CUIDADOS COM A PELE COM CICATRIZES:
PORQUÊ VOCÊ DEVE PROTEGER SUAS CICATRIZES 
DO SOL

Trauma e inflamação da pele (cirurgia ou pele com acne grave, por exemplo) podem desencadear hiperpigmentação pós-inflamatória, fazendo com que a cicatriz fique marrom escura. A exposição à luz ultravioleta pode piorar a condição. Essa descoloração pode durar anos, portanto, especialmente durante o primeiro ano, proteção solar de amplo espectro e alto FPS é essencial para cuidar de sua cicatriz.

POR QUE AS CICATRIZES
SÃO VULNERÁVEIS AO SOL?

É PRECISO TOMAR CUIDADOS?

Cicatrizes recentes (ainda rosadas e sarando) são altamente vulneráveis à luz ultravioleta (UV) e podem queimar facilmente quando expostas ao sol. Isso ocorre porque o tecido da pele ainda está cicatrizando. Nesta fase, vários mediadores inflamatórios (mensageiros químicos) são liberados na pele, o que pode estimular a atividade de células produtoras de pigmento chamadas melanócitos. Se você se expos ao sol ou à luz UV durante esse processo, pode acabar com hiperpigmentação pós-inflamatória (HPI).

O QUE É HIPERPIGMENTAÇÃO
PÓS-INFLAMATÓRIA?

Inflamação ou trauma podem desencadear aumento da produção de pigmento na pele.

  • Algumas causas de inflamação da pele: Acne, eczema ou reações alérgicas.
  • Algumas causas de trauma de pele: Cirurgia ou procedimentos como laser, peeling químico ou microdermoabrasão.

Essa descoloração pode durar meses ou até anos, portanto, a proteção é importante desde o início.

É importante destacar que as pessoas com peles negras são mais propensas à descoloração causada pela hiperpigmentação pós-inflamatória.

COMO POSSO PROTEGER
MINHA CICATRIZ?

Durante o primeiro ano da sua cicatriz, definitivamente a sua pele precisa de um cuidado especial. Antes de sair de casa, certifique-se de proteger sua cicatriz com um protetor solar de amplo espectro e alta proteção solar (SPF50+). Tentar bronzear a pele para esconder sua cicatriz nunca é uma boa ideia e provavelmente a cicatriz ficará com uma aparência mais marcada e aparente.

Alguns cremes com FPS são excelentes porque combinam ingredientes ativos de recuperação com fatores de proteção solar muito altos. Pergunte ao seu dermatologista sobre cremes calmantes ou protetores solares com FPS para acelerar a recuperação da sua cicatriz e protegê-la do sol.

Lembre-se, todas as formas de lesão da pele podem desenvolver pigmentação excessiva quando expostas ao sol. Não importa a lesão, a regra é proteção.

Não custa lembrar que a exposição ao sol sem proteção adequada traz o risco de câncer de pele.

O QUE ACONTECEU SE MINHA CICATRIZ
FICOU MARROM OU PRETA?

Se sua cicatriz ficou marrom ou preta, às vezes com um contorno escuro ao redor, você provavelmente tem uma cicatriz hiperpigmentada. Isso geralmente ocorre pela exposição ao sol enquanto a cicatriz era recente e ainda estava sarando. Como essa aparência escura pode durar anos, algumas pessoas recorrem a um dermatologista para procedimentos como laser, agentes despigmentantes ou revisão cirúrgica da cicatriz. Todos esses tratamentos levam tempo para funcionar – e não são baratos – então “é melhor prevenir do que remediar”, como diz o velho ditado.

Clique AQUI para saber mais sobre os diferentes tipos de cicatriz.
Saiba como verificar se sua cicatrização está indo bem AQUI.

VERDADEIRO
OU FALSO

True-or-false-visual-1

SUA PELE FICA MAIS SECA QUANDO VOCÊ ESTÁ DOENTE.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Resfriados e gripes removem a hidratação da sua pele, deixando-a seca e sem brilho. As próprias doenças, juntamente com os medicamentos que tomamos e o fato de ficarmos acamados, levam a pele a perder a hidratação.  
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

UMA QUEIMADURA DE 1º GRAU É IGUAL A UMA QUEIMADURA DE SOL

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Uma queimadura de 1º grau é como uma queimadura de sol. Afeta apenas a camada mais externa da pele e faz com que a área afetada fique vermelha e dolorida. As queimaduras superficiais da pele também costumam coçar devido à liberação de histamina.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-3

QUEILITE É A PALAVRA CIENTÍFICA PARA LÁBIOS RACHADOS.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Queilite é outro nome para lábios rachados. Os lábios ficam secos e escamam, e podem desenvolver rachaduras verticais dolorosas. A pele ao redor dos lábios às vezes também fica irritada. Esta secura provoca sensações de queimadura desagradáveis.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

LAMBER LÁBIOS RACHADOS É UMA BOA IDEIA.

FALSO WRONG-ANSWER

Pessoas com lábios secos e rachados costumam lambê-los com frequência e cutucar ou morder a pele que está descamando. É tentador, mas isso só agrava a situação, livrando a pele de sua camada protetora natural e desencadeando um ciclo vicioso.
SAIBA MAIS

VOCÊ
SABIA?

brand-site
CICAPLAST BAUME B5 DEMONSTROU EFICÁCIA EM 21 CONDIÇÕES DA PELE EM MAIS DE 9.739 PACIENTES/QUASE 10.000 PACIENTES.

LEIA MAIS

Fonte: Moyal D, Seite S. An international observational study on the management of epidermal wound healing. EADV 2016 poster.

TAMBÉM TEMOS UMA LINHA DE PRODUTOS
PARA ISSO

A linha ANTHELIOS é pioneira no mercado de proteção solar. Sua proteção muito alta e de amplo espectro é o resultado de quase 30 anos de pesquisa clínica avançada em proteção solar e pele sensível.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

PRODUTOS 100%
HIPOALERGÊNICOS

Ver mais
Um pré-requisito = nenhuma reação alérgica. Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula.
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO EM PELES SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é verificada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência a acne, atópica, demagógica ou enfraquecida por tratamentos de câncer.
Simple-page

PROTEÇÃO DA FÓRMULA AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.

VEJA TODOS OS ARTIGOS
SOBRE PELE DANIFICADA

placeholder COMO MELHORAR
O PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE TATUAGEM
SAIBA MAIS