Proteção solar e prevenção do câncer de pele: guia completo

A exposição ao sol é a principal causa de câncer de pele, mas também é evitável. Torne a proteção solar parte de sua rotina diária com filtro solar de alta proteção UVA-UVB de amplo espectro. O câncer de pele se enquadra em 3 categorias principais: ceratose actínica, carcinoma basocelular e melanoma. O uso consistente de protetor solar ao longo da vida reduz o risco de todos os 3. Se você tem muitas manchas, está particularmente sob risco de câncer de pele, uma vez que 35% dos melanomas surgem de manchas existentes. Para verificar suas pintas, use o método ABCDE:

A: Assimetria. A sua pinta é assimétrica?
B: Borda. A sua pinta tem uma borda irregular?
C: Cor. A sua pinta contém cores diferentes?
D: Diâmetro. A sua pinta tem mais de 6 mm de diâmetro?
E: Evolução. A sua pinta está mudando?

Se você respondeu “sim” a qualquer uma das perguntas acima, você deve consultar um dermatologista o mais rápido possível para uma verificação profissional de sua mancha. Se detectados precocemente, 90% dos cânceres de pele são curáveis, razão pela qual o rastreamento é tão importante. Verifique suas manchas hoje e salve a sua pele.

A janela crítica para a prevenção do câncer de pele é dos 0-20 anos, por isso é especialmente importante proteger a pele na infância e do sol e que manterão pelo resto de suas vidas.

• Protetor solar para proteção UVA e UVB e com altíssimo FPS, e reaplique a cada 2 horas
• Procure a sombra entre 11h e 15h.

• Proteja a pele com chapéus, óculos de sol e roupas de proteção.
• Aplique generosamente para proteção solar UVA-UVB de altíssima proteção a cada 2 horas.

O argumento de que protetor solar causa câncer não tem nenhum embasamento científico. Por outro lado, existem inúmeras evidências de que o filtro solar não só é seguro, mas também reduz o risco de câncer, como o melanoma.

1. American Association for Cancer Research Press Release, May 29, 2014 http://www.aacr.org/Newsroom/Pages/News-Release-Detail.aspx?ItemID=553#.WKyFqxLhAvo.
2. The Syndicat National des Dermatologues-Vénérologues (National Union of Dermatologists-Venereologists).
3. Parkin DM, Mesher D, Sasieni P. Cancers attributable to solar (ultraviolet) radiation exposure in the UK in 2010. Br J Cancer 2011; 105:S66-S69.
4 Burnett, ME & Wang, SQ. Current sunscreen controversies: A critical review. Photodermatology, Photoimmunology & Photomedicine. 2010. 27, 58–67.
5. Huncharek M, Kupelnick B. Use of topical sunscreens and the risk of malignant melanoma: a meta-analysis of 9067 patients from 11 case-control studies. Am J Public Health 2002; 92:1173-1177.
6. Dennis LK, Beane Freeman LE, VanBeek MJ. Sunscreen use and the risk for melanoma: a quantitative review. Ann Intern Med 2003; 139:966-978.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

ANTHELIOS é pioneira no mercado de protetores solares. Seu amplo espectro e muito alta proteção é o resultado de mais de 25 anos de pesquisa clínica avançada em cuidados com o sol e peles sensíveis ao sol.