COMO MELHORAR
O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE TATUAGEM

Article Read Duration 7 minuto(s) de leitura

Você mergulhou e adquiriu sua primeira peça de arte corporal. Agora você deseja mantê-lo com uma aparência fabulosa para sempre. Para garantir a cor vívida, a forma definida e o poder de permanência da sua tatuagem, como você cuida dela durante os primeiros 30 dias é crucial. Enquanto sua tatuagem está cicatrizando nas primeiras 4 semanas:


  •Garanta uma boa higiene limpando com um produto de limpeza para a pele, suave e calmante duas vezes ao dia
  •Utilize um creme cicatrizante calmante para tatuagem para acalmar e proteger contra hiperpigmentação pós-inflamatória (descoloração marrom da tatuagem), como o Cicaplast Baume B5
  •Enquanto sua tatuagem está cicatrizando, evite jacuzzis, saunas e piscinas, pois são fontes potenciais de infecção
  •Use roupas macias e soltas para evitar atrito
  •Evite tocar ou arranhar sua tatuagem, pois isso pode prejudicar sua definição nítida

A longo prazo, continue a cuidar de sua tatuagem com hidratação regular e proteção solar diária para mantê-la com aparência nítida e protegê-la contra o desbotamento da cor.

O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ FAZ UMA TATUAGEM?

PARA SABER COMO AS TATUAGENS CICATRIZAM, VOCÊ PRECISA SABER ANTES COMO FUNCIONAM AS TATUAGENS

Sua pele é composta por três camadas essenciais:

A epiderme externa fornece uma barreira protetora. A camada intermediária – a derme – é onde todas as suas glândulas sudoríparas, folículos pilosos e terminações nervosas fazem suas coisas. E por último, a camada subcutânea contém gordura e tecido conjuntivo que une a pele ao resto do corpo.

Os tatuadores usam agulhas minúsculas revestidas de pigmento para penetrar repetidamente através da epiderme na segunda camada da pele, a derme.

A precisão deve ser fundamental – se sua tatuagem for muito rasa, a tinta será quebrada pelos processos normais de regeneração da sua pele, e sua tatuagem logo ficará borrada e desbotada. Se ela for muito profunda, os pigmentos podem se espalhar pelas camadas subjacentes da pele de maneira descontrolada, fazendo com que sua tatuagem perca a definição. Mas, se a penetração da agulha na pele for correta, a sua tatuagem manterá sua intensidade e clareza por muito tempo, desde que seja devidamente cuidada.


A CICATRIZAÇÃO DA TATUAGEM

CUIDADOS COM A PELE E HIGIENE SÃO AS CHAVES PARA UMA BELA TATUAGEM

Vamos ser sinceros, perfurar repetidamente sua pele com agulhas de tinta é um processo invasivo e seu corpo não gosta disso! E quando isso acontece, a primeira resposta do corpo é enviar um exército de glóbulos brancos para tentar remover a tinta. Felizmente, as partículas de pigmento são maiores que os glóbulos brancos, portanto, seu corpo falha em sua missão e a maior parte da tinta é deixada exatamente onde foi colocada, na derme. É por isso que as tatuagens duram muitos e muitos anos.

A reação do seu corpo ao ser esfaqueado com uma agulha fará com que a área tatuada fique vermelha, inche e, eventualmente, forme crostas. Como com qualquer outro tipo de ferida, é importante saber como cuidar de sua tatuagem durante o tempo de cicatrização natural de 2 a 4 semanas..


ETAPA 1 DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DA TATUAGEM –

SEMANA 1: MANTENHA A SUA TATUAGEM SEMPRE LIMPA

Assim que o seu/sua tatuador(a) finalizar o trabalho, ele(a) irá imediatamente limpar e higienizar a área tatuada. Em seguida, irá enfaixá-la ou embrulhá-la para protegê-la contra infecção (o que poderia causar cicatrizes na tatuagem), dando dicas para a remoção dessa proteção inicial após alguns dias. É bem provável que sua tatuagem comece a escorrer um fluido que é uma mistura de plasma, sangue e tinta.

Assim que o seu/sua tatuador(a) finalizar o trabalho, ele(a) irá imediatamente limpar e higienizar a área tatuada. Em seguida, irá enfaixá-la ou embrulhá-la para protegê-la contra infecção (o que poderia causar cicatrizes na tatuagem), dando dicas para a remoção dessa proteção inicial após alguns dias. É bem provável que sua tatuagem comece a escorrer um fluido que é uma mistura de plasma, sangue e tinta.

A higiene é primordial nesta fase, porém tome banhos curtos - a imersão em um banho quente interfere na formação de crostas e aumenta o tempo de cicatrização da sua tatuagem. Você também deve evitar ambientes potencialmente contaminados - saunas, jacuzzis, piscinas ou espaços empoeirados - uma vez que todos apresentam um risco aumentado de infecção.

No final da primeira semana, sua tatuagem terá começado a formar crostas. Enquanto sua tatuagem está cicatrizando, é importante evitar roupas ásperas ou apertadas que possam interferir no processo de cicatrização. Mantenha a sua pele macia e sem apertos nas primeiras duas semanas.

