3 CAUSAS INESPERADAS DA ACNE:
ESTRESSE, SOL E POLUIÇÃO

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

As principais causas da acne são hormonais, ocorrendo em momentos importantes da vida, como na puberdade, no período pré-menstrual e na gravidez. Mas a acne também tem causas menos conhecidas, como as espinhas de estresse, que é uma das principais causas da acne em adultos. Além do estresse, tanto o sol (radiação UV) quanto a poluição podem causar acne.

Dicas de ouro:

• Invista tempo em técnicas de gestão de estresse, como práticas de meditação ou mindfulness
• Use diariamente um filtro solar não comedogênico com fator de proteção acima de 30
• Lave suavemente a pele 2x ao dia com água micelar para pele oleosa
• Pergunte ao farmacêutico sobre produtos com textura antipoluição

NÃO VOCÊ NÃO ENLOUQUECEU,
A ACNE PODE SER CAUSADA POR ESTRESSE!

Sim, espinhas de estresse existem de verdade. Expedientes longos, avaliações ou prazos rigorosos, um cenário altamente competitivo... quando a vida fica difícil, a acne pode ser causada pelo estresse. Pesquisas científicas comprovam que há uma relação entre altos níveis de estresse e a gravidade da acne. A verdade é que os médicos ainda não entenderam completamente a relação entre a acne e o estresse, mas acredita-se que ela envolve os hormônios do estresse, que fazem com que a glândula sebácea produza mais óleo, transformando a pele em um terreno fértil para manchas.


Moral da história? O estresse é, de fato, uma causa da acne, especialmente da acne em adultos.

Como posso tratar a acne causada por estresse?

Se você tem espinhas de estresse, encontre um jeito próprio de relaxar: saia com seus amigos, faça academia ou fique longe das telas por um tempo - reserve na agenda um tempo para cuidar de você... a sua pele vai te agradecer por isso!

A EXPOSIÇÃO AO SOL PODE CAUSAR ACNE –
COM TRATAMENTOS PARA A ACNE USADOS À NOITE

A radiação UV é outra causa pouco conhecida da acne (pois é, dias ensolarados têm suas desvantagens!). Aliás, um dos mitos imbatíveis sobre sinais é que a luz do sol faz milagres para quem tem a pele com tendência à acne. Muito pelo contrário! Em curto prazo, um bronzeado pode deixar a sua pele mais uniforme, mas o efeito de secagem do sol faz com que a sua pele se recupere produzindo um excesso de óleo ao final das suas férias na praia. O óleo combinado com um espessamento da camada superior da pele obstrui os poros e evita que o sebo escape adequadamente. É por isso que a exposição ao sol pode causar espinhas.

O sol também é uma das principais causas de manchas marrons na pele, chamadas de hiperpigmentação pós-inflamatória ou PIH (na sigla em inglês): a pele inflamada produz pigmento de melanina marrom em resposta aos raios UV. Qual o resultado? Manchas marrons na pele, que servem apenas como lembrete das marcas do passado ☹. E isso pode acontecer tanto no verão quanto no inverno.

Moral da história? O sol modifica o comportamento da pele sendo, assim, uma causa relevante da acne. Continue a ler para descobrir como impedir que o sol agrave manchas e marcas na pele.

Como impedir que o sol deixe a minha pele com tendência à acne pior?

A pele precisa de proteção especial contra os raios UV. Por onde começar? Comece por uma proteção UV de amplo espectro, com UVA e UVB. Prefira produtos com texturas fluidas, sem óleo e não comedogênicas. O EFFACLAR Duo(+) FPS30 combina ingredientes de ponta que combatem as imperfeições com um filtro solar superleve e não comedogênico.

