ACNE HORMONAL:
O QUE CAUSA O SURGIMENTO DE ESPINHAS DURANTE A MENSTRUAÇÃO E EM OUTRAS FASES DA VIDA

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

A acne é uma condição provocada por hormônios que ocorre em épocas específicas da vida:

• A produção de testosterona aumenta durante a puberdade tanto para os meninos quanto para as meninas
• Isso resulta em um desequilíbrio hormonal que provoca uma maior produção de sebo na pele, causando poros obstruídos, crescimento excessivo de bactérias e, por fim, espinhas
• Da mesma forma, as mulheres passam por uma oscilação de níveis hormonais:
○ No período menstrual
○ Depois de interromper o uso de pílulas anticoncepcionais
○ Durante a gravidez
○ No período da perimenopausa e menopausa

A acne hormonal pode ser controlada com tratamentos tópicos específicos. Se você for mulher, uma opção é tratar diretamente a acne hormonal com a pílula anticoncepcional oral, que reequilibra os hormônios para uma pele limpa.

OS HORMÔNIOS TÊM UM IMPACTO SIGNIFICATIVO
NO SURGIMENTO DA ACNE

O óleo na superfície da pele é conhecido como sebo. A produção de sebo é controlada por hormônios chamados andrógenos, como testosterona (sim, as meninas também têm!) e seus comparativos. Quando esses hormônios estão em maior proporção em comparação a outros hormônios do corpo, como estrogênio e progesterona, a pele acaba produzindo mais sebo.

Os poros ficam obstruídos com o excesso de sebo e células mortas, criando um ambiente perfeito para que um tipo de bactéria da nossa pele - P. acnes - se multiplique. Isso desencadeia uma resposta imunológica na pele, que resulta em inflamação e nas conhecidas espinhas.

Os distúrbios hormonais ocorrem em diversas fases da vida:

Acne durante a adolescência

A acne surge com mais frequência em adolescentes. Durante a puberdade, os níveis de testosterona sobem nos meninos e nas meninas. Nos meninos, isso inicia o desenvolvimento das características masculinas como pelo corporal, barba e massa muscular e óssea. Já as meninas têm níveis muito mais baixos de testosterona, que estimula o crescimento dos pelos púbicos e debaixo do braço. A testosterona também aumenta a massa muscular e óssea nas meninas. No entanto, a testosterona estimula ao mesmo tempo a produção de sebo nos folículos capilares.

A chance de você ter espinhas antes da menstruação é maior

Para muitas mulheres, o surgimento de espinhas antes e durante a menstruação não é nenhuma novidade. Um estudo observa que: "As oscilações hormonais mensais que ocorrem durante o ciclo menstrual podem ter um impacto significativo nas crises de acne. Até 85% das mulheres adultas relatam uma piora nas espinhas nos dias anteriores à menstruação." 1 

Por que as espinhas surgem antes do início da menstruação?

Na semana anterior à menstruação, a sua pele começa a produzir mais sebo. Isso acontece porque há uma alteração no equilíbrio hormonal durante o ciclo menstrual.

  1. Durante a primeira metade do ciclo menstrual, o hormônio predominante é o estrogênio.
  2. Na metade do ciclo, os níveis de estrogênio caem e a progesterona começa a prevalecer.
  3. Os níveis de testosterona se mantêm bem constantes durante todo o ciclo, então quando o estrogênio cai, a testosterona fica relativamente mais predominante. Lembre-se que é a testosterona que controla a produção de sebo.
  4. Os níveis crescentes de progesterona podem deixar a pele com um leve inchaço, fazendo os poros se fecharem. Esse efeito de poros fechados, combinado com a maior quantidade de sebo produzida pelos níveis mais altos de testosterona, pode prender as células mortas da pele dentro dos folículos capilares.
  5. Por fim, na semana anterior à menstruação, os níveis de progesterona também diminuem, permitindo que os poros se abram e que as bactérias entrem, criando o ambiente perfeito para as espinhas do período menstrual.

