O QUE CAUSA AS ESPINHAS? SAIBA OS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA O APARECIMENTO DA ACNE

 

As espinhas são para muitos um grande pesadelo. De forma geral, porém, as pessoas não têm ao certo a noção do que causa as espinhas e qual a melhor forma de se prevenir para evitá-las e tratá-las de forma adequada. Confira abaixo os principais motivos para o aparecimento destas inflamações na pele e algumas dicas de hábitos e produtos que vão ajudar a preveni-las.

Acne como causadora das espinhas

A acne é a doença causadora das espinhas. Ela aparece quando os folículos pilosos ficam tampados devido a junção de vários fatores, como excesso de produção de oleosidade pela pele, desregulação hormonal, além do acúmulo de bactérias, e de células e tecidos mortos. Com isso, são formadas inflamações e erupções na pele, que são as espinhas.

As espinhas podem atingir áreas do corpo como o pescoço, peito, ombros e costas, mas são mais comuns no rosto.

Elas também são mais recorrentes na adolescência e em pessoas com pele oleosa. Porém, existem diversos fatores que aumentam a possibilidades da formação de espinhas.

A verdade é que ninguém está totalmente livre da acne. Por isso, é importante conhecer os fatores que agravam a possibilidade de formação de espinhas e saber os cuidados diários para preveni-los.

Fatores que favorecem o aparecimento de espinhas

1. Limpeza incorreta da pele:

Não ter hábitos corretos de limpeza diária da pele do rosto facilita o acúmulo de oleosidade. Consequentemente, os poros são obstruídos, o que favorece o aparecimento de espinhas.

Por isso, é fundamental ter ao menos uma rotina básica de skincare, lavando o rosto no mínimo duas vezes ao dia, sendo uma vez de manhã e outra à noite, e complementando com hidratação e proteção solar adequada.

Além disso, comprar produtos que sejam feitos especificamente para peles oleosas é uma prática fundamental para evitar o aparecimento de espinhas, já que opções mais gordurosas podem não ser boas para peles com tendência à acne.

Para te auxiliar com isso, a La Roche-Posay conta com a linha Effaclar, que é completa em produtos para cuidados com peles oleosas e com tendência à acne. Confira a lista e encontre a solução mais adequada para o seu momento.

 

2. Não retirar a maquiagem

O acúmulo de maquiagem na pele causa a obstrução dos poros e facilita a formação de espinhas. Por isso, é fundamental que ela seja retirada assim que possível.

Em todo este processo, é fundamental também que você compre produtos específicos para peles oleosas, à base de água, seja a maquiagem que você vai usar, a água micelar demaquilante ou os outros produtos de sua rotina diária de skincare.

 

3. Alimentação inadequada

Alguns tipos de alimentos ricos em carboidratos e gorduras, como leite, doces e frituras podem aumentar as chances de formação de espinhas, já que alteram a produção hormonal e estimulam as inflamações na pele.

Se atente à sua alimentação e opte por uma dieta rica em frutas, legumes, verduras, ômega-3 e água, pois têm efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

 

4. Exposição solar

A exposição excessiva ao sol pode facilitar a formação de acne, já que os raios UV podem acelerar as inflamações e produção de oleosidade na pele.

Por isso, evite se expor ao sol em horários com maior incidência de radiação - entre 10h e 16h – e se precisar realizar alguma atividade, se certifique de usar a proteção solar adequada, com produtos que te ajudem neste objetivo.

Outros fatores específicos

Alguns outros fatores que favorecem o aparecimento de acne e estão entre as causas de espinhas são específicos para algumas pessoas, como doenças hormonais, reação a medicamentos, predisposição genética e período de gravidez.

Nestes casos, é fundamental a procura por um médico dermatologista para um melhor direcionamento de como tratar estas condições especificamente e ter a indicação dos tipos de produtos adequados.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.