ECZEMA

A dermatite atópica ou eczema atópico é uma doença de pele que causa coceira e é muito comum entre bebês e crianças. Na realidade, cerca de 15-20% das crianças com menos de 7 anos têm eczema; um índice que cresceu de forma excepcional nos últimos 30 anos. Em 50% dos casos, a dermatite atópica acaba aos 5 anos, mas pode continuar até a adolescência e a fase adulta.*

*Fonte: CHU Nantes, unity of cancérology & dermatology, spécialisation atopic dermatitis, april 2015

SUAS PERGUNTAS
NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

O que é eczema?

Em bebês, o eczema causa manchas avermelhadas ásperas e escamosas, principalmente nas bochechas e no queixo. Em crianças mais velhas e adultos, as manchas de dermatite atópica se concentram principalmente no pescoço e nas dobras da pele ao redor dos cotovelos, pulsos e atrás dos joelhos.


1 quote-marks

Quais são as causas da dermatite?

Eczema é uma doença genética que atinge as famílias. A pele é constitucionalmente seca, o que significa que ela tem uma barreira de proteção enfraquecida contra alérgenos e agentes causadores de irritação, permitindo que eles penetrem na pele e causem inflamações.

1 quote-marks

A dermatite atópica coça?

Sim! A coceira, ou prurido, é uma das principais características da dermatite atópica. A barreira da superfície da pele está enfraquecida, o que significa que alérgenos e substâncias irritantes podem penetrar profundamente na pele, causando inflamação e liberando a histamina, molécula que provoca a coceira.

1 quote-marks

O eczema é uma alergia?

O eczema não é uma alergia, é uma doença atópica. Em outras palavras, ela está associada a alergias e outras doenças atópicas, como a asma e a rinite alérgica. No eczema, a barreira de proteção da pele é danificada.

1 quote-marks

Qual a causa de dermatite atópica em bebês?

A dermatite atópica é uma condição hereditária que vem de família. A pele não produz substâncias oleosas suficientes para se proteger, ficando vulnerável e suscetível a ataques de alérgenos e fatores irritantes.


VERDADEIRO
OU FALSO

DERMATITE ATÓPICA
PODE SER CONTAGIOSA.

FALSO verdadeiro ou falso

A dermatite atópica ou eczema é uma doença genética e não é contagiosa. O tratamento para os sintomas da dermatite atópica é baseado em substitutos do sabão, emolientes e corticosteróides tópicos.

A DIETA PODE
AGRAVAR A DERMATITE ATÓPICA?

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Determinados alimentos podem agir como desencadeadores do eczema e causam os surtos. Se você acha que os alimentos podem ser um fator agravante do eczema em você ou seus filhos, consulte um médico para realizar exames de sangue e testes de alergia na pele e ver se você tem alergia a diferentes alimentos (os suspeitos habituais são amendoim, leite, soja, trigo, peixe e ovos).

COÇAR O ECZEMA
ACABA COM A COCEIRA.

FALSO verdadeiro ou falso

A coceira dá início ao círculo vicioso da atopia: as unhas danificam a pele já frágil, permitindo que mais alérgenos e agentes irritantes penetrem na pele, o que causa ainda mais coceira e lesiona ainda mais a pele. O LIPIKAR Baume AP+M reconstitui os lipídios da superfície da pele, ajudando a espaçar as crises e reduzindo pela metade as coceiras noturnas.

DERMATITE ATÓPICA
DESAPARECE COM O TEMPO.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Dependendo da criança, a dermatite atópica pode durar entre alguns meses ou anos. Metade das crianças com eczema atópico quando bebês ficam curadas aos cinco anos de idade. Em alguns casos, a dermatite atópica continua na idade adulta, mas isso é impossível prever. Não existe cura definitiva para o eczema, mas ele pode ser controlado com o tratamento certo.

O QUE É
DERMATITE ATÓPICA?

Mas o que é exatamente a dermatite atópica ou eczema atópico? É uma doença em que a pele não produz os lipídios da superfície suficientes (os hidratantes naturais da pele), o que significa que sua "constituição" é seca. Como resultado, alguns alérgenos e irritantes (como sabão em pó agressivo ou ácaros domésticos) podem penetrar na pele, o que causa coceira e inflamação. 

O que é eczema? Eczema atópico faz com que áreas da pele cocem ou fiquem vermelhas, muitas vezes no rosto de bebês e nas dobras em volta dos cotovelos, pulsos e joelhos em crianças maiores.

ECZEMA
E ATOPIA

Eczema também é conhecido como "dermatite atópica" ou "eczema atópico" pois está associado a uma doença chamada atopia. Se você for atópico, isso significa que você tem uma predisposição genética para desenvolver alergias. O eczema geralmente está relacionado a outras doenças "atópicas" ou "alérgicas", como rinite alérgica e asma, além de alergias alimentares. Como eczema, a incidência da atopia está crescendo substancialmente. Em 1960, a atopia afetava 5-10% da população, hoje este número está na casa de 10-20%.

ECZEMA ATÓPICO
E QUALIDADE DE VIDA

Eczema atópico é mais do que só uma doença de pele, já que a coceira crônica ("prurido") pode ser extremamente irritante e perturbadora. Por exemplo, na escola, a coceira constante pode realmente desafiar a capacidade da criança de se concentrar. À noite, a coceira pode prejudicar o sono, causando uma grande frustração e ansiedade para as crianças e seus pais!

Felizmente, a ajuda de especialistas pode ser encontrada facilmente na farmácia. Deslize para saber sobre as principais soluções (e dicas de estilo de vida) que podem rapidamente ajudar a colocar a pele com tendência à atopia de volta à sua zona de conforto sem coceira.

Na subseção abaixo, você encontrará informações sobre o que causa o eczema atópico e como evitar isso, além de uma seção dedicada ao eczema atópico em bebês e crianças, explicando como controlar a atopia na escola, durante a prática de esportes e na hora de dormir.

Questões

VOCÊ
SABIA?

brand-site

Entre todas as doenças, a atopia é a doença com o segundo maior impacto na qualidade de vida, especialmente devido à forma como afeta a perda de sono.

Saiba mais

Fonte: estudo comparativo sobre a deterioração da qualidade de vida em crianças com doenças de pele e crianças com outras doenças crônicas durante a infância. P.E. Beattie* and M.S. Lewis-Jones. Department of Dermatology, Ninewells Hospital, Dundee DD1 9SY, U.K.*Royal Hospital for Sick Children, Yorkhill, Glasgow, U.K.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.

PREZADO(A)
LEITORES

As informações exibidas aqui destinam-se exclusivamente a fins educacionais gerais e não devem substituir o aconselhamento médico profissional. Você deve sempre procurar os conselhos de um profissional de saúde para qualquer questão médica.