A dermatite é contagiosa?
Não! A dermatite é uma condição atópica (alérgica) que ocorre em famílias, afetando principalmente bebês e crianças. Não é possível que alguém “pegue” dermatite atópica.
Projeto em hospitais com serviço dermatológico, que visa esclarecer a população sobre a dermatite atópica. E através de atividades lúdicas estimula o bom convívio do paciente com a patologia.
Divulgar a educação terapêutica sobre dermatite atópica para crianças e pais de crianças atópicas.
Sessões de grupo
(pais + crianças)
Módulos de educação terapêutica
Informações doença e adaptações para o dia a dia
Oficina de aplicação de hidratante
Independência da criaça
A La Roche-Posay administra mais de 80 Escolas de Atopia em todo o mundo para melhorar a qualidade de vida de crianças com pele atópica e fazê-las se sentir menos isoladas. Uma dessas escolas está localizada no Centro Termal La Roche-Posay, o centro termal dermatológico nº 1 da Europa, onde milhares de pacientes com dermatite atópica são tratados a cada ano.
No Brasil, a La Roche-Posay possui duas Escolas de Atopia: uma no Hospital Universitário Evangélico, em Curitiba e outra no Hospital Municipal Jesus, no Rio de Janeiro. Desde a inauguração, mais de 700 crianças participaram das reuniões da Escola de Atopia.
Para participar da Escola de Atopia, é necessário entrar em contato com o Serviço Dermatológico dos Hospitais aonde ocorrem as reuniões.
FREQUÊNCIA DE REUNIÕES: Uma vez por mês
Agora a Escola de Atopia também vai ser digital! Aqui encontram-se diversos conteúdos educacionais sobre a dermatite atópica e sobre cuidados com a pele.
São os mascotes da Escola de Atopia! Eles estão em todos os materiais educacionais que são feitos para as crianças.
Baixe os materiais abaixo para aprender e se divirtir com os nossos mascotes!
Agora você tem acesso a todo o conteúdo que divulgamos na Escola de Atopia aqui! Nos artigos abaixo, você encontra diversos conteúdos educacionais sobre a dermatite atópica e sobre cuidados com a pele.
Não! A dermatite é uma condição atópica (alérgica) que ocorre em famílias, afetando principalmente bebês e crianças. Não é possível que alguém “pegue” dermatite atópica.
O principal tratamento para a dermatite atópica é feito com cremes de corticóides durante as crises (um corticóide o mais fraco possível, e nunca no rosto) e tratamentos de manutenção com substitutos para o sabonete para limpeza e aplicação regular de cremes emolientes.
Eczema é uma doença genética que atinge as famílias. A pele é constitucionalmente seca, o que significa que ela tem uma barreira de proteção enfraquecida contra alérgenos e agentes causadores de irritação, permitindo que eles penetrem na pele e causem inflamações.
A psoríase causa manchas avermelhadas, grossas e com descamação na pele, comum nos cotovelos e joelhos. A coceira não é um dos principais sintomas. A dermatite atópica também causa manchas ressecadas e avermelhadas na pele, mas não costumam ser tão grossas.
Sim! A coceira, ou prurido, é uma das principais características da dermatite atópica. A barreira da superfície da pele está enfraquecida, o que significa que alérgenos e substâncias irritantes podem penetrar profundamente na pele, causando inflamação e liberando a histamina, molécula que provoca a coceira.
A dermatite atópica é uma condição hereditária que vem de família. A pele não produz substâncias oleosas suficientes para se proteger, ficando vulnerável e suscetível a ataques de alérgenos e fatores irritantes.
O eczema não é contagioso e não passa de pessoa para pessoa. O eczema aparece em áreas específicas do corpo. Em bebês, ele aparece nas bochechas e no queixo, enquanto que em crianças mais velhas ele surge nas dobras do pescoço, cotovelo e joelhos. É importante ensinar às crianças a evitar coçar as lesões do eczema, pois elas podem aumentar e afetar uma área maior da pele.
VOCÊ SABIA QUE PELE RESSECADA E COM COCEIRA SÃO SINTOMAS DE UM MICROBIOMA DESEQUILIBRADO?