POR QUE EU TENHO CASPA?

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

A caspa é um problema comum do couro cabeludo, em que flocos de pele aparecem nos cabelos e no próprio couro cabeludo. A caspa pode ser seca ou oleosa.

A caspa seca é provocada por shampoos muito agressivos, água calcária ou um modo de pentear brusco, e pode ser tratada com shampoos anticaspa ultrassuaves e um cuidado delicado.

A caspa oleosa é causada por excesso de sebo e pela proliferação excessiva de uma levedura microscópica, causando inflamação e descamação da pele. Além da descamação constrangedora, a caspa também provoca coceira e desconforto no couro cabeludo. O tratamento para a caspa oleosa é um shampoo antifúngico microesfoliante, que é eficaz na maioria dos casos. Se essas medidas não forem suficientes, seu médico poderá prescrever medicamentos antifúngicos mais fortes ou corticosteróides para acalmar a inflamação.

O QUE É A
CASPA?

A caspa é um problema comum em que aglomerados de células mortas da pele aparecem no couro cabeludo, formando flocos de pele brancos e visíveis. A caspa se divide em dois tipos, dependendo se o seu couro cabeludo é seco ou oleoso.

Nos couros cabeludos secos, a caspa se caracteriza por flocos brancos pequenos e finos que caem facilmente, muitas vezes “polvilhando” as suas roupas. Em couros cabeludos mais oleosos, os flocos são maiores e mais espessos e tendem a ficar grudados no couro cabeludo, nas raízes capilares. A forma mais grave de caspa oleosa é a dermatite seborreica (um couro cabeludo inflamado, excessivamente oleoso), onde a pele ao redor da linha do cabelo fica vermelha e escamosa.

O QUE CAUSA A
CASPA?

Por que eu tenho caspa?

A caspa é causada pela descamação excessiva do couro cabeludo. A cada duas semanas, as células da pele do couro cabeludo são naturalmente renovadas e eliminadas na forma de pequenas escamas invisíveis. Porém, por conta de determinados fatores que serão discutidos a seguir, esse processo de renovação celular pode acelerar e ficar fora de controle, formando aglomerados de células mortas no couro cabeludo.

Se a sua caspa é seca, ela pode estar sendo simplesmente causada pelo uso de shampoos muito agressivos, água calcária ou um modo de pentear brusco. As pessoas muitas vezes percebem que a caspa aparece depois de curtirem as férias em piscinas tratadas com muito cloro, em uma rotina de exposição ao sol e um número excessivo de lavagens do cabelo.

A causa primária da caspa oleosa é uma levedura chamada Pityrosporum ovale, que vive naturalmente nos folículos capilares. Quando o couro cabeludo está excessivamente oleoso, essa levedura se prolifera e causa inflamação. Tal inflamação leva à “descamação” - ou seja, quando a pele descama em flocos.

INDÍCIOS DE
CASPA

Como mencionamos acima, o principal sinal de que você tem caspa são os flocos brancos visíveis no cabelo, na linha do cabelo e nas roupas.
No caso da caspa seca, esses flocos são menores e pulverulentos como a neve.
Na caspa oleosa, os flocos são maiores e geralmente ficam presos às raízes dos cabelos.

A caspa é frequentemente acompanhada de uma coceira irritante ou uma sensação de tensionamento do couro cabeludo.

A caspa pode ter um impacto significativo na qualidade de vida. Quem tem caspa pode se sentir constrangido por ela e seus sintomas visíveis. Mas não se preocupe: existem soluções específicas de alta qualidade para resolver esse problema – role para baixo para conhecê-las.

DICAS E PRODUTOS
PARA COMBATER A CASPA

Como se livrar da caspa

Shampoo anticaspa suave para couro cabeludo seco

O tratamento deve ser adequado ao tipo de caspa.

Ao escolher seu shampoo anticaspa, não há motivos para abrir mão de: Produtos eficazes que vão deixar seu cabelo limpo, macio e brilhante sem ressecá-lo.

 

Shampoo anticaspa para couro cabeludo oleoso

Se você tem caspa oleosa ou dermatite seborreica no couro cabeludo, seu clínico geral ou dermatologista provavelmente prescreverá um tratamento combinado: microesfoliação do couro cabeludo com um shampoo “queratolítico” (esfoliante), para soltar os flocos de caspa, combinada com um agente antifúngico, para ajudar a lidar com a proliferação de fungos responsáveis pela inflamação. 

 

Socorro! Meu shampoo anticaspa não está funcionando!

Se os shampoos anticaspa não resolverem os casos mais graves de caspa, os dermatologistas prescrevem loções antifúngicas, como o cetoconazol e a ciclopirox olamina para combater a proliferação excessiva de fungos. Eles também podem prescrever períodos curtos de esteroides tópicos para acalmar a inflamação.

Resumindo: Não importa o quão grave é a sua caspa, não sofra em silêncio! Existem soluções eficazes por aí, então consulte o seu dermatologista para controlar rapidamente o problema.

COMO IMPEDIR QUE A CASPA
SEJA RECORRENTE

Siga essas dicas para manter a caspa sob controle

  • Evite produtos agressivos e modos de pentear que possam enfraquecer os cabelos (por exemplo, diminua em alguns graus o calor do seu secador).
  • Desfrute de um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, rica em vitaminas, minerais e oligoelementos.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

Mulher com um produto no rosto | La Roche-Posay

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Produto La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.