FIQUE ATENTO À SINAIS DE PERIGO COM A SUA PELE E SEU CORPO

Nos primeiros dias é normal sentir dor leve, coceira e vermelhidão. É importante e essencial coonsultar um médico se:

  • A dor no local da tatuagem for forte
  • Voce se sentir febril ou geralmente mal
  • A vermelhidão estiver se espalhando para outras áreas próximas à sua tatuagem
  • Sua tatuagem está escorrendo pus branco ou amarelo

ETAPA 2 DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DA TATUAGEM

SEMANA 1: NÃO COCE A SUA PELE

Quando a sua pele começa a cicatrizar, é normal que ela comece a ficar tensa e com coceira. Aqui está o nosso conselho mais importante: Não coce ou arranhe a região tatuada!

Use um creme calmante, como o Cicaplast Baume B5, experimente um spray de água termal refrescante, pratique a respiração meditativa, fique de cabeça para baixo, use luvas...

Durante esse tempo, as crostas começarão a cair sozinhas e sua pele começará a descamar e descascar. Mais uma vez, resista ao desejo de retirar as tiras de pele descascadas. Apenas mantenha sua rotina de limpeza e cuidados com a pele da tatuagem e deixeo proceso fluir naturalmente.

Enquanto sua tatuagem está cicatrizando, ela corre o risco de desenvolver pigmentação escura se exposta ao sol. Isso é conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória. Quando as crostas se soltarem, minimize o risco de danos UV usando proteção solar (isso funciona melhor do que cobrir a área, pois as roupas podem causar atrito).

ETAPA 3 DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DA TATUAGEM

CONTINUE A CUIDAR BEM DA PELE

A essa altura, a maioria das crostas e da pele descascada já terão caído. Nesta fase, sua tatuagem pode parecer decepcionantemente maçante, e isso ocorre porque ainda há uma fina camada de células mortas da pele a serem eliminadas. Pode parecer tentador pegar uma escova e dar um polimento na sua tatuagem, mas não faça isso!

Se você cuidar da pele com um creme cicatrizante e hidrante e garantir a proteção solar da pele, esse véu final da pele será perdido por processos naturais e, em poucas semanas, sua bela tatuagem será revelada em todo o seu brilho e glória.

As cores da tatuagem não são resistentes à luz. A radiação ultravioleta quebra o pigmento em partículas menores que são então levadas pelos glóbulos brancos do seu corpo, e isso faz com que as tatuagens desapareçam com o tempo. A queimadura solar é o pior inimigo da sua tatuagem*. Se você permitir que sua pele queime e descasque, a tinta se degradará muito rapidamente e sua tatuagem logo precisará de um retoque. Portanto, é aconselhável adquirir o hábito de usar um proteção solar todos os dias, para proteger sua tatuagem do sol.

*A queimadura solar também aumenta o risco de desenvolver câncer de pele. Para saber mais sobre como se proteger do sol, clique AQUI.

RELEMBRE AS DICAS DE OUROS PARA O CUIDADO DA SUA TATUAGEM

  • Use um gel de limpeza suave para manter sua tatuagem limpa
  • Evite ambientes potencialmente contaminados – saunas, jacuzzis, piscinas ou espaços empoeirados apresentam um risco aumentado de infecção
  • Tome banhos curtos e mornos
  • Não coce a sua pele!
  • Evite roupas apertadas ou ásperas – o atrito pode causar crostas excessivas e perda de definição da tatuagem
  • Hidrate a sua pele como se fosse sua religião! A secura pode causar descamação e desbotamento na região da tatuagem
  • Beba água
  • Use bastante proteção solar - os raios UV podem desbotar sua tinta

ESCOLHA OS PRODUTOS CERTOS PARA CICATRIZAR SUA TATUAGEM

TOLERIANE CARING WASH é um creme de limpeza suave, calmante e seguro para usar em peles sensíveis ou sensibilizadas

CICAPLAST BAUME B5 é um creme multirreparador calmante multi-indicações, ideal para o corpo e o rosto

  1. Repara a pele, auxiliando no processo de cicatrização e renovação natural da área tatuada
  2. Hidrata intensamente as áreas ressecadas ou sensibilizadas
  3. Acalma, diminuindo a sensação de desconfortos

Clique AQUI para conhecer CICAPLAST BAUME B5

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

CICAPLAST é um creme multirreparador calmante que repara, acalma, hidrata, ideal para o corpo e o rosto. Rico em ingredientes suavizantes e restauradores, como pantenol, manteiga de karité, madecassoside e Água Termal da La Roche-Posay. A linha CICAPLAST é adaptada para peles sensíveis ou sensibilizadas, expert na recuperação e proteção da função de barreira da pele.

  • Thermal Spring Water 300ml Soothing Softening Anti Oxidant
    Um cuidado diário essencial para pele sensível, mesmo nas mais frágeis: recém-nascidos, crianças, adultos, grávidas.
    ÁGUA TERMAL
    Venha conferir

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

PRODUTOS 100% HIPOALERGÊNICOS

Ver mais
Um pré-requisito = nenhuma reação alérgica. Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula.
Produto La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL, NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO EM PELES SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis:
reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.