COMO MELHORAR A CICATRIZAÇÃO
E COMO SABER SE ALGO ESTÁ ERRADO

Article Read Duration 5 minuto(s) de leitura

Cicatrizes recentes precisam de cuidados especiais para garantir uma boa cicatrização. Para cuidar bem da sua, siga alguns passos simples:

  • Limpe suavemente sua cicatriz diariamente com um gel de limpeza próprio para otimizar o processo de cicatrização;
  • Evite esticar a pele, pois isso pode fazer a cicatriz ficar alargada ou estourar seus pontos;
  • Certifique-se de remover seus pontos no tempo certo;
  • Use um creme adequado para ser aplicado em cicatrizes para massagear pelo menos uma vez ao dia;
  • Proteja sua cicatriz com um protetor solar com FPS de muito alta proteção;
  • Procure atendimento médico nas seguintes situações: sangramento intenso, formação de pus, vermelhidão ou dor excessiva.

     

EXISTEM QUATRO
TIPOS DE CICATRIZES

  • CICATRIZES NORMAIS que são macias, planas e próximas da cor da sua pele;
  • CICATRIZES ATRÓFICAS nas quais o tecido é oco e cavado. Normalmente causada por cicatriz de acne ou catapora e pode afetar qualquer pessoa;
  • CICATRIZES HIPERTRÓFICAS que são duras, vermelhas e elevadas ou inchadas;
  • CICATRIZES QUELOIDES que são duras, volumosas e se estendem além dos limites da ferida original.

As cicatrizes hipertróficas e queloides são mais comuns em pessoas de ascendência africana, embora qualquer pessoa possa desenvolver esses tipos de cicatrizes, principalmente no peito e nas orelhas. Se a sua cicatriz se enquadrar em uma dessas duas últimas categorias, há tratamentos para cicatrizes disponíveis, consulte seu dermatologista para aconselhamento. Em todos os casos, uma boa rotina de cuidados com a pele com as cicatrizes ajudará você a obter o melhor resultado possível após uma cirurgia ou lesão.

CUIDADOS COM CICATRIZES:
SUA ROTINA IDEAL DE RECUPERAÇÃO DE CICATRIZES


1. MANTENHA SUA CICATRIZ LIMPA PARA EVITAR INFECÇÃO

Quando se trata de cuidados e prevenção de cicatrizes, a limpeza é indispensável. Depois de tirar os pontos, limpe suavemente a cicatriz pelo menos uma vez por dia ou sempre que estiver exposta a um ambiente sujo ou empoeirado. Use um gel de limpeza próprio para pele fragilizada, que seja hipoalergênico e suave.

Não use desinfetantes como peróxido de hidrogênio em sua cicatriz, pois isso pode matar novas células da pele e atrasar a cicatrização.

Clique AQUI para ver o Toleriane Caring Wash para limpar suavemente sua pele sensibilizada.


2. EVITE ESTICAR A PELE DURANTE O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

A cicatrização leva tempo. Para evitar cicatrizes  inestéticas, há certas atividades que você deve evitar. Puxar a pele pode resultar em uma cicatriz ampla ou, até mesmo, "estourar os pontos" fazendo com que sua cicatriz reabra. Evite atividades que coloquem tensão excessiva em sua cicatriz (como levantar pesos pesados ou certos esportes) por várias semanas após a cirurgia. Você também deve evitar roupas que que provocam atrito na pele na pele que está cicatrizando.


3. CERTIFIQUE-SE DE RETIRAR SEUS PONTOS NA HORA CERTA

Os pontos são uma parte crucial do processo de cicatrização. Um aspecto fundamental da sua rotina de cicatrização é garantir que eles sejam removidos no momento apropriado. Se muito cedo, sua cicatriz pode reabrir, se muito tarde podem deixar marcas. Não saia do consultório do seu médico sem instruções claras sobre quando e como remover seus pontos (caso não sejam dissolúveis).


4. USE UM BOM CREME PARA AJUDAR NA RECUPERAÇÃO DA SUA PELE 

Como parte de sua rotina de cuidados e prevenção de cicatrizes, escolha um bom creme para cuidar das cicatrizes. O tipo de creme que você deve procurar precisa ajudar a acalmar e promover a restauração. Você pode começar a usá-lo assim que a cicatriz estiver fechada e seca.


5. COMBINE SEU CREME PARA CICATRIZES COM TÉCNICAS DE MASSAGEM

A massagem pode otimizar o processo de cicatrização: certifique-se de fazer pelo menos uma vez por dia. A massagem aumentará as chances de um resultado melhor por estimular uma cicatrização limpa e saudável.


6. MANTENHA SUA CICATRIZ LONGE DO SOL

A proteção solar é a parte mais importante da rotina de cuidados com as cicatrizes. Cicatrizes recentes são propensas a pigmentação escura se expostas à radiação UV, então opte por uma proteção solar muito alta (FPS50+).

SOS CICATRIZ:
A MINHA CICATRIZAÇÃO ESTÁ NORMAL?

