COMO PREVENIR
E CUIDAR DAS ESPINHAS COM UMA ROTINA DE LIMPEZA DA PELE

Article Read Duration 5 minuto(s) de leitura

Uma das perguntas mais frequentes sobre cuidados com a pele é: como se livrar das espinhas? A limpeza regular da pele com os produtos certos é imprescindível para a sua rotina de tratamento para as espinhas. É importante eliminar óleos e impurezas que obstruem os poros e acumulam bactérias, tanto de manhã quanto à noite. Tal hábito permite que a sua pele se regenere naturalmente e minimiza o risco de formação de novas espinhas.

POR ONDE COMEÇAR A ROTINA DE CUIDADOS PARA A SUA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE?
LIMPEZA MATINAL

Limpar a pele logo pela manhã ajuda a diminuir as espinhas

Durante a noite, enquanto dormimos, o sebo e as células mortas se acumulam na superfície da pele e têm o potencial de obstruir os poros, formando as condições perfeitas para o surgimento da acne. É por isso que o primeiro passo na sua rotina de tratamento para as espinhas é uma limpeza suave logo de manhã com água micelar ou sabonete antiacne. Produtos com ácido salicílico para acne proporcionam muitos benefícios. Complemente a limpeza matinal dos seus poros com um creme especial para pele com tendência à acne.

É IMPORTANTE LIMPAR
A PELE COM TENDÊNCIA À ACNE ANTES DE DORMIR

Como a limpeza da pele à noite ajuda a eliminar e prevenir a formação de espinhas?

Não importa quantas vezes você já ouviu que temos que limpar a pele todas as noites: atire a primeira pedra quem nunca foi dormir sem fazer isso! No entanto, a limpeza à noite é particularmente importante para quem tem pele com tendência à acne.

Deixar de remover o excesso de óleos, maquiagem e outras impurezas é arriscar obstruir os poros durante a noite. Poros obstruídos estimulam um acúmulo de sebo que pode causar novas inflamações. Isso, por sua vez, dificulta a regeneração da pele como um todo, inclusive a criação de novas células, o que pode levar a uma aceleração dos sinais visíveis do envelhecimento. A sua pele se regenera naturalmente enquanto você dorme. O processo de regeneração que ocorre durante a noite permite que seus produtos para cuidados da pele ou loção para espinhas façam efeito.

Sua rotina de limpeza para tratar a acne

Uma rotina rigorosa de limpeza de manhã e à noite vai reduzir a probabilidade de surgirem novas espinhas no seu rosto.

Lave bem o rosto todas as manhãs para remover o sebo e as células mortas, e à noite para remover a maquiagem e a poluição. Com o auxílio de um algodão, aplique uma solução micelar suave na pele; depois, lave o rosto com um sabonete antiacne para eliminar óleos e bactérias que se proliferam em condições oleosas. Aplique o sabonete antiacne na zona T do rosto, em volta do nariz, queixo e em qualquer região onde haja acúmulo de oleosidade; faça isso por 20 a 30 segundos. Em seguida, enxágue com água morna, não quente. Se você usa um pano de feltro ou musselina, certifique-se de que ele esteja sempre limpo. Seque o rosto suavemente com uma toalha de rosto limpa (não use a toalha com a qual você se enxuga depois do banho).

Para um melhor cuidado para as espinhas, uma máscara para pele com acne calmante é ideal para limpar os poros profundamente. Aplique a máscara uma ou duas vezes por semana.

Após a limpeza, nunca deixe de passar um hidratante adequado para a sua pele, para reidratá-la. Se você usa cremes tópicos para combater os sintomas relacionados à acne, aplique-os após a limpeza e hidratação, para que eles possam agir junto ao processo natural de regeneração da sua pele, proporcionando o máximo de benefícios.

Como escolher os hidratantes certos para acne

Se você tem acne e pele oleosa, prefira um hidratante à base d'água para evitar agravar as marcas. Porém, se a sua pele é normal ou mista, um hidratante à base de óleo é uma boa pedida, basta não aplicá-lo em excesso. Também vale a pena verificar se o seu hidratante contém glicerina, para garantir que a pele permaneça hidratada.

Devo usar ácido salicílico para tratar a acne?

Com certeza. Se a sua pele tem tendência à acne, procure usar um hidratante que contenha uma concentração moderada de ácido salicílico e LHA. As suaves propriedades esfoliantes desses ingredientes ativos vão ajudar a manter sua pele limpa.

E o tratamento para acne com retinol?

O retinol é outro excelente ingrediente ativo para tratar acne. Sua ação queratolítica remove as células mortas da superfície da pele e esfolia os poros. Isso aumenta a renovação celular, que ajuda a combater os sintomas da acne. Passar retinol antes de dormir pode ajudar bastante a evitar o surgimento de espinhas ao longo do dia. Porém, as células novas podem ser vulneráveis aos efeitos do sol, portanto, não esqueça de passar protetor solar todos os dias quando usar um creme com retinol. O retinol é um tratamento particularmente recomendado para acne na idade adulta.

3 PRODUTOS EXCELENTES PARA
ACABAR COM AS ESPINHAS

Os Laboratórios La Roche-Posay desenvolveram uma linha de produtos especializados que ajudam a atenuar a acne e prevenir espinhas. Com esses produtos, limpar a sua pele com tendência à acne é muito fácil.

Remova maquiagem, oleosidade e impurezas com um algodão limpo embebido com solução micelar.

Coloque uma noz do gel de limpeza na palma da mão e misture com água morna até fazer espuma. Espalhe a espuma massageando o rosto, dando atenção especial às áreas problemáticas. O ácido salicílico presente na fórmula elimina o excesso de óleos, deixando os poros profundamente limpos. Enxágue com água morna e seque o rosto com uma toalha limpa. 

VERDADEIRO
OU FALSO

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

EFFACLAR é uma linha completa de soluções anti-imperfeições para todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo alta eficácia e perfeita tolerância. 

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.