Proteção solar e prevenção do câncer de pele: guia completo
A exposição ao sol é a principal causa de câncer de pele, mas também é evitável. Torne a proteção solar parte de sua rotina diária com filtro solar de alta proteção UVA-UVB de amplo espectro. O câncer de pele se enquadra em 3 categorias principais: ceratose actínica, carcinoma basocelular e melanoma. O uso consistente de protetor solar ao longo da vida reduz o risco de todos os 3. Se você tem muitas manchas, está particularmente sob risco de câncer de pele, uma vez que 35% dos melanomas surgem de manchas existentes. Para verificar suas pintas, use o método ABCDE:
A: Assimetria. A sua pinta é assimétrica?
B: Borda. A sua pinta tem uma borda irregular?
C: Cor. A sua pinta contém cores diferentes?
D: Diâmetro. A sua pinta tem mais de 6 mm de diâmetro?
E: Evolução. A sua pinta está mudando?
Se você respondeu “sim” a qualquer uma das perguntas acima, você deve consultar um dermatologista o mais rápido possível para uma verificação profissional de sua mancha. Se detectados precocemente, 90% dos cânceres de pele são curáveis, razão pela qual o rastreamento é tão importante. Verifique suas manchas hoje e salve a sua pele.
A janela crítica para a prevenção do câncer de pele é dos 0-20 anos, por isso é especialmente importante proteger a pele na infância e do sol e que manterão pelo resto de suas vidas.
• Protetor solar para proteção UVA e UVB e com altíssimo FPS, e reaplique a cada 2 horas
• Procure a sombra entre 11h e 15h.
• Proteja a pele com chapéus, óculos de sol e roupas de proteção.
• Aplique generosamente para proteção solar UVA-UVB de altíssima proteção a cada 2 horas.
O argumento de que protetor solar causa câncer não tem nenhum embasamento científico. Por outro lado, existem inúmeras evidências de que o filtro solar não só é seguro, mas também reduz o risco de câncer, como o melanoma.