POR QUE É TÃO DEMORADO
SE LIVRAR DAS ESPINHAS?

Article Read Duration 4 minuto(s) de leitura

O sonho de todas as pessoas que sofrem de acne é um tratamento que funcionará da noite para o dia para sumir com as espinhas. Infelizmente, sendo realista, os tratamentos para a acne demoram semanas, em vez de dias, para mostrar resultado. Isso acontece porque a acne é uma condição genética e hormonal com mecanismos complexos em jogo.

UMA CURA DA NOITE PARA O DIA?

O sonho de todas as pessoas que sofrem de acne é um tratamento que funcionará da noite para o dia para sumir com as espinhas. Infelizmente, sendo realista, os tratamentos para a acne demoram semanas, em vez de dias, para mostrar resultado. Continue lendo para saber por quê.

A ACNE É GENÉTICA

Então pode culpar seus pais!


A acne é uma condição parcialmente genética: Resumindo, é um problema de família. Isso acontece porque algumas pessoas têm uma predisposição genética em produzir uma grande quantidade de sebo (óleo da pele) que obstrui os poros, criando um ambiente perfeito para o desenvolvimento das bactérias que causam acne. Nenhum tratamento para a acne pode alterar seus genes, então se você tem essa predisposição genética, os tratamentos demorarão mais para diminuir as espinhas. Mas não perca as esperanças! Se usados com regularidade, os produtos de tratamento específicos e adequados podem tratar a acne de maneira eficaz.

A ACNE AS VEZES É HORMONAL

As espinhas podem ter muitas causas (alimentação, estilo de vida, medicamentos…), mas a principal causa é a acne hormonal. É por isso que a acne surge na puberdade, e por isso que ela aparece com frequência na mesma época do ciclo menstrual da mulher. A acne é extremamente comum: ela afeta 80% dos adolescentes e 40% dos adultos1.

Os hormônios andrógenos são produzidos pelos testículos em homens e ovários em mulheres e estimulam as glândulas sebáceas da pele a produzir mais óleo, que por sua vez provoca espinhas. Eles também fazem com que a camada superior das células da pele fique mais grossa e úmida… o que aumenta a chance dos poros ficarem obstruídos, causando as espinhas.

Como a acne hormonal é um processo complexo, tratar a acne hormonal acaba demorando mais. Um bom tratamento para a acne hormonal para as mulheres é a pílula anticoncepcional. Ela restaura o equilíbrio hormonal, contribuindo para uma pele limpa, e começa a fazer efeito após algumas semanas. Mas se você for homem ou se a pílula não for uma opção para você, existem soluções específicas e eficazes disponíveis nas farmácias que podem acabar com as espinhas. O segredo para um tratamento para a acne eficaz? Consistência! Até as soluções mais completas levam algumas semanas para surtir efeito.

A ACNE PODE SE TORNAR CÍSTICA

A acne cística é a forma mais severa de acne, envolvendo espinhas salientes, vermelhas, doloridas e profundas chamadas de cistos. Como as lesões ficam intensamente inflamadas, o tratamento para a acne cística demora para dar resultado. O seu médico pode prescrever antibióticos, como doxiciclina, para matar as bactérias responsáveis pela inflamação da acne cística. Nos casos mais severos de acne, o médico prescreverá um remédio forte chamado isotretinoína (Accutane) para interromper a produção de muito óleo na pele, deixando-a mais seca e diminuindo as chances de formação de espinhas. As duas estratégias demoram para fazer efeito, mas a pele começa a melhorar após cerca de um mês. Para resultados mais rápidos, combine esses tratamentos com soluções dermocosméticas específicas disponíveis na farmácia, que intensificarão e ampliarão os efeitos.

A ACNE TAMBÉM PODE AFETAR A PELE SECA

Geralmente, se pensa na acne como uma condição exclusiva da pele oleosa, mas você também pode ter espinhas com pele seca. Apesar da pele ser seca, os mecanismos que formam a acne são basicamente os mesmos. Os poros ficam obstruídos com células mortas e sebo, se transformando em um ambiente ideal para o desenvolvimento da bactéria chamada P. acnes, que se multiplica nos poros obstruídos e causa a inflamação (ou seja, a espinha). A acne na pele seca pode demorar mais para tratar, pois é extremamente importante adotar uma abordagem muito delicada. Produtos agressivos e peelings fortes deixarão a pele sensível e desprotegida, provocando vermelhidão e descamações. Assim como com outros tipos de acne, a paciência é o segredo para um tratamento eficaz.

COMO SE LIVRAR RÁPIDO
DAS ESPINHAS

A acne é uma condição crônica que pode durar muitos anos, mas com os tratamentos específicos certos, você pode controlá-la em apenas algumas semanas. O truque é escolher o tratamento certo e ser consistente!

Para sumir rápido com as espinhas, primeiro é preciso começar com uma limpeza adequada e seguir um tratamento de forma consistente. Para descobrir o tratamento ideal para seu tipo de pele consulte um médico dermatologista.

O MELHOR TRATAMENTO
PARA ACNE?

Depois de limpar a pele, o ideal é aplicar em seguida um tratamento eficaz para a acne. Algumas soluções dermocosméticas combinam uma poderosa salada de frutas dermatológica com ingredientes ativos que desobstruem os poros, acalmam a inflamação e matam as bactérias responsáveis pelas espinhas, ao mesmo tempo em que devolvem o equilíbrio às bactérias boas da pele.

Não existe mágica para desaparecer com as espinhas da noite para o dia, mas você pode acalmar a inflamação instantaneamente para uma aparência com menos vermelhidão e tratar progressivamente a acne para uma pele mais limpa e radiante em semanas.

1 Ann Dermatol Venereol. 2010 Nov;137 Suppl 2:S49-51. doi: 10.1016/S0151-9638(10)70024-7. Recent data on epidemiology of acne. Dréno B.

VERDADEIRO
OU FALSO

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO verdadeiro ou falso

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO verdadeiro ou falso

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.