TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
PROTEÇÃO CONTRA RAIOS UVA E UVB

Article Read Duration 8 minuto(s) de leitura

Os raios UVA penetram na pele profundamente e causam problemas como manchas de pigmento escuro, alergia solar e envelhecimento prematuro, enquanto os raios UVB são responsáveis por queimaduras e bronzeamento. Porém, ambos aumentam seu risco de câncer de pele. Uma proteção eficaz deve filtrar os UVA e UVB e você pode dizer o quão forte é sua proteção solar, observando sua classificação SPF para raios UVB e sua classificação PPD para UVA. Os produtos de proteção solar mais avançados integram anti-oxidantes como a Baicalina para uma proteção UVA reforçada. A linha Anthelios de La Roche-Posay oferece proteção adequada até mesmo para as peles mais sensíveis.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RAIO
UVA E UVB?

Os raios UV representam apenas 5% dos raios solares que atingem a terra, mas são muito poderosos. Existem vários tipos! Enquanto os raios UVC são geralmente bloqueados pela camada de ozônio, os raios UVA e UVB chegam à terra e têm um efeito negativo sobre a pele.

UVA: O "A" É COMO"ALERGIAS" OU "AGEING" ("envelhecimento", em inglês) Ocorrendo durante todo o ano, mesmo em dias nublados, os raios UVA representam 95% dos raios ultravioletas que tocam a superfície da terra. É bom ter muito cuidado porque eles são muito resistentes, podem atravessar as nuvens, vidro e a epiderme. Ao contrário dos raios UVB, que causam queimaduras, os raios UVA podem penetrar muito profundamente dentro da pele, alcançando as células da derme (camada mais profunda da pele) e produzindo radicais livres, causando danos a longo prazo e provocar:
  • Fotoenvelhecimento: as estruturas de suporte da pele (fibras de colágeno e elastina) são modificadas resultando em um efeito de afrouxamento e formação de rugas.
  • Intolerância solar:chamada também de alergia solar, causa vermelhidão, prurido e erupção cutânea.
  • Distúrbios de pigmentação e manchas escuras.
  • Desenvolvimento de câncer de pele.

CliqueAQUI para saber mais sobre proteção contra raios UVA.

UVB: O "B" É COMO "BRONZEAR" OU "BURNS" ("queimaduras", em inglês)

Ao contrário dos UVA, os raios UVB são parados por nuvens e vidros, mas podem penetrar na epiderme. Eles são responsáveis pelo bronzeamento, mas também por queimaduras solares, reações alérgicas ao sol e câncer de pele.
CliqueAQUIpara saber mais sobre proteção contra raios UVB.

Já que você entendeu que é importante proteger a pele tanto dos raios UVA, quanto dos UVB,
cliqueAQUI para obter informações sobre como escolher o protetor solar correto.

O QUE SÃO
RAIOS UVA LONGOS?

RAIO UVA LONGO: UM PERIGO SEMPRE PRESENTE E INVISÍVEL

Durante todo o ano, sem nos darmos conta, estamos constantemente expostos a raios UVA longos, isso é conhecido como exposição passiva. Estes raios solares podem viajar através das nuvens, do vidro e até mesmo da epiderme até a derme (camada mais profunda da pele).

QUAIS SÃO OS EFEITOS DOS RAIOS UVA LONGOS?

Quanto mais longos os raios UVA, mais profundamente eles penetram na pele. Muitas vezes causam danos à pele que podem ser irreversíveis:

  • Pigmentação e distúrbios de cor, como manchas escuras e pele acinzentada.
  • Alergias e intolerâncias ao sol: como todos os raios UV, os raios UVA longos podem desencadear o aparecimento de vermelhidão, manchas na pele e prurido. Clique AQUI para saber mais sobre alergias ao sol.
  • Fotoenvelhecimento ou envelhecimento prematuro: redução da elasticidade da pele e afrouxamento, o que favorece o aparecimento de rugas.

Os raios UVA longos constituem 75% de toda radiação UV, portanto qualquer bom produto de proteção solar deve proporcionar uma cobertura UVA-UVB de amplo espectro para defender até contra os UVA longos.

O QUE OS NÚMEROS
NO RÓTULO DO PROTETOR SOLAR SIGNIFICAM?

ENTENDENDO OS FATORES DE PROTEÇÃO SOLAR

Escolher o protetor solar correto pode ser muito difícil! Com os diferentes nomes, números e abreviações (SPF, PPD), nem sempre é fácil encontrar o que você precisa. Então, o que você precisa saber para obter a melhor proteção?

PROTEÇÃO UVB: O SISTEMA SPF

A proteção UVB é medida usando o sistema chamado FPS (Fator de Proteção Solar), a fim de evitar queimaduras solares, você precisa escolher o FPS correto. Ele é indicado em todos os protetores solares e há quatro níveis de proteção: baixo (fator 6 a 10), médio (15 a 25), alto (30 a 50) e muito alto (50+). Mas o que significam realmente estes números de FPS em protetores solares?

