ACNE EM ADOLESCENTES:
SOLUÇÕES E TRATAMENTO

Article Read Duration 3 minuto(s) de leitura

A acne na adolescência é causada por alterações hormonais que ocorrem na puberdade e tendem a deixar a pele mais oleosa. Com orientação e o tratamento correto, a acne pode ser suavizada e até curada. Então não hesite em buscar ajuda com um clínico geral ou dermatologista.

 

• Siga uma rotina de cuidados adaptada à pele oleosa ou com tendência à acne;
• Seu médico pode indicar cremes de tratamento como retinóides ou peróxido de benzoíla;
• Para casos severos de acne, pode ser recomendado o uso de antibióticos orais ou isotretinoína;
• Seguir o tratamento prescrito é fundamental para se obter resultados satisfatórios.

O QUE CAUSA A ACNE NA ADOLESCÊNCIA?

Você sabia que quase 80% dos adolescentes sofrem de acne? Isso é a grande maioria! Se as espinhas estão incomodando você, pode ter certeza que não está sozinho. Mas qual a causa da acne na adolescência? Bom, a puberdade e as alterações hormonais em nossos corpos são os grandes responsáveis.

Na puberdade, nossos órgãos sexuais (testículos nos meninos e ovários nas meninas) começam a produzir diferentes hormônios. Um grupo de hormônios é chamado andrógeno, e seu integrante mais famoso é a testosterona. Os andrógenos têm muitos efeitos no corpo: tanto nos meninos quanto nas meninas, eles estimulam o crescimento de pelos corporais e aumentam a massa muscular e óssea. Nos meninos, os níveis mais altos de andrógenos também causam uma “mudança” na voz e o surgimento de pelos faciais.

Quanto aos efeitos dos andrógenos na pele, eles se comunicam diretamente com a glândula sebácea, dizendo para aumentar a produção de óleo. Como resultado, durante a puberdade, o rosto - e muitas vezes as costas - ficam mais oleosos e os poros da pele acabam sendo obstruídos com uma mistura de sebo e células mortas da pele. Assim, diferentes tipos de espinhas podem surgir, desde cravos a pústulas ou cistos profundos e doloridos.

QUAIS TRATAMENTOS EXISTEM
PARA A ACNE NA ADOLESCÊNCIA?

Preocupado com as espinhas e está atrás de uma solução? Converse com seu dermatologista para descobrir as causas e os tratamentos mais eficazes para a sua acne. Eles podem receitar retinóides de aplicação tópica como adapaleno para reduzir a formação de cravos. Para agir em alguns micróbios responsáveis por espinhas inflamadas, os médicos indicam peróxido de benzoíla. Em casos mais graves, receitam antibióticos orais, como doxiciclina. Para formas de acne muito agressivas e resistentes, eles recomendam que seja feito um tratamento com isotretinoína (Accutane). Em todos os casos, os dermatologistas enfatizam a importância de acompanhamentos regulares, e a dedicação– ou seja, a consistência no tratamento– é o segredo para uma pele de sucesso.

Para mais informações sobre tratamentos controlados para a acne, Clique AQUI.


Existem tratamentos para acne na adolescência realizados na própria clínica?

Os dermatologistas realizam tratamentos para a acne de adolescentes na própria clínica. A acne pode ser o que chamamos de “retencional”, em que os poros das glândulas sebáceas da pele são obstruídos por uma grande quantidade de comedões (cravos) e microcistos. Por isso, a pele precisa passar por uma limpeza profunda dermatológica. Um procedimento de extração leve e indolor é realizado na superfície da pele para remover os cravos e microcistos. Isso potencializa a eficácia do tratamento.

AGORA É A HORA DE CRIAR
UMA BOA ROTINA DE CUIDADOS!

Uma boa rotina de cuidados com a pele é fundamental para a pele oleosa e com tendência à acne. E se você usa maquiagem, não se esqueça de removê-la completamente no fim do dia. Sabemos que é uma chatice, mas sua pele agradecerá por isso, tanto agora, como num futuro.

Escolha produtos desenvolvidos especificamente para acalmar a inflamação e cuidar da pele e considere consultar um dermatologista.

Lembre-se, não importa a severidade da sua acne, existem tratamentos e produtos eficazes para ela. O segredo é buscar a opinião de um profissional e se manter firme no tratamento indicado. Logo, logo você estará exalando confiança com uma pele mais limpa e uniforme

Clique AQUI para saber mais sobre tratamentos específicos para a pele adolescente.

Você
sabia?

True-or-false-visual-3

O AÇÚCAR PODE
PIORAR A ACNE.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Estudos recentes mostram que alimentos com alto índice glicêmico - que causam picos de açúcar no sangue - podem deixar a acne pior.  Embora a gente saiba que é mais fácil falar do que fazer, lembre-se: para manter a pele saudável, evite doces, bebidas açucaradas e guloseimas feitas de farinha branca; em vez disso, dê preferência a alimentos ricos em fibras, como grãos integrais e leguminosas.
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

ESPREMER ESPINHAS
NÃO FAZ BEM.

VERDADEIRO TRUE-ANSWER

Embora pareça uma solução rápida, espremer espinhas piora a condição da sua pele com tendência à acne, podendo danificar o folículo piloso infectado e aumentar a inflamação. Ainda por cima, suas unhas podem introduzir uma nova infecção à pele. Portanto, espremer espinhas é um hábito prejudicial que é melhor ser evitado!
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-1

O CHOCOLATE É O VILÃO
DA PELE COM TENDÊNCIA À ACNE.

FALSO TRUE-ANSWER

Não há provas concretas de que o chocolate tenha qualquer efeito sobre a acne, mesmo considerando que todo mundo é diferente; logo, a acne poderia surgir em algumas pessoas. Na verdade, o chocolate amargo é repleto de antioxidantes que fazem bem à pele!
SAIBA MAIS
True-or-false-visual-2

ALIMENTOS OLEOSOS
DEIXAM A PELE OLEOSA TAMBÉM.

FALSO TRUE-ANSWER

Um mito popular sobre a acne é que a gordura de determinados alimentos vai direto para os seus poros, mas não existe uma correlação direta entre esses elementos. No entanto, uma dieta rica em gorduras saturadas pode causar microinflamações em todos os seus órgãos, incluindo a pele.  Em outras palavras, você não vai ter espinhas se comer bacon com batatas fritas um dia, mas a moderação é o segredo para cuidar da nossa saúde como um todo.
SAIBA MAIS

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURANÇA

Padrões de segurança além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

Mulher com um produto no rosto | La Roche-Posay

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma reação alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
Produto La Roche-Posay

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colaboração com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
Imagem de duas mãos segurando o produto Effaclar | La Roche-Posay

PROTEÇÃO DA FÓRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerância e eficácia perfeitas ao longo do tempo.
Testado em peles muito sensíveis | La Roche-Posay

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSÍVEIS

Ver mais
A tolerância de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o câncer.