A cicatrização é um processo que envolve várias etapas. Continue lendo para descobrir o que é normal e o que é um sinal de alerta.


MINHA CICATRIZ ESTÁ SANGRANDO

É normal que uma ferida em cicatrização sangre um pouco. Simplesmente aplique pressão com um pedaço limpo de gaze até que o sangramento pare – se não parar, você precisará consultar seu médico ou ir ao pronto-socorro, pois pode precisar de pontos. Se sua ferida já teve pontos e reabriu (isso é chamado de deiscência), você precisará consultar seu médico para evitar uma cicatriz alargada. Se as cicatrizes antigas reabrirem e começarem a sangrar, isso pode ser devido a uma deficiência nutricional, consulte seu médico para aconselhamento.


MINHA CICATRIZ ESTÁ COM SECREÇÃO

É normal que as feridas em cicatrização secretem um fluido claro, chamado líquido seroso, por vários dias ou até semanas, dependendo da área. Mas se sua ferida começar a formar pus branco/amarelo, isso é um sinal de infecção e você precisará consultar seu médico para saber se precisa de antibióticos.

MINHA CICATRIZ ESTÁ COÇANDO

A cicatriz pode coçar por vários anos. Nos estágios iniciais da formação da cicatriz, a ferida é inflamada, liberando mediadores inflamatórios (mensageiros químicos), incluindo a molécula da coceira, a histamina. Os mediadores estimulam os nervos na pele circundante. À medida que a cicatriz se fecha, a força mecânica também estimula os receptores de coceira. Com o tempo, essa sensação diminuirá lentamente, mas a massagem diária com um creme adequado para cicatrizes acelerará o processo.


A MINHA CICATRIZ ESTÁ DOLORIDA

Quando uma ferida é profunda o suficiente para deixar uma cicatriz, fibras nervosas também podem ser danificadas. Isso pode levar a sensações de queimação ou dor, em um fenômeno conhecido como “dor neuropática”. A massagem com um creme para cicatrizes pode ajudar, mas isso geralmente desaparece por conta própria à medida que as fibras nervosas se curam e crescem novamente. Também pode ser tratado com certos medicamentos, como amitriptilina. Consulte o seu médico se estiver desconfortável com a dor.


MINHA CICATRIZ ESTÁ ROSA OU VERMELHA

É normal que cicatrizes novas sejam rosadas ou vermelhas, isso faz parte do processo natural de cicatrização do corpo. À medida que o tecido em cicatrização se regenera, vasos sanguíneos são formados para alimentar o tecido e o influxo de células. A vermelhidão deve desaparecer por conta própria, mas se sua cicatriz continuar vermelha após vários meses, você pode tentar um bom creme para cicatrizes para promover a cicatrização. Em casos mais extremos, você pode consultar um médico para perguntar sobre os melhores tratamentos para cicatrizes, como adesivos de silicone, injeções de esteroides, luz intensa pulsada (LIP) e tratamentos a laser. A revisão cirúrgica da cicatriz também é uma possibilidade.


MINHA CICATRIZ ESTÁ PRETA

A resposta natural do organismo a uma ferida é gerar inflamação intensa, com liberação de múltiplos mediadores inflamatórios (mensageiros químicos). Essas substâncias podem estimular a atividade de células produtoras de pigmento chamadas melanócitos, resultando em pigmentação marrom ou preta dentro ou ao redor da cicatriz (hiperpigmentação pós-inflamatória, HPI). Esse fenômeno é mais comum em peles mais escuras, mas pode ser evitado ou reduzido usando um FPS alto na ferida em cicatrização.

VERDADEIRO
OU FALSO

True-or-false-visual-1

SUA PELE FICA MAIS SECA QUANDO VOCÊ ESTÁ DOENTE.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Resfriados e gripes removem a hidratação da sua pele, deixando-a seca e sem brilho. As próprias doenças, juntamente com os medicamentos que tomamos e o fato de ficarmos acamados, levam a pele a perder a hidratação.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

UMA QUEIMADURA DE 1º GRAU É IGUAL A UMA QUEIMADURA DE SOL

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Uma queimadura de 1º grau é como uma queimadura de sol. Afeta apenas a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dolorida. As queimaduras superficiais da pele também costumam coçar devido à liberação de histamina.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-3

QUEILITE É A PALAVRA CIENTÍFICA PARA LÁBIOS RACHADOS.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Queilite é outro nome para lábios rachados. Os lábios ficam secos e escamam, e podem desenvolver rachaduras verticais dolorosas. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Esta secura provoca sensações de queimadura desagradáveis.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

LAMBER LÁBIOS RACHADOS É UMA BOA IDEIA.

FALSO WRONG-ANSWER

Pessoas com lábios secos e rachados costumam lambê-los com frequência e cutucar ou morder a pele que está descamando. É tão tentador, não é, mas isso só agrava a situação, livrando a pele de sua camada protetora natural e desencadeando um ciclo vicioso.
SAIBA MAIS