A POLUIÇÃO É UMA DAS PRINCIPAIS
CAUSAS DA ACNE

Quando perguntadas “o que causa acne?”, poucas pessoas pensam em fumaças de escapamento e poluição. Porém, um dos principais problemas para a pele em áreas urbanas é a poluição. Depois de mais de 15 anos de pesquisa, a La Roche-Posay identificou a poluição atmosférica como uma das causas das espinhas, principalmente da acne em adultos.

Como a poluição causa acne?

Pequenas partículas de poeira conhecidas como MP 2,5 conseguem ultrapassar a barreira protetora da pele, fazendo um estrago. Acompanhadas pelo ozônio e outros poluentes, elas desencadeiam uma reação em cadeia que começa com a oxidação do sebo na superfície da pele. Esses poluentes alteram a composição do sebo e também causam uma deficiência de vitamina C e E, dois antioxidantes naturais da pele. Esses ataques à camada protetora de lipídios da superfície da pele (a barreira da pele) causam espinhas e problemas de oleosidade, como excesso de brilho na pele, poros obstruídos, cravos, textura irregular da pele e opacidade.

Moral da história? A poluição é uma das principais causas de acne em adultos (e também pode causar espinhas em adolescentes). A pele fica mais oleosa, os cravos maiores e novas inflamações podem surgir.

Como impedir que a poluição piore a minha pele com tendência à acne?

Todo mundo tem falado sobre os perigos da poluição, mas como você pode proteger a sua pele contra esse inimigo invisível? Sua primeira defesa contra a poluição é uma limpeza inteligente. A pele precisa ser limpa toda manhã e noite, sem exceções. Aposte em uma loção que dispensa o enxágue, como o EFFACLAR Solução Micelar, de alta eficácia comprovada na remoção de micropartículas de poluição da superfície da pele.

Quer saber em qual produto de uso diário apostar para proteger a sua pele da poluição? Texturas antiadesão que impedem que as partículas poluentes fiquem presas à pele e causem espinhas são uma boa pedida inicial.

Para impedir o surgimento de espinhas por causa da poluição, não deixe de usar um filtro solar adequado para o seu tipo de pele, já que o combo raios UV + poluição é uma das principais causas da pele com tendência à acne. Busque um produto de proteção solar em textura antipoluição para impedir que partículas finas e poluentes grudem na sua pele. O EFFACLAR Duo(+) FPS30 combina ingredientes anti-imperfeições e marcas clinicamente comprovados com uma textura antiadesão e filtro solar não comedogênico, tornando-o uma escolha inteligente para quem mora na cidade e tem uma pele com tendência à acne.

1 Acta Derm Venereol. 2007;87(2):135-9. Study of psychological stress, sebum production and acne vulgaris in adolescents. Yosipovitch G, Tang M, Dawn AG, Chen M, Goh CL, Huak Y, Seng LF.

VERDADEIRO
OU FALSO

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

EFFACLAR é uma linha completa de soluções anti-imperfeições para todas as etapas do ciclo de vida das imperfeições, garantindo alta eficácia e perfeita tolerância.
  • Effaclar Agua Micelar La Roche Posay
    Solução micelar de limpeza e demaquilante para pele oleosa e sensível
    EFFACLAR
    SOLUÇÃO MICELAR ULTRA
    Venha conferir
  • Effaclar Duo+ Spf30 Anti Imperfections Marks UV 40ml Moisturizer
    Cuidado corretor antiacne, previne marcas da acne e auxilia no tratamento.
    EFFACLAR
    DUO (+) SPF30
    Venha conferir
  • Effaclar Duo+ 40ml Corrective Anti Imperfections Marks Recurrence
    Cuidado corretor antiacne, previne marcas da acne e auxilia no tratamento.
    EFFACLAR
    DUO (+)
    Venha conferir
  • Effaclar Mat Sebo Controlling Moisturizer 40ml Mattifying Anti Shine Sebum
    Hidratante para controle de sebo, antibrilho, combate poros dilatados, cuidados para pele
    EFFACLAR 
    MAT
    Venha conferir

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.