COMO IMPEDIR QUE A PELE SENSÍVEL
AFETE SUA QUALIDADE DE VIDA

Article Read Duration 8 minuto(s) de leitura

A pele sensível causa sintomas físicos irritantes e também pode acabar com seu bem-estar psicológico (humor, desempenho acadêmico, qualidade do sono…). As causas da sensibilidade incluem: fragilidade vascular, fatores ambientais, agentes irritantes, alergias e eczema. A mitigação dos fatores desencadeantes e o tratamento da pele com produtos hipoalergênicos criados especificamente para a pele sensível podem melhorar a qualidade de vida.

O QUE É
PELE SENSÍVEL?

É quando sua pele tem uma reação exagerada a coisas cotidianas

Desde o momento em que você nasce, sua pele te protege do mundo lá fora. Ela é como um escudo contra elementos, pancadas, batidas e inúmeras sustâncias agressivas no ambiente. Mas ainda assim nós costumamos subestimar o importantíssimo papel que a pele tem em nossas vidas.

A pele sensível é um problema para um número cada vez maior de pessoas. Caracterizada por uma reação extrema a fatores cotidianos como a poeira, poluição, produtos químicos, calor, frio ou raios UV, a pele muito sensível não tolera mais em silêncio as tensões da vida diária. Conforme a pele vai ficando sensibilizada, ela se torna mais vulnerável aos ataques externos e responde com vermelhidão, formigamento, coceira, sensações de repuxamento ou quente, e até mesmo queimadura. Na maioria dos casos mais graves, as pessoas com pele sensível acham que precisam evitar situações de “alto risco”, o que também significa que elas podem não estar vivendo a vida que gostariam.

QUAIS AS CAUSAS PELE SENSÍVEL?

Há diversos fatores possíveis relacionados

Alguns fatores são normalmente associados ao aumento de sensibilidade da pele. Todos esses fatores podem agir sozinhos ou em combinação com outros:

  • Fragilidade vascular: se as paredes de seus vasos sanguíneos ficarem frágeis, determinados fatores externos, como a ingestão de comidas condimentadas, consumo de álcool, banhos quentes ou excesso de aquecimento central podem desencadear o rubor e a sensibilidade na pele.
  • Fatores ambientais: o vento, ressecamento, clima frio ou poluição podem causar sensações de queimadura e formigamento.
  • Contato com agentes irritantes: as reações podem ser desencadeadas pelo contato da sua pele com algo que contenha uma substância irritante. Isso pode ser um aditivo em sua maquiagem, perfume no produto de cuidado com a pele, produtos químicos no sabão em pó ou até a água em seu banho.
  • Dermatite atópica: a pele que sofre com eczema está predisposta à hiper-reatividade.

ALÉM DE SENSÍVEL,
A PELE PODE SER ALÉRGICA

Diferentemente dos sintomas da pele sensível que podem ocorrer o tempo todo, os sintomas da pele alérgica só aparecem depois da exposição a um alérgeno. O contato com algo que te dê alergia pode desencadear reações em seu corpo e na sua pele. Alérgenos comuns são o pólen, determinados alimentos, remédios, ácaro, vários produtos químicos, mofo e bichos de estimação.

As reações da pele alérgica incluem urticárias, dermatite por contato e eczema. Não é exagero dizer que as alergias têm um impacto grande na qualidade de vida (coceira, olhos lacrimejando, espirros, tosse…). Se você sofrer de sintomas de pele alérgica, agende uma consulta com o alergista para isolar os agentes desencadeadores para que você possa eliminá-los da sua vida. Em termos de produtos de cuidados com a pele, você vai querer investir em sabonetes para remover os alérgenos da superfície da pele, e hidratantes realmente hipoalergênicos e que acalmam instantaneamente.

