QUEIMADURAS DE PELE
E COMO CURÁ-LAS MAIS RAPIDAMENTE

As queimaduras são lesões cutâneas causadas por calor extremo. Eles também podem ser causados por produtos químicos, radiação, fricção e até mesmo frio. Quando a pele é exposta ao calor extremo, suas proteínas constituintes tornam-se desnaturadas, como se fossem “cozidas” e as células da pele morrem, resultando em uma resposta inflamatória.

Se você tiver uma queimadura superficial, primeiro passe-o sob a torneira fria por vários minutos, depois aplique um creme cicatrizante para queimaduras ou pele da farmácia, seguido de um curativo esterilizado. Por várias semanas após a queimadura, enquanto a pele está cicatrizando, ela estará frágil e sensível e exigirá cuidados de dermocosméticos específicos, como um creme cicatrizante com forte FPS, para evitar hiperpigmentação pós-inflamatória.

As queimaduras podem ser divididas em queimaduras de 1º, 2º e 3º grau, dependendo de sua profundidade. Queimaduras de 1º grau são muito superficiais, causando vermelhidão como queimaduras de sol. As queimaduras de 2º grau são mais profundas e causam bolhas e dor intensa. As queimaduras de 3º grau são de “espessura total” e destroem as fibras nervosas da pele, tornando-as indolores. A pele torna-se branca como cera ou carbonizada e pode parecer espessa e coriácea. Queimaduras de 1º e 2º graus podem ser tratadas em casa com cremes para queimaduras e curativos esterilizados, desde que não sejam extensos e não afetem a face ou uma grande articulação. Queimaduras de 3º grau requerem atenção médica urgente.

Queimaduras de 1º grau raramente causam cicatrizes. As queimaduras de 2º grau apresentam risco de formação de cicatrizes, especialmente se infectadas, mas com higiene adequada, um creme cicatrizante para a pele e um curativo esterilizado, você pode minimizar o risco de formação de cicatrizes. As queimaduras de 3º grau quase sempre deixam algum tipo de cicatriz na pele, mas isso pode ser minimizado procurando atendimento médico o mais cedo possível para receber o tratamento adequado.

O QUE É UMA QUEIMADURA?


As queimaduras são um dos acidentes domésticos mais comuns, principalmente entre crianças. Uma queimadura é um tipo de lesão em que o tecido humano - geralmente a pele - entra em contato com o calor extremo. Pode ser o calor direto de uma chama ou um líquido quente (como água ou óleo escaldante) ou um objeto quente (como o forno). As queimaduras também podem ser causadas por certos produtos químicos, como ácidos fortes, bem como radiação, fricção e até mesmo frio.

Diferentes tipos de queimaduras têm tratamentos diferentes dependendo de sua profundidade e extensão, mas para queimaduras superficiais é uma boa ideia ir à sua farmácia local e perguntar sobre cremes para queimaduras ou cremes curativos para a pele para aumentar a recuperação.

O QUE ACONTECE COM A PELE QUANDO É QUEIMADA


Quando expostas ao calor extremo, as proteínas constitutivas da pele são "desnaturadas". Isso significa que a estrutura 3D normal da molécula de proteína é desvendada. Assim alteradas, as proteínas não são mais capazes de desempenhar sua função fisiológica. É um pouco como o que acontece com a carne crua quando é cozida: sua cor, textura e características físicas são transformadas.

Quando as proteínas da pele são danificadas pelo calor, isso desencadeia uma resposta inflamatória devido à morte das células da pele.. Mensageiros químicos chamados "mediadores inflamatórios" são liberados, fazendo com que os vasos sanguíneos locais se dilatem e a pele fique vermelha.. Outras alterações na pele, como bolhas, podem ocorrer. Isso depende da profundidade ou "grau" da queimadura, que abordaremos em um minuto. Continue lendo para obter dicas sobre como curar rapidamente sua queimadura com um creme para queimaduras ou creme para a pele.

QUE CREME PARA QUEIMADURAS DEVO USAR?


OS CREMES CICATRIZANTES PODEM AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DA PELE

Se você tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, veja abaixo), seu primeiro reflexo deve ser correr em água fria por vários minutos. Isso pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor. Não use gelo, pois isso pode realmente piorar os danos.

