Parcele em até 6x sem juros

Ambiente 100% seguro

Frete grátis acima de R$ 199,90

Selo Ouro
Ebit

O sol para todos.

O Sol é essencial para a vida e proporciona benefícios reais. No entanto, você deve se expor moderadamente, pois os raios UV têm efeitos nocivos para a saúde da pele.Para administrar estes efeitos e tirar melhor proveito dos benefícios do Sol, é essencial usar um protetor solar com alto fator UVA/UVB.

Definição

Raios UV: culpados

A pele está permanentemente exposta a fatores ambientais, no que se incluem substâncias químicas e agentes físicos tais como a radiação UV, que provoca fotoenvelhecimento e danos ao DNA. Por muito tempo considerou-se que a maioria das lesões causadas pelo Sol era proveniente dos raios UVB. No entanto, foi comprovado que os raios UVA desempenham um papel determinante em diferentes fotopatologias, tais como o fotoenvelhecimento, danos ao DNA, câncer de pele (incluindo melanoma), reações do sistema imunológico cutâneo e produção excessiva de radicais livres.

A proporção de raios UVA emitidos pelo Sol que atinge a superfície da Terra é vinte vezes maior do que a dos raios UVB. Além disso, ao contrário dos raios UVB, os raios UVA não são atenuados pela camada de ozônio que circunda o planeta. Eles atravessam nuvens e vidros e são emitidos de forma constante ao longo de todo o dia, do nascente ao poente. Finalmente, enquanto 90% da radiação UVB é bloqueada pela primeira camada da pele (epiderme), mais de 50% dos raios UVA recebidos são capazes de penetrá-la profundamente, chegando até a derme.

UVB (Burning = Queimadura)
•    Causam as queimaduras solares.
•    Exposições repetidas aos UVB podem causar câncer de pele.
•    São mais intensos no verão e no período entre as 10h e 16h.

UVA (Ageing = Envelhecimento)
•    Aceleram o envelhecimento, pois penetram profundamente na pele, degradando as fibras de sustentação.
•    Podem desencadear processos alérgicos, manchas de gravidez e, em casos específicos, herpes labial, pois reduzem a imunidade.
•    São intensos ao longo de todo o dia e durante o ano inteiro, inclusive em dias nublados.

Causas

Como saber se um protetor solar protege de forma equilibrada contra os raios UVA e UVB?
A Colipa (Comitê de Ligação das Associações Européias da Indústria de Perfumaria e Cosméticos) publicou em 2006 uma recomendação relativa aos protetores solares, que tem como principal objetivo proteger melhor os consumidores contra os raios UVA.

A Colipa formaliza neste texto, a necessidade de proteger-se contra os danos provocados pelos  raios UVA, estabelecendo uma relação ideal entre as variáveis que medem o nível de proteção contra os raios UVB e UVA.

FPS: Fator de Proteção Solar contra as queimaduras de Sol principalmente causadas pelos raios UVB.
PPD (Persistent Pigment Darkening): Fator de proteção contra os raios UVA.

A Colipa recomenda que a proteção UVA corresponda a, no mínimo, um terço da proteção UVB. Seguindo esta recomendação, se o FPS for igual a 30 (FPS=30), a proteção UVA deverá ser, no mínimo, 10 (PPD=10).

Esta conformidade pode ser identificada nas embalagens de protetores solares por meio do símbolo UVA.

Cuidados

Como devo me proteger do Sol?

  • Busque a sombra e evite a exposição durante as horas de pico do Sol.
  • Não exponha bebês e crianças pequenas diretamente ao Sol.
  • Proteja a si mesmo e as crianças com um chapéu, óculos de sol e uma camiseta.
  • Escolha um nível de proteção apropriado para o seu tipo de pele, quanto mais claro o tom de pele, maior deve ser a proteção.
  • Aplique o produto de proteção solar pouco antes da exposição, em quantidades suficientes.
  • Reaplique generosa e frequentemente, especificamente após nadar, transpirar ou secar-se com a toalha.
Alguns alimentos ajudam a melhorar a nossa resistência ao Sol. Algumas moléculas naturais como os carotenoides, a vitamina C encontrada nas frutas e legumes e a vitamina E contribuem para a fotoproteção. Mas eles não substituem, em nenhuma circunstância, bons produtos de proteção para a exposição solar.

Outras matérias
O compromisso da La Roche-Posay.

O compromisso da La Roche-Posay.

Há mais de 30 anos, a La Roche-Posay colabora com os dermatologistas do mundo inteiro para desenvolver produtos de cuidado diário, higiene e maquiagem que respondam às necessidades e exigências dos consumidores.

A pele está constantemente exposta à radiação UV. Por isso é fundamental se proteger adequadamente.

O sol para todos - Perguntas ao especialista

A pele está constantemente exposta à radiação UV. Por isso é fundamental se proteger adequadamente.

Proteja a sua pele do sol

Proteja a sua pele do sol

Para evitar que o Sol prejudique a sua saúde, é preciso seguir algumas dicas para garantir que sua fotoproteção seja eficaz.