Vamos dar um exemplo:
Digamos que a Laura é uma pessoa de pele clara que normalmente pode ficar ao sol por 10 minutos antes de se queimar.

Se ela aplicar um protetor com FPS 10, o tempo de queima é multiplicado pelo fator de proteção solar de 10, assim ela poderá permanecer ao sol por 10 x 10 = 100 minutos antes da se queimat.

Mas tenha em mente que ela precisaria aplicar uma camada generosa e uniforme para ser protegida. Como regra geral, você provavelmente vai precisar de mais creme do que pensa. Uma quantidade do tamanho de uma bola de golfe para todo o corpo é uma boa dica.

PROTEÇÃO UVA: O SISTEMA PPD

A proteção UVA tem seu próprio sistema, chamado PPD (traduzindo do inglês: escurecimento persistente do pigmento), para medir a proteção. Assim como no SPF, um PPD mais elevado significa uma proteção mais forte e mais longa contra os efeitos nocivos dos raios UVA. O sistema funciona da mesma forma que o sistema SPF, portanto um PPD 10 significa que levará cerca de 10 vezes mais tempo para que a pele fique vermelha em comparação com a pele desprotegida. Novamente, pense em "mais é mais" quando se trata de aplicação de protetor solar.

DIFERENTES FOTOTIPOS REAGEM
MAIS OU MENOS RÁPIDO PARA O SOL

Enquanto algumas peles se bronzeam facilmente, outras são mais frágeis e precisam de um fator de proteção alto para a pele ficar mais bem protegida. Entretanto, o produto deve ser reaplicado a cada 2 horas, ou após nadar ou suar intensamente.

QUAL É O MEU FOTOTIPO?

O fototipo é uma classificação que reflete como a pele reage ao sol. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dematologia, existem seis tipos:

  • Fototipo I: pele branca - sempre se queima, nunca consegue ficar bronzeada, muito sensível ao sol.
  • Fototipo II: pele clara - sempre se queima, às vezes alcança um leve bronzeado, sensível ao sol.
  • Fototipo III: pele morena clara - às vezes se queima, alcança um bronzeado moderado, sensibilidade normal ao sol.
  • Fototipo IV: pele morena moderada - se queima pouco, sempre alcança o bronzeado, sensibilidade normal ao sol.
  • Fototipo V: pele morena escura - raramente se queima, sempre alcança o bronzeado, pouco sensível ao sol.
  • Fototipo VI: pele negra - nunca se queima, totalmente pigmentada, insensível ao sol.

QUAL PROTETOR SOLAR
EU DEVO ESCOLHER?

QUAL É O MELHOR PROTETOR SOLAR COM PROTEÇÃO DE UVA, UVB E UVA LONGO PARA PELE SENSÍVEL?

Para ficar seguro ao sol, você precisa de uma proteção solar que combine UVA, UVB e UVA longa. Certifique-se de que seu produto menciona especificamente UVA longo, porque nem todas as fórmulas protegem contra este subtipo de radiação UV. Se você tem pele branca com cabelos e olhos claros, você precisará de proteção alta ou muito alta (FPS 30 a 50+), já se você tem pele mais escura, você pode usar um fator de proteção mais baixo. Porém, se você tem uma pele sensível, você vai precisar usar uma marca que tenha produtos adequados para peles sensíveis.

Por quase 30 anos, o Laboratório Dermatológico La Roche-Posay desenvolveu uma gama de protetores solares dedicados à proteção de todos os tipos de pele sensível, tanto para adultos quanto para crianças. Com sua proteção solar eficaz contra os raios UVA, UVB e UVA longos, a linha ANTHELIOS oferece uma proteção até duas vezes mais rigorosa do que a recomendação europeia, mantendo uma excelente resistência mesmo em peles sensíveis.

UMA GAMA COMPLETA
DE PROTETORES SOLAR

RECOMENDADO POR DERMATOLOGISTAS: SUA PELE ESTÁ EM BOAS MÃOS

Disponível em forma líquida, como óleo, creme, gel ou spray, a linha ANTHELIOS de La Roche-Posay, a marca parceira dos dermatologistas, lhe oferece uma ampla escolha de texturas que combinam conforto e proteção, sem comprometer a resistência ao uso frequente. Anthelios respeita as necessidades e exigências específicas de cada tipo de pele e seus produtos estão disponíveis em diferentes formatos e em diferentes níveis de proteção. A combinação de cobertura contra raios UVA e UVB evita os efeitos negativos imediatos do sol, como queimaduras solares e, também, danos a longo prazo, como o fotoenvelhecimento.

QUAL É O MELHOR
PROTETOR SOLAR DIÁRIO PARA O ROSTO?