Em seguida, você deve ir à farmácia local e pedir um creme para o cuidado de queimaduras ou pele de boa reputação. Idealmente, a fórmula deve conteringredientes ativos específicos para acelerar e otimizar a cicatrização epidérmica,, acalmar e proteger a pele e reduzir a chance de infecção..Aplique uma camada espessa de creme (considere mantê-lo na geladeira para alívio extra) e cubra a pele com um curativo esterilizado..Juntos, o creme e o curativo protegerão a queimadura.

Lembre-se de que esse conteúdo se aplica apenas a queimaduras superficiais.. Se você acha que pode ter uma queimadura de espessura total ou de “3º grau” (veja abaixo), é vital que você procure atendimento médico, pois queimaduras profundas são potencialmente perigosas.

QUAIS SÃO
OS DIFERENTES TIPOS DE QUEIMADURAS?


COMO POSSO SABER QUAL O MEU “GRAU” DE QUEIMADURA?

Existem 3 tipos de queimaduras: queimaduras de1º, 2º e 3º grau.
Veja aqui como distinguir:

Uma queimadura de primeiro grau é como uma queimadura de sol. Afeta apenas a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dolorida. As queimaduras superficiais na pele também costumam coçar devido à liberação de histamina. Além do sol, água escaldante é uma causa comum de queimaduras de primeiro grau. Esse tipo de queimadura leva de 7 a 10 dias para cicatrizar e não deixa cicatriz.
QUEIMADURAS DE 2º GRAU: MAIS PROFUNDAS, COM BOLHAS

Uma queimadura de 2º grau é um pouco mais profunda. Ao contrário da queimadura de 1º grau, que afeta apenas a epiderme, na queimadura de 2º grau a derme superficial (a camada mais profunda da pele) também é afetada. Quando isso acontece, a pele fica vermelha, mas também com bolhas (não as estale, pois isso torna a pele infecciosa). Este é o tipo de queimadura mais doloroso e geralmente é causado por óleo quente.

As queimaduras de segundo grau levam de 2 a 3 semanas para cicatrizar e geralmente não deixam cicatrizes,, a menos quevocê tenha complicações como uma infecção (que você pode evitar com o curativo certo e o creme cicatrizante da farmácia). As queimaduras de 2º grau podem, entretanto, causar alterações na pigmentação da pele, por isso é fundamental proteger a área do sol durante a cicatrização, inicialmente com curativo e posteriormente com um creme cicatrizante.


QUEIMADURAS SUPERFICIAIS SE RECUPERAM MAIS RAPIDAMENTE QUANDO TRATADAS COM CREME PROTETOR DA PELE

Tanto as queimaduras de 1º quanto de 2º grau são consideradas “queimaduras superficiais”.Normalmente, eles podem ser tratados em casa sem a necessidade de consultar um médico, mas se a queimadura for extensa ou no rosto ou sobre uma grande articulação, você deve procurar atendimento médico.

Se você tiver uma queimadura superficial, existem coisas que você pode fazer para ajudar a curar:
Utilizar compressas frias embebidas em Água Termal La Roche-Posay  para resfriar e acalmar a queimadura;

Auxiliar na recuperação da barreira cutânea com um creme reparador de renomada marca de farmácia com expertise em recuperação cutânea;

para evitar infecção ou exposição a irritantes externos;

Use um protetor solarcom FPS por várias semanas.


Clique AQUI para ver a linha de calmantes CICAPLAST da La Roche-Posay, a marca parceira do dermatologista

QUEIMADURAS DE 3º GRAU: HORA DE PROCURAR UM MÉDICO
As queimaduras de 3º grau são conhecidas como queimaduras de “espessura total” porque afetam todas as camadas da pele até a camada subcutânea conhecida como hipoderme. Por serem tão profundas, as queimaduras de 3º grau destroem as fibras nervosas da pele e, por esse motivo, costumam ser indolores. Nas queimaduras de 3º grau, a pele pode assumir uma aparência diferente:

• cor branca cerosa

• aparência carbonizada

• cor marrom escuro

• textura elevada e coriácea

Se você acha que pode ter uma queimadura de espessura total, não entre em pânico, pois há tratamentos médicos/cirúrgicos disponíveis, mas você deve ir ao departamento de emergência do hospital local, pois isso não é algo que pode ser tratado em casa.

MINHA QUEIMADURA DEIXARÁ UMA CICATRIZ?


