso da coceira, que é exacerbada pela poluição atmosférica:

 

1. Quebrar o ciclo da coceira

A sua pele é a primeira barreira contra a poluição atmosférica. Embora coçá-la alivie o incômodo temporariamente, isso também aumenta os danos à barreira protetora da pele, que não consegue mais impedir a penetração de alérgenos ou poluentes... dando início ao círculo vicioso da coceira.

 

2. Reforçar sua rotina de cuidados com a pele durante os picos de poluição

Altos níveis de poluição podem exacerbar a secura da pele, logo, os tipos de pele com tendência à dermatite atópica pedem por um cuidado especial.

• Lave a sua pele com um sabonete sem sabão e sem espuma, de manhã e à noite.
• Deixe a sua água termal à mão para acalmar e suavizar sua pele. Ela alivia os surtos de dermatite atópica no rosto ou no corpo!
• Aplique o hidratante 2 a 3 vezes ao dia para fortalecer a camada lipídica protetora da pele, protegendo-a contra ataques dos gatilhos de eczema e fatores de risco da dermatite, como a poluição.
• Não esqueça de levar uma versão menor do hidratante com você para acalmar e aliviar as regiões de coceira. Ele substitui o reflexo instintivo de coçar a pele e alivia instantaneamente a coceira.

 

Dica extra:

Para garantir a tolerância ideal dos ingredientes ativos do  seu hidratante, aplique o produto na pele ainda úmida.

iSource: Kim J, Kim EH, Oh I, Jung K, Han Y, Cheong HK, et al. Symptoms of atopic dermatitis are influenced by outdoor pollution. J Allergy Clin Immunol 2013;132:495–7.

VERDADEIRO
OU FALSO

PARA ACABAR COM A PELE SECA, É IMPORTANTE
DEIXÁ-LA HIDRATADA.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

A Dermatite Atópica é causado por uma deficiência na camada protetora natural de lipídios da pele (sua função de barreira). É por isso que é importante manter a pele seca e com tendência a dermatite atópica hidratada, sempre passando um hidratante especial regularmente associado com outros produtos mais adequados para sua pele.

COÇAR O ECZEMA
ACABA COM A COCEIRA.

FALSO verdadeiro ou falso

Os gatilhos da coceira desencadeiam o círculo vicioso da atopia: as unhas danificam a pele já frágil, permitindo a penetração de mais alérgenos e agentes irritantes, deixando a pele ainda mais arranhada e danificada. O uso do hidratante reabastece os lipídios da superfície da pele, ajudando a espaçar as crises e reduzindo pela metade as coceiras noturnas.

SECAR A PELE COM
O SECADOR DE CABELO PODE AJUDAR O SEU ECZEMA.

FALSO verdadeiro ou falso

Isso NÃO é nada recomendado. Usar o secador de cabelo é um potencial gatilho para o eczema, que pode causar surtos ao “atacar” a pele e destruir o filme lipídico que a protege, agravando ainda mais o eczema da pele seca. Pior ainda, você pode queimar a sua delicada pele.

DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO verdadeiro ou falso

A dermatite atópica ou eczema é uma doença genética e não é contagiosa. O tratamento para os sintomas da dermatite atópica é baseado em substitutos do sabão, emolientes e corticosteróides tópicos.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.