O QUE É O SONO
E POR QUE ELE É IMPORTANTE?

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

O sono é um estado de consciência alterada e interações reduzidas com o ambiente. Durante o sono, alternamos entre duas fases: o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono não REM. O sono não REM tem 4 fases distintas com características diferentes. O sono é um processo restaurador no qual o corpo e o cérebro são reparados. Ele também tem um efeito “detox”. Ter um bom sono é essencial para a memória, a cicatrização de feridas, o sistema imunológico e para o funcionamento dos nossos hormônios. Ele é especialmente vital para um crescimento adequado, a saúde geral e o bem-estar das crianças. Distúrbios cutâneos na infância, como a dermatite atópica, podem interferir no sono e exigem cuidados específicos com produtos para pele com tendência ao eczema, para acalmar a coceira e proporcionar um sono reparador.

AFINAL DE CONTAS, O QUE É O SONO?

Para a maioria de nós, a resposta parece ser bem simples. É quando você adormece e fica inconsciente do que acontece ao seu redor por um período de tempo. Depois de um tempo, você acorda sentindo-se energizado e revigorado (assim se espera!). Em termos mais científicos, o sono é um estado recorrente de consciência alterada e interações reduzidas com o ambiente ao nosso redor em que as funções sensoriais dos nossos corpos e músculos voluntários são inibidas.

Os processos exatos em funcionamento no cérebro e no resto do corpo durante o sono são complexos e ainda estão sendo pesquisados hoje em dia. Confira este artigo para ter uma noção geral do que acontece durante o sono e por que essas horas de descanso são tão importantes para adultos e principalmente para as crianças.

QUAIS SÃO OS ESTÁGIOS DO SONO?

Quando dormimos, alternamos entre dois tipos distintos de sono: o sono REM (movimento rápido dos olhos) e o sono não REM. Tudo começa com o sono não REM, composto por 4 fases.:

  • A primeira é uma fase intermediária entre o despertar e o adormecer
  • A segunda é o sono leve, no qual a sua frequência cardíaca e respiração são reguladas e a temperatura corporal cai
  • A terceira e quarta fases são o sono profundo
  • É aí que entramos no sono REM, caracterizado por movimentos oculares rápidos por trás das pálpebras fechadas. Durante essa fase, nossas ondas cerebrais são realmente muito semelhantes às que temos quando estamos acordados. Nossa frequência respiratória aumenta e os nossos músculos ficam paralisados temporariamente enquanto sonhamos. Nós geralmente alternamos entre esses dois tipos de sono quatro ou cinco vezes por noite. Esse padrão de sono vale para adultos e crianças.

POR QUE O SONO É TÃO IMPORTANTE?

O sono é um processo restaurador crucial

Enquanto dormimos, tanto o corpo quanto o cérebro são restaurados e reparados. Durante o sono, o corpo é capaz de se curar e eliminar os resíduos metabólicos que se acumulam durante os períodos de atividade.1 Isso acontece principalmente no cérebro, onde as toxinas, como espécies reativas de oxigênio, são “liberadas” com mais rapidez durante o sono em comparação com o período em que estamos acordados.2 Em ambos os casos, acredita-se que o “efeito detox” do sono se deve à taxa reduzida de metabolismo corporal, permitindo que os processos restauradores predominem.

O cérebro permanece bastante ativo durante o sono, e já está comprovado que um sono de qualidade é essencial para o estabelecimento e consolidação de novas memórias3. Além de desintoxicar o corpo, o sono também é um período para crescimento e reparo. Os hormônios anabólicos (promotores do crescimento), como o hormônio do crescimento humano, são predominantemente secretados durante o sono. Acredita-se que esta seja a razão pela qual o sono é essencial para a cicatrização adequada de ferimentos4. A ciência tem descoberto novas funções do sono o tempo todo; por exemplo, agora já sabemos que o sono tem um efeito vital na manutenção do sistema imunológico e no funcionamento dos hormônios do nosso corpo.5

POR QUE O SONO É MUITO IMPORTANTE
PARA AS CRIANÇAS

O sono é fundamental para a saúde e o desenvolvimento das crianças

O sono é essencial para a saúde e o bem-estar de adultos e crianças, mas os pequeninos são particularmente dependentes de um descanso de qualidade e de mais horas de sono. 

Estudos mostram que crianças que regularmente dormem uma quantidade suficiente de horas com qualidade melhoraram seus níveis de atenção, comportamento, capacidade de aprendizado, memória e a saúde física e mental como um todo. Não dormir o suficiente pode levar ao desenvolvimento de pressão alta, obesidade e até depressão. Como o hormônio do crescimento é secretado predominantemente durante o sono, a privação crônica (de longo prazo) do sono também pode interferir no crescimento das crianças.

Clique AQUI para saber mais sobre o impacto geral que o sono tem na saúde e na qualidade de vida das pessoas



PELE COM TENDÊNCIA À DERMATITE ATÓPICA:
UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DA PERDA DE SONO EM CRIANÇAS

A dermatite atópica pode interferir no sono das crianças

Se seus filhos têm dermatite atópica (eczema atópico), considere esta condição como uma possível causa para distúrbios do sono. 90% das crianças que têm pele com tendência à dermatite atópica se coçam e se arranham à noite, perdendo uma hora inteira de sono a cada noite. O ritual para se preparar para dormir deve incluir o uso de produtos adequados para a pele com tendência ao eczema atópico, como um "sabonete sem sabão" na hora do banho, seguido de um emoliente eficiente, ideal para passar antes de deitar. Essas medidas simples podem reduzir pela metade os riscos do seu filho se coçar e se arranhar, deixando-o pronto para uma noite tranquila… seguida por uma manhã bem animada de brincadeiras!

VERDADEIRO
OU FALSO

OS SURTOS DA DERMATITE ATÓPICA PODEM
SER DESENCADEADOS PELO STRESS.

VERDADEIRO

Não sabemos explicar o motivo, mas os especialistas perceberam que as emoções, o choque e o stress podem ter um papel determinante ao desencadear os surtos da dermatite atópica. No entanto, a dermatite atópica também é conhecida por ser uma doença genética. Se o stress for um fator desencadeante para você, busque técnicas de gerenciamento de stress, como mindfulness.

A DIETA PODE
AGRAVAR A DERMATITE ATÓPICA?

VERDADEIRO

Determinados alimentos podem agir como desencadeadores da dermatite atópica e causar surtos. Se você acha que a alimentação pode estar agravando a dermatite atópica em você ou nos seus filhos, consulte um médico. Ele poderá realizar exames de sangue e testes cutâneos para verificar se você tem alergia a diferentes alimentos (os suspeitos de sempre são amendoim, leite, soja, trigo, peixe e ovo).

DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE COM O TEMPO.

VERDADEIRO

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar alguns meses ou anos. Metade dos bebês com dermatite atópica se curam até chegar aos cinco anos. Em alguns casos, a dermatite atópica continua na idade adulta, mas isso é impossível prever. Não há uma cura definitiva para a dermatite atópica, mas ela pode ser tratada com os produtos corretos.

DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO

A dermatite atópica ou eczema é uma doença genética e não é contagiosa. O tratamento para os sintomas da dermatite atópica é baseado em substitutos do sabão, emolientes e corticosteróides tópicos.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

PRODUTOS TESTADOS
EM TODOS OS TIPOS DE PELES

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.