COM O CUIDADO CORRETO, QUEIMADURAS SUPERFICIAIS NÃO DEIXAM CICATRIZ

Cicatrizes de queimaduras podem ser feias e causar sofrimento significativo. Se bem cuidadas, as queimaduras superficiais (1º e 2º grau) não costumam deixar cicatrizes. As queimaduras de primeiro grau quase nunca formam cicatrizes. As queimaduras de 2º grau podem deixar cicatrizes se infectadas, razão pela qual a higiene adequada com um limpador dermocosmético é essencial, seguida por um creme para queimaduras e um curativo esterilizado.
Para uma recuperação ideal, pergunte ao seu farmacêutico sobre cremes para queimaduras. Lembre-se, depois de uma queimadura, a pele fica sensível, frágil e precisa de proteção com produtos dermo-cosméticos específicos. Também corre o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (deixando para trás uma marca marrom escura após a exposição ao sol), portanto, certifique-se de usar um creme reparador cicatrizante e protetor solar por várias semanas após a lesão.

QUEIMADURAS DE GRANDE ESPESSURA GERALMENTE DEIXAM CICATRIZ

Infelizmente, as queimaduras de 3º grau geralmente deixam algum tipo de cicatriz na pele. Isso ocorre porque o dano é tão profundo que a pele reage produzindo colágeno denso para repor a pele perdida. Este colágeno é conhecido como tecido cicatricial. Com atenção médica precoce e tratamento adequado, você pode minimizar essa cicatriz.

COMPLICAÇÕES DAS CICATRIZES DE QUEIMADURAS

Se a sua queimadura não for tratada adequadamente, ou simplesmente se você não tiver sorte, você pode desenvolver vários tipos de cicatrizes de queimadura feias. Esses incluem:

• Cicatriz hipertrófica, onde a cicatriz é vermelha e elevada, mas permanece dentro dos limites da queimadura original;
• Contraturas, onde uma cicatriz começa a apertar e “contrair”. Isso pode ser perigoso se a cicatriz for “circunferencial”, por exemplo, ele percorre toda a volta de parte do corpo, como um dedo. Se você tiver uma queimadura circunferencial, é importante que consulte um médico o mais rápido possível;

• Cicatriz queloide, que é onde a cicatriz se torna espessa e volumosa, crescendo além dos limites da queimadura original. As queimaduras da cicatriz queloide costumam causar coceira.

Cada uma dessas condições tem seus próprios tratamentos específicos, que você pode discutir com seu médico.
Uma dica valiosa? Procure atendimento médico assim que queimar a pele se achar que tem uma queimadura de 3º grau ou se a queimadura superficial for extensa, no rosto ou sobre uma grande articulação. A maioria das queimaduras superficiais pode ser tratada em casa com compressas embebidas em água termal fria, um bom creme de recuperação e curativos esterilizados da farmácia.
Clique AQUI para descobrir a linha completa de calmantes para a pele da marca especializada em farmácias La Roche-Posay.

VERDADEIRO
OU FALSO

SUA PELE FICA SECA
QUANDO VOCÊ ESTÁ DOENTE.

VERDADEIRO

Resfriados e gripes sugam a umidade de nossa pele, deixando-a seca e sem brilho. As próprias doenças, juntamente com os medicamentos que estamos tomando e o fato de muitos de nós estarmos acamados, fazem com que a pele fique sem umidade.
Leia mais

UMA QUEIMADURA DE 1º GRAU
É COMO UMA QUEIMADURA DE SOL

VERDADEIRO

Uma queimadura de primeiro grau é como uma queimadura de sol. Afeta apenas a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dolorida. As queimaduras superficiais na pele também costumam coçar devido à liberação de histamina.
Leia mais

CHEILITIS É O TERMO CIENTÍFICO
PARA LÁBIOS RACHADOS.

VERDADEIRO

Cheilitis é outro nome para lábios rachados. Os lábios ficam secos e escamosos, e podem surgir rachaduras verticais dolorosas. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Essa secura causa sensações desagradáveis de queimação.
Leia mais

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

CICAPLAST é uma linha multifuncional que acalma irritações, repara e protege a função de barreira da pele. Adaptado para peles sensíveis irritadas, é também a linha especializada para a recuperação da pele.
  • Cicaplast Baume 5 40 ml Packshot
    Cuidado multirreparador calmante. Hidrata, acalma e repara a barreira cutânea da pele.
    CICAPLAST BAUME B5:
    Venha conferir

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

Mulher com um produto no rosto | La Roche-Posay

PRODUTOS 100%
HIPOALERGÊNICOS

Ver mais
Um pré-requisito = nenhuma reação alérgica. Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula.
Produto La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM
PELES SENSÍVEIS

Ver mais