O IMPACTO NA PELE DOS TRATAMENTOS CONTRA O CÂNCER INTRODUÇÃO:

Article Read Duration 1 minuto(s) de leitura

O grupo de trabalho European SKIn Management in Oncology (ESKIMO) analisou e identificou os diversos eventos adversos que os tratamentos oncológicos em geral podem causar na pele e propôs recomendações de produtos dermocosméticos adequados. Aqui você encontra um guia das melhores práticas e produtos que podem ajudar a diminuir e prevenir esses eventos adversos cutâneos dos tratamentos contra o câncer.

Essas dicas valiosas de cuidado com a pele com o uso de dermocosméticos ajudarão a melhorar a qualidade de vida dos pacientes durante a sua jornada de tratamento.

“O uso diário de dermocosméticos é essencial para proteger a pele de tratamentos agressivos de câncer. É a chave para uma melhor qualidade de vida durante os tratamentos. ” Professora Brigitte Dréno *

Não hesite em consultar sua equipe médica (médico, oncologista, dermatologista, enfermeiras) sobre os efeitos cutâneos dos tratamentos oncológicos.

PRINCIPAIS CUIDADOS DE PREVENÇÃO ANTES DO TRATAMENTO

De forma geral, é importante manter a pele muito hidratada para garantir a integridade da barreira cutânea. Isso fortalece a pele e diminui as chances de uma possível infecção, pois a pele fica mais saudável.

 

NA HORA DO BANHO

Escolha sabonetes suaves, que tenham ação hidratante e calmante e que respeitam o pH ácido da pele (5,5).

 

EVITAR

Produtos que podem ressecar ou irritar a pele, como álcool, esfoliantes e esponjas. Evite banhos muito prolongados e muito quentes, e evite sabonetes comuns com pH neutro(acima de 5,5). Prefira sabonetes com pH fisiológico (5,5).

 

PARA SE PROTEGER DO SOL

Use protetor solar durante todo o ano e até mesmo em dias nublados. Escolha fotoprotetores que contenham alta proteção contra raios solares UVB (FPS acima de 50) e que também protejam contra raios UVA (valor de PPD). Lembre-se de que os UVAs conseguem ultrapassar janelas ou nuvens.

 

EVITAR

Evite exposição solar, mas se não for possível, nunca esqueça de usar o protetor solar. Evite a utilização de fotoprotetores com baixa proteção solar.

 

CUIDADOS COM AS UNHAS

Proteja suas unhas com um esmalte fortalecedor.

 

EVITAR

Manicures e/ou pedicures, retirando a cutícula, pois sua função é proteger essa região da unha.. Evite cortar suas unhas muito curtas, isso também pode prejudicar a proteção da pele dos dedos.. Evite deixar os pés de molho em água quente.

 

CUIDADOS PARA PREVENIR QUALQUER TIPO DE ATRITO OU LESÃO NA PELE

Use sapatos confortáveis

Use luvas ao realizar tarefas domésticos

Tome banhos curtos em temperaturas mornas e, ao se secar, use a toalha com leves toques, sem esfregar

 

EVITAR

Sapatos que apertam ou que possam causar bolhas

Contato com produtos químicos ao realizar trabalhos domésticos

Água muito quente ou muito fria

Banhos longos

Fontes:

Livret pharmaciens - gérer les effets secondaires cutanés des thérapies anti-cancer. [Livreto para farmacêuticos - gerenciamento dos efeitos colaterais cutâneos dos tratamentos de câncer.

Mesa redonda do grupo ESKIMO: Bensadoun RJ, Dreno B, Humbert P, Krutmann J, Luger T, Rougier A, Triller R.

* Atualizado em maio de 2016 por

Professora Brigitte Dréno

Diretor do Departamento de Dermato Cancerologia

Diretor da Unidade de Terapia Genética e Celular

Vice-reitor de Pesquisa da Faculdade de Medicina de Nantes França

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.