Acne como causadora das espinhas
A acne é a doença causadora das espinhas. Ela aparece quando os folículos pilosos ficam tampados devido a junção de vários fatores, como excesso de produção de oleosidade pela pele, desregulação hormonal, além do acúmulo de bactérias, e de células e tecidos mortos. Com isso, são formadas inflamações e erupções na pele, que são as espinhas.
As espinhas podem atingir áreas do corpo como o pescoço, peito, ombros e costas, mas são mais comuns no rosto.
Elas também são mais recorrentes na adolescência e em pessoas com pele oleosa. Porém, existem diversos fatores que aumentam a possibilidades da formação de espinhas.
A verdade é que ninguém está totalmente livre da acne. Por isso, é importante conhecer os fatores que agravam a possibilidade de formação de espinhas e saber os cuidados diários para preveni-los.
Fatores que favorecem o aparecimento de espinhas
1. Limpeza incorreta da pele:
Não ter hábitos corretos de limpeza diária da pele do rosto facilita o acúmulo de oleosidade. Consequentemente, os poros são obstruídos, o que favorece o aparecimento de espinhas.
Por isso, é fundamental ter ao menos uma rotina básica de skincare, lavando o rosto no mínimo duas vezes ao dia, sendo uma vez de manhã e outra à noite, e complementando com hidratação e proteção solar adequada.
Além disso, comprar produtos que sejam feitos especificamente para peles oleosas é uma prática fundamental para evitar o aparecimento de espinhas, já que opções mais gordurosas podem não ser boas para peles com tendência à acne.
Para te auxiliar com isso, a La Roche-Posay conta com a linha Effaclar, que é completa em produtos para cuidados com peles oleosas e com tendência à acne. Confira a lista e encontre a solução mais adequada para o seu momento.
2. Não retirar a maquiagem
O acúmulo de maquiagem na pele causa a obstrução dos poros e facilita a formação de espinhas. Por isso, é fundamental que ela seja retirada assim que possível.
Em todo este processo, é fundamental também que você compre produtos específicos para peles oleosas, à base de água, seja a maquiagem que você vai usar, a água micelar demaquilante ou os outros produtos de sua rotina diária de skincare.
3. Alimentação inadequada
Alguns tipos de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como leite, doces e frituras podem aumentar as chances de formação de espinhas, já que alteram a produção hormonal e estimulam as inflamações na pele.
Se atente à sua alimentação e opte por uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, ômega-3 e água, pois têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
4. Exposição solar
A exposição excessiva ao sol pode facilitar a formação de acne, já que os raios UV podem acelerar as inflamações e produção de oleosidade na pele.
Por isso, evite se expor ao sol em horários com maior incidência de radiação - entre 10h e 16h – e se precisar realizar alguma atividade, se certifique de usar a proteção solar adequada, com produtos que te ajudem neste objetivo.
Outros fatores específicos
Alguns outros fatores que favorecem o aparecimento de acne e estão entre as causas de espinhas são específicos para algumas pessoas, como doenças hormonais, reação a medicamentos, predisposição genética e período de gravidez.
Nestes casos, é fundamental a procura por um médico dermatologista para um melhor direcionamento de como tratar estas condições especificamente e ter a indicação dos tipos de produtos adequados.