Escola de Atopia

SOBRE A ESCOLA DE ATOPIA

Projeto em hospitais com serviço dermatológico, que visa esclarecer a população sobre a dermatite atópica. E através de atividades lúdicas estimula o bom convívio do paciente com a patologia.

OBJETIVO

Divulgar a educação terapêutica sobre dermatite atópica para crianças e pais de crianças atópicas.

Escola de Atopia

Sessões de grupo

(pais + crianças)


Módulos de educação terapêutica

Informações doença e adaptações para o dia a dia


Oficina de aplicação de hidratante

Independência da criaça


A La Roche-Posay administra mais de 80 Escolas de Atopia em todo o mundo para melhorar a qualidade de vida de crianças com pele atópica e fazê-las se sentir menos isoladas. Uma dessas escolas está localizada no Centro Termal La Roche-Posay, o centro termal dermatológico nº 1 da Europa, onde milhares de pacientes com dermatite atópica são tratados a cada ano.
No Brasil, a La Roche-Posay possui duas Escolas de Atopia: uma no Hospital Universitário Evangélico, em Curitiba e outra no Hospital Municipal Jesus, no Rio de Janeiro. Desde a inauguração, mais de 700 crianças participaram das reuniões da Escola de Atopia.
Para participar da Escola de Atopia, é necessário entrar em contato com o Serviço Dermatológico dos Hospitais aonde ocorrem as reuniões.

FREQUÊNCIA DE REUNIÕES: Uma vez por mês

Agora a Escola de Atopia também vai ser digital! Aqui encontram-se diversos conteúdos educacionais sobre a dermatite atópica e sobre cuidados com a pele.

VOCÊ JÁ CONHECE OS NOSSOS MASCOTES?

Escola de Atopia

São os mascotes da Escola de Atopia! Eles estão em todos os materiais educacionais que são feitos para as crianças.

Baixe os materiais abaixo para aprender e se divirtir com os nossos mascotes!

Agora você tem acesso a todo o conteúdo que divulgamos na Escola de Atopia aqui! Nos artigos abaixo, você encontra diversos conteúdos educacionais sobre a dermatite atópica e sobre cuidados com a pele.


SAIBA MAIS SOBRE DERMATITE ATÓPICA

placeholder PELE SECA COM TENDÊNCIA À DERMATITE ATÓPICA?
NADA DE COÇAR!
venha conferir
placeholder MANCHAS AVERMELHADAS E ESCAMOSAS NA PELE
venha conferir
placeholder O QUE É A DERMATITE ATÓPICA?
venha conferir
placeholder A POLUIÇÃO É UM GATILHO POUCO CONHECIDO
DA DERMATITE ATÓPICA
venha conferir

SUAS PERGUNTAS
NOSSAS RESPOSTAS

1 quote-marks

A dermatite é contagiosa?

Não! A dermatite é uma condição atópica (alérgica) que ocorre em famílias, afetando principalmente bebês e crianças. Não é possível que alguém “pegue” dermatite atópica.

1 quote-marks

Como posso me livrar da dermatite atópica?

 

O principal tratamento para a dermatite atópica é feito com cremes de corticóides durante as crises (um corticóide o mais fraco possível, e nunca no rosto) e tratamentos de manutenção com substitutos para o sabonete para limpeza e aplicação regular de cremes emolientes.

1 quote-marks

Quais são as causas da dermatite?

Eczema é uma doença genética que atinge as famílias. A pele é constitucionalmente seca, o que significa que ela tem uma barreira de proteção enfraquecida contra alérgenos e agentes causadores de irritação, permitindo que eles penetrem na pele e causem inflamações.

1 quote-marks

Qual a diferença entre dermatite atópica e psoríase?

A psoríase causa manchas avermelhadas, grossas e com descamação na pele, comum nos cotovelos e joelhos. A coceira não é um dos principais sintomas. A dermatite atópica também causa manchas ressecadas e avermelhadas na pele, mas não costumam ser tão grossas.

1 quote-marks

A dermatite atópica coça?

Sim! A coceira, ou prurido, é uma das principais características da dermatite atópica. A barreira da superfície da pele está enfraquecida, o que significa que alérgenos e substâncias irritantes podem penetrar profundamente na pele, causando inflamação e liberando a histamina, molécula que provoca a coceira.

1 quote-marks

Qual a causa de dermatite atópica em bebês?

A dermatite atópica é uma condição hereditária que vem de família. A pele não produz substâncias oleosas suficientes para se proteger, ficando vulnerável e suscetível a ataques de alérgenos e fatores irritantes.


1 quote-marks

O eczema é contagioso?

O eczema não é contagioso e não passa de pessoa para pessoa. O eczema aparece em áreas específicas do corpo. Em bebês, ele aparece nas bochechas e no queixo, enquanto que em crianças mais velhas ele surge nas dobras do pescoço, cotovelo e joelhos. É importante ensinar às crianças a evitar coçar as lesões do eczema, pois elas podem aumentar e afetar uma área maior da pele.

VOCÊ SABIA QUE PELE RESSECADA E COM COCEIRA SÃO SINTOMAS DE UM MICROBIOMA DESEQUILIBRADO?

placeholder O que é o microbioma?
venha conferir

CONHEÇA, TAMBÉM, NOSSOS PRODUTOS QUE HIDRATAM E ACALMAM A PELE RESSECADA E COM COCEIRA:

  • Lipikar Baume AP+M La Roche Posay
    Anti-coceira, anti-recidiva. Calmante imediato e Bálsamo para reposição de Lípidos
    LIPIKAR
    BAUME AP+M
    Venha conferir
  • Lipikar surgras
    Sabonete líquido concentrado
    Antirressecamento 
    Para rosto e corpo
    LIPIKAR
    SURGRAS
    Venha conferir