COMO TRATAR A
PELE SENSÍVEL

As reações da pele podem afetar a qualidade da vida cotidiana

Até então, nós discutimos os sinais clínicos da pele hipersensível: vermelhidão, coceira, pele esticada, calor, comichão e ardência. Eles são desconfortáveis por si só, mas também podem ter um impacto traiçoeiro, cuja importância pode ser muitas vezes subestimada. As reações da pele sensível podem causar queda da qualidade de sono, o que leva a um desempenho fraco na escola ou no trabalho, e afeta negativamente a autoconfiança. Tais problemas podem prejudicar sua qualidade de vida, por isso é importante acalmar sua pele e diminuir os sintomas desconfortáveis o máximo possível. Aqui estão algumas medidas simples para reduzir as reações na pele:

Banhos

É muito tentador acordar de manhã com um banho longo e quente. Infelizmente, a água quente pode desencadear a liberação de histamina na pele, dando início a uma reação em cadeia de irritações. Para muitas pessoas, a exposição prolongada à água quente deixa a pele esticada – como se fosse muito pequena – e visivelmente vermelha. As bochechas vermelhas prejudicam a autoconfiança, e isso não ajuda em nada se você tiver que fazer uma grande apresentação ou uma entrevista de emprego! Por isso, é importante manter seus banhos pela manhã mornos e curtos.

Cuidados com a pele

Sabonetes alcalinos e agentes de limpeza agressivos podem remover a camada de proteção da pele, deixando-a vulnerável a ataques de irritantes ambientais. Para lavar seu rosto sensível, use uma água micelar ou um leite de limpeza suave. A hidratação diária com um hidratante hipoalergênico ajudará a manter a camada mais externa da pele mais resistente. Curiosamente, uma das formas mais angustiantes de interferência da pele sensível em nossa qualidade de vida é perturbando nosso sono. De madrugada, seu corpo sente um surto do intermediário pró-coceira histamina, que pode desencadear os sintomas da pele sensível. Esta reação pode fazer com que você acorde muito cedo, com o rosto formigando ou pinicando– não é uma ótima forma de começar o dia! Os cremes noturnos e sérumsmais avançados podem manter essas sensações sob controle e ajudar você a acordar de forma tranquila e renovada.

 

Maquiagem

O uso de maquiagem deve ser divertido e um instrumento para aumentar a confiança. Mas se você tiver pele sensível, a maquiagem pode fazer com que sua pele queime, coce e fique manchada – exatamente o oposto do que a maquiagem deve fazer! Tais reações podem fazer com que você queria frequentar eventos sociais de cara limpa – ou simplesmente opte por não usar mais os produtos. Mas você não precisa perder a confiança em maquiagem. – A maquiagem especializada ajudará sua pele sensível a redescobrir sua beleza enquanto você se diverte experimentado os últimos looks!

Em casa

A poeira e os ácaros são irritantes muito comuns para a pele sensível. Não esqueça de lavar e secar bem os travesseiros e roupas de cama. Quando fizer isso, passe o aspirador de pó em seu colchão também. Dito isto, tente não exagerar com a limpeza. As substâncias químicas agressivas presentes em produtos de limpeza doméstica podem causar reações na pele. Use sabão em pó e amaciantes hipoalergênicos para lavar suas roupas, lençóis e toalhas. Ao limpar sua casa, procure os produtos de limpeza mais simples e sempre use luvas de proteção.

Na rua

Quando o tempo estiver frio ou com ventos fortes, não esqueça de usar cremes hidratantes e protetores em seu rosto, pescoço e mãos. Use luvas e um cachecol para proteger a pele exposta. Em dias quentes e poluídos, deixe sua pele equilibrada e hidratada com a ÁGUA TERMAL rica em selênio.

Elimine os alérgenos

Se você estiver tomando todas as medidas citadas acima e ainda tiver reações de pele severas ou prolongadas, você pode ter uma alergia. Seu médico pode oferecer conselhos a respeito dos testes para identificar alérgenos específicos. Eles podem ser sistematicamente eliminados de seu ambiente ou de sua dieta.

UMA VIDA MELHOR
PARA AS PELES SENSÍVEIS

O compromisso da La Roche-Posay vai além dos produtos de cuidados com a pele

Um estudo encomendado pelo Laboratório Dermatológico da La Roche-Posay mostrou que mais de 50% das mulheres declaram ter pele sensível1. Esta sensibilidade é causada por uma resposta das terminações nervosas da epiderme e uma redução no limiar de reação2. Os impactos que a pele seca tem na vida são diferentes para cada pessoa e pode ser difícil expressar isso em palavras. No Laboratório Dermatológico da La Roche-Posay, nossa missão é criar uma "vida melhor para a pele sensível". Estamos convencidos de que, para oferecer os produtos e estratégias mais inovadores e eficazes para lidar com a pele hipersensível, é essencial considerar tanto as consequências psicológicas como as físicas.

