Parcele em até 6x sem juros

Ambiente 100% seguro

Frete grátis acima de R$ 199,90

Selo Ouro
Ebit

Cabelos normais

Definição

Quando o couro cabeludo incomoda

Sensação de repuxamento, raízes doloridas, coceira… Assim como a pele do rosto e do corpo, o couro cabeludo também pode ficar sensível, pois está sujeito a inúmeras agressões diárias que o fragilizam.

Sob a ação de determinados fatores como a poluição ou o estresse, o couro cabeludo desenvolve maior sensibilidade. Além da sensibilidade e da coceira pode surgir uma sensação de ressecamento e uma ligeira sensibilidade ao toque.

Causas

A sensibilidade do couro cabeludo tem múltiplas origens.

Várias causas podem explicar a sensibilidade do couro cabeludo, começando por um desequilíbrio na produção de oleosidade, que pode provocar irritações. A poluição e o estresse também estão na origem da irritação do couro cabeludo e depositam no cabelo elementos que criam um véu opaco e produzem radicais livres. Os radicais livres modificam a estrutura do couro cabeludo e alteram a raiz do cabelo que perde brilho e vigor. Entre as agressões diárias que provocam problemas no couro cabeludo, podemos considerar:
  • Alimentação inadequada
  • Shampoos muito agressivos
  • Produtos químicos, como alisantes
  • Sol, piscina e água do mar
Coceira, vermelhidões ou descamação são, por vezes, sintomas de doenças como dermatites ou psoríase.

Nestes casos, é fundamental consultar o dermatologista para que ele identifique a causa do problema e recomende o tratamento adequado.

Cuidados

Shampoos suaves para cuidar do couro cabeludo

Para restabelecer o equilíbrio fisiológico do couro cabeludo, o primeiro passo é a utilização de shampoos suaves adaptados ao couro cabeludo sensível. Existem, no entanto, outros passos que devem ser adotados diariamente para respeitar o couro cabeludo:  
  • Alimentação saudável e equilibrada
  • Evitar o estresse
  • Massagear o couro cabeludo com regularidade, para estimular a circulação sanguínea
  • Evitar penteados muito apertados
Se, apesar destes passos, o couro cabeludo permanecer sensível, não hesite em consultar um dermatologista.

Outras matérias
v_header_focuson_default

La Roche-Posay. Exigência dermatológica e sustentabilidade

La Roche-Posay. Exigência dermatológica e sustentabilidade

v_push2_3questions_default

Cabelos normais

Os cabelos devem ser lavados diariamente ou em dias alternados, com shampoos que sejam adequados para o tipo de couro cabeludo e de fios de cada indivíduo.

v_header_focuson_default

Cuide diariamente dos cabelos

Para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis, adote uma boa rotina de cuidados diários. Os seus cabelos e couro cabeludo exigem um cuidado particularmente delicado.