O QUE É QUEILITE?
DAS CAUSAS AO CUIDADO:
COMO EVITAR LÁBIOS RACHADOS

Article Read Duration 5 minuto(s) de leitura

A rachadura dos lábios, também chamada de queilite, pode ser causada por vários fatores externos, como clima frio, sol ou alérgenos no batom. Os lábios ficam secos, doloridos e rachados. Você pode prevenir a queilite com produtos protetores para os lábios. Para lábios com microfissuras, procure um cuidado labial nutritivo, calmante/protetor como o CICAPLAST Lábios. Evite lamber ou cutucar os lábios.
A queilite angular é uma condição distinta em que uma ferida se desenvolve no canto da boca. Muitas vezes é causada por um fungo e pode ser tratada com um creme antifúngico.
Outra condição distinta é a queilite esfoliativa, onde grossas escamas marrons aparecem nos lábios. Para cuidar da queilite esfoliativa:
• Evite lamber, cutucar e morder os lábios;
• Aplique regularmente um reparador labial enriquecido e neutro, como CICAPLAST Lábios
• Tenha uma dieta saudável e variada;
• Garanta uma boa higiene bucal;
• Considere consultar um dermatologista se os sintomas não melhorarem.

QUEILITE = LÁBIOS RACHADOS

LÁBIOS SECOS E RACHADOS SÃO UMA QUEIXA COMUM

Queilite é outro nome para lábios rachados. Os lábios ficam secos e escamosos, e dolorosas rachaduras verticais podem se desenvolver. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Esta secura provoca sensação de queimadura desagradável. A condição se desenvolve quando os lábios são sensíveis a condições externas, como frio e sol. Às vezes, é uma reação a um alérgeno em um batom ou outro produto. 

PROTEÇÃO E PREVENÇÃO SÃO FUNDAMENTAIS 
PARA COMBATER OS LÁBIOS RACHADOS

Os dermatologistas recomendam usar um protetor labial neutro, enriquecido e livre de alérgenos assim que o tempo esfriar. 

Se você acha que pode ter dermatite de contato (uma erupção cutânea vermelha, com coceira, descamação e bolhas) em seus lábios devido a ingredientes de cosméticos, você terá que identificar o agente irritante e parar de usá-lo. Considere consultar um dermatologista ou alergista para fazer o teste de contato.

EVITE LAMBER E CUTUCAR OS LÁBIOS!

Pessoas com lábios secos e rachados costumam lambê-los com frequência e puxar ou morder a pele descamada. É tentador, mas isso só piora a situação, pois retira a camada protetora natural da pele e desencadeia um ciclo vicioso. Toda vez que você sentir vontade de lamber ou cutucar, aplique um hidratante labial hipoalergênico e seus lábios agradecerão por isso!

 

QUEILITE ANGULAR
CAUSAS E CUIDADOS

A queilite angular é uma condição específica dos lábios que afeta apenas os cantos da boca. Se você estiver com a pele nos cantos da boca dolorida, com coceira, rachada ou com bolhas, consulte seu médico para um diagnóstico. A causa mais comum de queilite angular é uma infecção fúngica. Na maioria das vezes, isso é causado pela saliva acumulada onde os lábios superiores e inferiores se encontram, criando um ambiente quente e úmido – perfeito para fungos (geralmente Cândida) crescerem e causarem infecção. Apesar de desagradável, a queilite angular é facilmente curada se você souber como (continue lendo!). 

COMO SE LIVRAR DA QUEILITE ANGULAR

Para curar a queilite angular, seu médico prescreverá um creme de barreira, muitas vezes em conjunto com um creme antifúngico ou antibacteriano para curar a queilite angular. Remédios caseiros ou tratamentos para queilite angular, como a aplicação de óleo de coco, provavelmente não serão muito eficazes para curar a condição. A boa notícia? Os lábios têm um ótimo suprimento sanguíneo, então, quando você aplica o creme certo, eles podem curar muito rapidamente (mesmo durante a noite!). 

QUEILITE ANGULAR VS. HERPES

Essas duas condições são visualmente semelhantes, mas a queilite angular começa com a pele ressecada ou rachada no canto da boca e geralmente é causada por um fungo ou bactéria. O herpes labial, por outro lado, é causado pelo vírus Herpes simplex. Eles podem aparecer em qualquer ao redor dos lábios. O herpes labial é cíclico e muitas vezes é precedido por uma sensação de queimação e coceira, enquanto a queilite angular não mostra sinais de alerta até que a ferida apareça. A outra diferença superimportante? O herpes labial é contagioso, enquanto a queilite angular não é contagiosa. 

O QUE É QUEILITE
ESFOLIATIVA?