QUAL PROTETOR SOLAR EU DEVO ESCOLHER PARA MEU ROSTO SENSÍVEL?

Se você tem pele sensível e está procurando um protetor solar diário eficaz para o rosto, sua opção é a gama ANTHELIOS de La Roche-Posay, especialista em pele sensível e parceira dos dermatologistas. Todos os produtos Anthelios são adequados para peles sensíveis e oferecem proteção UVA-UVB, também para raio UVA longo.

ANTHELIOS [XL]-PROTECT FPS 60:
PROTEÇÃO PARA O ROSTO

REFORÇADO COM PROTEÇÃO ANTIOXIDANTE CONTRA RAIO UVA LONGO

Para ir ainda mais longe em seu compromisso e oferecer uma proteção muito alta contra os raios UV para peles sensíveis, La Roche-Posay melhorou a fórmula de seu principal produto de proteção facial ao adicionar um ingrediente original antioxidante derivado da medicina tradicional chinesa.

BAICALINA: UM ANTIOXIDANTE REVOLUCIONÁRIO CONTRA A RADIAÇÃO UVA LONGA

A nova fórmula do creme foi reforçada com um antioxidante único - a Baicalina - e, pela primeira vez, demonstrou sua eficácia biológica contra os efeitos da radiação UV, incluindo raios UVA longos, para maior proteção do seu rosto..
Complementando o Mexoplex®, nosso sistema de filtro de última geração, a Baicalina está levando a proteção ainda mais longe:

  • Limitando a produção de radicais livres induzidos por raios UVA longos.
  • Protegendo o DNA celular..

Resultado: a pele é efetivamente protegida contra UVA, UVB e UVA longo. Com a proteção correta, você e sua família estão a salvo sob o sol.

RECAPITULANDO

COMO SELECIONAR O PROTETOR SOLAR IDEAL

  • Seu produto deve oferecer uma proteção UVA-UVB equilibrada e que proteja até de raios UVA longos.
  • Se você tiver pele clara e olhos claros, opte por proteção alta ou muito alta (FPS 30 a 50+).
  • Se você tiver pele sensível, procure produtos especificamente formulados para este tipo de pele, para evitar reações.
  • Os produtos mais avançados incorporam anti-oxidantes como Baicalina para ajudar a reduzir os danos causados pelo UVA longo.
  • A linha ANTHELIOS de La Roche-Posay, especialista em peles sensíveis e parceira dos dermatologistas, oferece uma proteção UVA equilibrada, que vai além das recomendações europeias.

CliqueAQUIpara obter informações sobre como manter as crianças seguras ao sol./p>

Para saber sobre problemas de pigmentação, como manchas escuras, clique AQUI.

1Cook BE Jr, Bartley GB. Treatment options and future prospects for the management of eyelid malignancies: an evidence-based update. Ophthalmology 2001 Nov; 108(11):2088-98.

VERDADEIRO
OU FALSO

O SOL PODE
ENVELHECER A PELE PREMATURAMENTE.

VERDADEIRO

Os raios UVA rompem com as composições de suporte interno da pele, como fibras de colágeno e elastina. Com o tempo, a exposição ao sol provoca a perda de elasticidade e viçosidade da pele, além de causar o surgimento de rugas. Os raios UVB também estimulam a produção irregular e desigual de pigmentação, resultando em manchas escuras e uma pele amarelada. No mundo inteiro, essas alterações na pele são conhecidas como fotoenvelhecimento.
Leia mais

NÃO PRECISA USAR PROTETOR
SOLAR EM DIA NUBLADO.

FALSO

Mesmo em dias nublados e chuvosos, a pele continua sendo exposta a raios UV que causarão o surgimento gradual das manchas de fotoenvelhecimento. Para proteger completamente a pele, use um protetor solar diariamente e não só quando o dia amanhecer ensolarado e quente. 
Leia mais

QUANTO MAIS CEDO FOR DETECTADO O
CÂNCER DE PELE, MELHOR

VERDADEIRO

Se detectado cedo, 90% dos cânceres de pele podem ser curados. Por isso que fazer o exame é tão importante nas visitas ao dermatologista, use [PÁGINA SALVE A SUA PELE] para ficar de olho nos seus sinais e nos sinais das pessoas que você ama. E, naturalmente, faça do protetor solar um passo indispensável da sua rotina diária para proteger os sinais e prevenir o câncer de pele.
Leia mais

NÓS TAMBÉM TEMOS
UMA LINHA PARA ISSO

A ANTHELIOS é pioneira no mercado de protetores solares. Seu amplo espectro de proteção muito alta é o resultado de quase 30 anos de pesquisas clínicas avançadas em cuidados com o sol e peles sensíveis.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

Mulher com um produto no rosto | La Roche-Posay

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Produto La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.