Com o objetivo de avaliar as impressões individuais dos efeitos da pele sensível, o Laboratório Dermatológico de La Roche-Posay adotou uma ferramenta de referência patenteada que é utilizada em inúmeros campos médicos para medir a correlação entre sinais clínicos e impactos negativos na vida cotidiana: Índice da Qualidade de Vida.

Durante a avaliação dos nossos produtos de cuidado da pele, os voluntários preenchem questionários sobre diferentes aspectos da sua vida cotidiana: sentimentos negativos, distúrbios do sono, a sua vida social e assim por diante. Comparando os resultados obtidos no início e no fim do estudo, podemos avaliar a eficácia dos produtos de cuidados de pele na qualidade de vida dos pacientes, bem como nos sinais físicos. Esta ferramenta representa uma nova oportunidade para desenvolver programas terapêuticos precisos e personalizados para ajudar a cuidar da pele sensível, desde os sinais clínicos até os impactos psicológicos.

Além de produtos sob medida e eficientes com efeito suave na pele sensível, a La Roche-Posay oferece workshops em que as pessoas que sofrem com determinadas doenças de pele podem aprender as técnicas de maquiagem corretiva e adotar medidas diárias para deixar a vida delas mais confortável e ajudá-las a aceitar sua imagem.

1Study carried out on over 3,000 women in China, Brazil, the United States, Germany and France.
2Source: L’Oréal Recherche.

VERDADEIRO
OU FALSO

COMIDAS CONDIMENTADAS PODEM
DESENCADEAR A SENSIBILIDADE NA PELE. .

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Se as paredes de seus vasos sanguíneos ficarem frágeis, determinados fatores externos, como a ingestão de comidas condimentadas, consumo de álcool, banhos quentes ou excesso de aquecimento central podem desencadear o rubor e a sensibilidade na pele.

REMÉDIOS CASEIROS NATURAIS SÃO
BONS TRATAMENTOS PARA A PELE SENSÍVEL.

FALSO verdadeiro ou falso

Embora sejam deliciosos, os itens de sua geladeira ou dispensa podem de fato ser um perigo para sua pele sensível. Remédios caseiros ou "naturais", como as máscaras de mel, aveia, abacate e chocolate, devem ser evitadas pois podem conter alérgenos e agentes irritantes em potencial. Em vez disso, busque soluções e produtos de cuidados com a pele especializados.

COMO EU ME SINTO EM MINHA PELE
PODE AFETAR MINHA PELE SENSÍVEL.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

O stress e emoções intensas provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da pele, provocando rubor e sensações de desconforto. Muitas pessoas consideram mindfulness ou técnicas de relaxamento semelhantes um aliado valioso para manter a pele sensível tranquila. Esta abordagem funciona melhor quando combinada com cuidados de pele sensíveis como a linha TOLERIANE.

A PELE SENSÍVEL OBRIGATORIAMENTE
TEM UM ASPECTO DIFERENTE.

FALSO verdadeiro ou falso

Uma das piores coisas da pele sensível é que, por mais irritantes que sejam os sintomas, os médicos costumam dizer que a pele é "normal", já que ela não mostra nenhum sinal visível dessa condição. Mas os dermatologistas bem-informados vão reconhecer as características da pele sensível e recomendar tratamentos específicos para pele sensibilizada ou hipersensível.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

TOLERIANE é uma linha de produtos criada para hidratar, acalmar e proteger a pele sensível e com tendência a alergias.

  • toleriane
    Hidratação prebiótica com potente ação calmante.Indicado para pele normal à se...
    TOLERIANE
    SENSITIVE
    Venha conferir
  • toleriane
    Creme de limpeza facial hidratante
    para peles sensíveis e sensibilizadas.
    TOLERIANE
    CARING WASH
    Venha conferir
  • Toleriane Ultra 8 45ml Daily Soothing Hydrating Concentrate
    Spray ultra hidratante fácil
    para todo o tipo de pele
    inclusive as mais sensíveis
    TOLERIANE
    ULTRA 8
    Venha conferir

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.

VEJA TODOS OS ARTIGOSSOBRE PELE SENSÍVEL

placeholder PELE SENSÍVEL:
CAUSAS INTERNAS E EXTERNAS
LEIA MAIS
placeholder DICAS PARA PELE
SENSÍVEL
LEIA MAIS
placeholder COMO BARBEAR 
PELE SENSÍVEL
LEIA MAIS