DICAS PARA TRATAR QUEILITE ESFOLIATIVA

A queilite esfoliativa é bastante rara, mas a rachadura e descamação dos lábios são mais graves e de pior aparência (embora não perigosa). A inflamação causa descamação marrom espessa que pode causar sofrimento significativo. A causa não é totalmente compreendida, mas alguns casos estão associados a lambedura excessiva dos lábios, má higiene oral, deficiências nutricionais e (surpreendentemente) distúrbios mentais, como depressão. Obviamente, só porque seus lábios estão descascando não significa que você está deprimido: existem muitas causas e o mais importante é saber como lidar com isso (continue lendo). 

DICAS SOBRE QUEILITE ESFOLIATIVA

Se você tiver uma descamação marrom espessa nos lábios, pode ter queilite esfoliativa. Há várias coisas que você pode fazer para lidar com a condição: 

  1. Evite lamber, cutucar ou tocar os lábios. Sabemos que é mais fácil falar do que fazer, mas o excesso de lambedura dos lábios é considerado uma causa importante de queilite esfoliativa.
  2. Aplicar regularmente um reparador labial dermatologicamente testado em lábios sensibilizados, como o CICAPLAST Lábios.
  3. Mantenha uma dieta saudável rica em frutas e vegetais frescos e ômega 3 para estimular a cicatrização da pele e reduzir a inflamação. Evite alimentos excessivamente salgados que podem causar mais irritação.
  4. Garanta uma boa higiene bucal: escove e use fio dental duas vezes ao dia e considere o uso de um enxaguante bucal.
  5. Não está adiantando? Consulte um(a) dermatologista para saber como cuidar dos seus lábios.

VERDADEIRO
OU FALSO

True-or-false-visual-2

UMA QUEIMADURA DE 1º GRAU
É IGUAL A UMA QUEIMADURA DE SOL

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Uma queimadura de 1º grau é como uma queimadura de sol. Afeta apenas a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dolorida. As queimaduras superficiais da pele também costumam coçar devido à liberação de histamina.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-1

SUA PELE FICA MAIS SECA
QUANDO VOCÊ ESTÁ DOENTE.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Resfriados e gripes removem a hidratação da sua pele, deixando-a seca e sem brilho. As próprias doenças, juntamente com os medicamentos que tomamos e o fato de ficarmos acamados, levam a pele a perder a hidratação.  
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

LAMBER LÁBIOS
RACHADOS É UMA BOA IDEIA.

FALSO WRONG-ANSWER

Pessoas com lábios secos e rachados costumam lambê-los com frequência e cutucar ou morder a pele que está descamando. É tão tentador, não é, mas isso só agrava a situação, livrando a pele de sua camada protetora natural e desencadeando um ciclo vicioso.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-3

QUEILITE É A PALAVRA CIENTÍFICA
PARA LÁBIOS RACHADOS.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Queilite é outro nome para lábios rachados. Os lábios ficam secos e escamam, e podem desenvolver rachaduras verticais dolorosas. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Esta secura provoca sensações de queimadura desagradáveis.
SAIBA MAIS

VOCÊ
SABIA?

brand-site

QUEIMADURAS DE SOL E ÁGUA QUENTE SÃO CAUSAS COMUNS DE QUEIMADURAS DE 1º GRAU.

LEIA MAIS

Fonte: Moyal D, Seite S. An international observational study on the management of epidermal wound healing. EADV 2016 poster.

TAMBÉM TEMOS UMA LINHA DE PRODUTOS
PARA ISSO

CICAPLAST é uma linha que contém em seu portfólio produtos ricos em ingredientes suvizantes e restauradores, como pantenol, manteiga de karité, madecassoside e Água Termal de La Roche-Posay: CICAPLAST BAUME B5 é um creme multirreparador calmante que acalma, repara hidrata a pele. CICAPLAST LÁBIOS, é o cuidado para os lábios ressecados e fragilizados. 

  • Cicaplast Baume 5 40 ml Packshot
    Cuidado multirreparador calmante. Hidrata, acalma e repara a barreira cutânea da pele.
    CICAPLAST BAUME B5:
    conferir
  • Cicaplast Labios 20ml La Roche Posay
    Restaurador da barreira cutânea dos lábios
    Alivia lábios fragilizados
    A&ccAção calmante e re...
    CICAPLAST
    LÁBIOS
    conferir

NOSSOS COMPROMISSOS COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

PRODUTOS 100%
HIPOALERGÊNICOS

Ver mais
Um pré-requisito = nenhuma reação alérgica. Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
safety

TESTADO EM PELES SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é verificada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência a acne, atópica, demagógica ou enfraquecida por tratamentos de câncer.
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.

VEJA TODOS OS ARTIGOS
SOBRE PELE DANIFICADA

placeholder COMO MELHORAR
O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE TATUAGEM
SAIBA MAIS