A gravidez pode desencadear o surgimento de espinhas

A gravidez é outro momento de grande oscilação hormonal. No primeiro trimestre, a acne pode se tornar mais severa. Entretanto, a pele costuma melhorar durante o decorrer da gravidez. Isso pode estar relacionado aos diferentes níveis relativos ao estrogênio e à progesterona durante a gravidez.

A menopausa é outro período em que a acne pode surgir

Na época da perimenopausa e menopausa, os níveis de estrogênio no corpo começam a baixar. Pesquisadores observaram que mulheres que sofrem com espinhas durante a menopausa costumam apresentar níveis normais de andrógenos, mas níveis decrescentes de estrogênio. Essas alterações na proporção de diferentes hormônios podem estimular a produção de sebo, provocando o surgimento de acne.

1Emerging Issues in Adult Female Acne (Zeichner et al., 2017)

TRATAMENTOS PARA
ACNE HORMONAL

O uso de pílula anticoncepcional é um modo eficaz no controle de espinhas.

Essencialmente, a maioria das espinhas é desencadeada por hormônios. Embora você possa fazer algumas coisas para minimizar o desequilíbrio hormonal – como ter uma alimentação saudável ou praticar técnicas de redução de estresse – não há como evitar momentos significativos da vida como puberdade, menstruação, gravidez e menopausa.

Um hábito diário de limpar e tratar a pele com tendência à acne usando produtos eficazes, junto com o uso de produtos de maquiagem adequados, certamente ajudará muito a manter a acne sob controle. Existem também muitos produtos tópicos de tratamento que podem ajudar. Mas se a sua acne for persistente, principalmente logo antes da menstruação, pode ser hora de pensar em reequilibrar os hormônios com medicamento.

O medicamento que neutraliza o efeito de andrógenos na pele é conhecido como tratamento antiandrógeno. Um tratamento hormonal que realmente funciona no controle da acne é nada mais, nada menos que “a pílula”. As pílulas anticoncepcionais contêm estrogênio e progesterona e bloqueiam o efeito de andrógenos no corpo. Além das funções contraceptivas, a pílula também serve para reduzir a produção de sebo, com isso reduzindo poros obstruídos e espinhas.

Nem toda mulher pode, ou quer, tomar a pílula. Existem fatores de risco e a pílula pode não ser recomendada se você tiver um histórico de coágulos de sangue, pressão alta, se estiver com sobrepeso ou for fumante. Felizmente, existem diversos outros tratamentos, e o dermatologista pode recomendar diferentes possibilidades. Mas se a pílula for uma opção para você, então ela pode ser considerada para ajudar não só como método contraceptivo, mas também para controle lesões acneicas.

VERDADEIRO
OU FALSO

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

VOCÊ
SABIA?

brand-site

Produtos muito agressivos com a pele podem causar um efeito rebote, aumentando o sebo e piorando a acne. Os dermatologistas recomendam o uso de sabonetes suaves e adequados.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

EFFACLAR é uma linha completa de soluções anti-imperfeições para todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo alta eficácia e perfeita tolerância. 
  • Effaclar Gel Concentrado 60g
    Gel de limpeza facial. Limpa a pele profundamente reduzindo a oleosidade e lesões acneicas
    EFFACLAR
    CONCENTRADO
    Venha conferir
  • Effaclar Duo+ Spf30 Anti Imperfections Marks UV 40ml Moisturizer
    Cuidado corretor antiacne, previne marcas da acne e auxilia no tratamento.
    EFFACLAR
    DUO (+) SPF30
    Venha conferir
  • Effaclar Duo+ 40ml Corrective Anti Imperfections Marks Recurrence
    Cuidado corretor antiacne, previne marcas da acne e auxilia no tratamento.
    EFFACLAR
    DUO (+)
    Venha conferir

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.

VEJA TODOS OS ARTIGOS
SOBRE PELE COM TENDÊNCIA À ACNE

placeholder O ESTRESSE PODE PROVOCAR A ACNE,
QUE PODE CAUSAR DEPRESSÃO
venha conferir
placeholder TUDO SOBRE ACNE E PELE OLEOSA
venha conferir
placeholder MAQUIAGEM E
ESPINHAS
venha conferir